O ano está acabando e agora é a hora perfeita para as empresas começarem a se preparar e pensar em estratégias para vender mais e melhorar sua presença na internet no ano que vem.
Os últimos anos foram marcados como anos que precisamos nos reinventar por causa da pandemia, e os padrões de consumo foram mudados permanentemente.
Muita gente, que antes nunca tinha feito uma compra online, descobriu os benefícios desse tipo de compra e agora já adquire praticamente tudo através de lojas virtuais.
Mas não é só para os e-commerces que o padrão de consumo mudou. Agora, as pessoas integraram as buscas no Google como parte importante do seu funil de vendas.
Antes, as pessoas se preocupavam em ter presença na sua cidade, ou no seu bairro, agora, a presença nas redes sociais e também no Google também é importante.
Como ter presença no Google?
Se você já entendeu a importância dos mecanismos de busca para o seu estabelecimento, com certeza está procurando formas de melhorar o seu posicionamento no Google.
Isso é feito através do SEO. SEO (Search Engine Optimization) são técnicas utilizadas para fazer com que o Google entenda sobre o que é o seu site, o que você vende, quais localidades você utiliza e com isso entenda que você é um estabelecimento importante e te mostre como resultado de pesquisa quando as pessoas fizerem buscas.
Então, agora que você já sabe que o SEO é a solução para os seus problemas, vamos falar um pouco mais sobre como conseguir bons resultados no ranking.
Core Web Vitals
Já tem algum tempo que o Google sinalizou uma atualização importante de Core Web Vitals.
Essa atualização leva em consideração a velocidade e usabilidade do site.E ela já tem sido utilizada para definir quem é melhor.
O Google, nesse caso, leva em consideração a velocidade que seu site demora para carregar, o tempo que demora para que o usuário consiga interagir como seu site e também o quanto a utilização é fácil.
Essa atualização ocorreu principalmente pelo fato de que as pessoas estão utilizando muito o celular para usar a internet.
E com isso, é imprescindível que os sites estejam funcionando bem nos dispositivos móveis, e gerando uma boa experiência ao usuário.
E com isso, o Google deixa claro que para 2023, sua prioridade com certeza é o usuário.
Conteúdo Útil
Outra atualização recente do Google é referente ao conteúdo útil. Você já reparou que muitas vezes você faz uma busca no Google e parece que todos os resultados que você recebe são muito parecidos?
Eles não são uma cópia um do outro, mas é como se todos os sites dissessem a mesma coisa, com palavras diferentes.
O Google também percebeu isso e quer reduzir esse tipo de prática, e por isso está começando a valorizar cada vez mais conteúdos diferenciados, que realmente tragam algo de novo e não só mais do mesmo.
Isso é algo muito importante e que com certeza vai revolucionar o SEO em 2023.
É importante lembrar, que o conteúdo tem que ser útil para a sua localidade.
Por exemplo, aqui no Brasil nós falamos português, mas em Portugal, as pessoas também falam português. Mas os costumes, e as informações podem variar de um lugar para outro.
Portanto, se você está querendo aparecer nos resultados de busca aqui no Brasil, precisa de um consultor de SEO brasileiro. Ele vai ser capaz de te ajudar a melhorar seus rankings por aqui.
Já se você está buscando aparecer nos resultados de busca em Portugal, é importante procurar por um consultor SEO em Portugal. Ele vai entender todas as nuances que o conteúdo precisa ter para ser realmente relevante para o público alvo.
Frequências de atualização do site
O mundo anda cada vez mais rápido no quesito de informações. O que era verdade ontem, pode ser que já não seja mais verdade hoje.
E é por isso que manter seu site sempre atualizado é uma ação importante para o Google.
Você pode tanto atualizar descrições de produtos e páginas de serviços como manter um blog sempre atualizado.
O importante é que as atualizações sejam frequentes e de preferência constantes.
Se você só tem tempo para produzir 4 conteúdos por mês, sejam eles para páginas de produtos ou até mesmo para o blog, publique um por semana ao invés de publicá-los todos de uma vez.
Isso vai ajudar o Google a entender quando ele deve enviar o crawler para passar no seu site. O que significa indexações mais rápidas e consequentemente seus conteúdos aparecendo nos resultados de busca mais rapidamente.
SEO é uma área que está sempre em mudanças, então, independente do que você resolver fazer, é sempre bom contar com a ajuda de algum especialista para garantir que as técnicas que você está utilizando ainda são válidas e ainda fazem sentido.