Como gerenciar o seu delivery de comida usando 4 passos simples

Redação
8 min. leitura

Não é novidade que hoje em dia todo ramo de comida possui um sistema de delivery, afinal, estamos passando por um período onde as pessoas ainda que prefiram sentar em seus restaurantes favoritos para comer, ou não tem coragem ainda ou são impedidos pela lei de fazê-los. Então enquanto o novo normal não chega, o jeito é pedir e receber em sua casa.

O que na verdade se for feito de forma eficiente pode ser até muito confortável. Mas quem tem o costume de pedir, provavelmente já teve dor de cabeça em algum momento. Seja com pedidos que chegam errado, seja com pedido faltando item, ou até então pedido que nunca chegou.

Esse tipo de problema quase sempre resulta no restaurante perdendo clientes, e sim, clientes no plural, já que cliente que teve uma experiência ruim vai passar adiante a informação, seja para amigos e família no boca a boca, seja com uma avaliação ruim na internet.


Portanto hoje a administração correta da forma de fazer delivery é algo que define o sucesso ou não de um restaurante, e hoje vamos passar para você dicas de como gerenciar o seu delivery de comida usando 4 passos simples.

1 – Organização na cozinha

Muitas vezes os clientes não fazem ideia de quão caótica uma cozinha pode ser. Com pessoas passando a todo momento de lá para cá com pratos e coisas afiadas ou quentes, falando alto a todo momento, com pedidos chegando e pedidos saindo.

Tudo pode parecer um grande pesadelo para novatos que não estão acostumados com a correria de um restaurante, portanto, manter essa confusão minimamente sob controle é essencial para que os pedidos sejam preparados, embalados e enviados corretamente. Isso é importante ser dito, já que basicamente todos os erros que geralmente acontecem na entrega tem origem na cozinha.

É importante dizer também que organizar bem a cozinha evita conflitos entre os funcionários, uma vez que a pressão da cozinha pode torná-la um lugar hostil e competitivo, e é importante sempre lembrar a equipe que eles estão do mesmo lado com o mesmo objetivo. Cuide de seus funcionários e eles cuidaram do seu negócio.

2 – Tenha as melhores embalagens

A vida nos restaurantes já foi mais simples. Você mandava um prato, o cliente comia, o prato voltava, era lavado e estava pronto para ser usado de novo. Hoje em dia, o desapego é posto em prática, já que os recipientes que levam a comida não voltam nunca mais, precisando ser repostos.

E aí abre uma série de questões às quais é importante se refletir. É muito importante que o restaurante pesquise bem qual tipo de embalagem vai utilizar para seus produtos, por diversas razões.

Eficiência é uma delas. Você quer que seu alimento chegue são e salvo na mão do cliente, sem abrir no meio do caminho ou se rasgar por não comportar o calor ou tipo de alimento colocado nele. Alguns restaurantes apostam na beleza de suas embalagens, deixando de lado o quão confiáveis eles podem ser, esquecendo que no fim tudo se torna lixo. Estética é importante mas nunca pode ser colocada na frente de confiabilidade.

Mas claro, não significa que você deve gastar absurdos em embalagens, como dito antes, você terá que repor e muito elas, então é importante que o empresário pesquise bem e veja várias opções, para chegar na opção com mais custo-benefício. Um equilíbrio entre preço e durabilidade.

E por último mas não menos importante, o meio ambiente também precisa ser levado em consideração. Porque acredite, seus clientes vão levar, e não vai demorar para que eles passem a só comer nos lugares que compactuam com suas ideias. Hoje existem diversos tipos de opções de embalagens biodegradáveis que podem ser a escolha perfeita para o seu restaurante.

Nessa lista de como gerenciar o seu delivery de comida usando 4 passos simples, esse pode ser o passo que recebe menos atenção das pessoas, mas lembre-s: O planeta e a clientela vão agradecer.

3 – Atenda bem, atenda rápido

O mundo do delivery depende diretamente da velocidade com que tudo acontece. Do momento onde o pedido é feito até ser entregue, é um processo que tem sido acelerado cada vez mais, mas isso não pode ser feito sacrificando a qualidade do atendimento. Pessoas querem ser bem atendidas, sentir que estão recebendo atenção de forma profissional do restaurante.

A empresa pode fazer isso através de funcionários, ou mesmo através de aplicativos, contanto que o pedido seja corretamente anotado, e claro, sem perder tempo demais. E claro, não precisamos nem dizer que um pedido bem anotado, com riqueza de dados e de detalhes impede que alguns acidentes de percurso já citados aconteçam. Pedido bem anotado impede que algo a menos ou algo a mais vá para o cliente, endereço bem detalhado ajuda o entregador a chegar ao destino mais rápido.

Tudo fica mais agilizado. Essa é uma das dicas mais importantes dessa lista de como gerenciar o seu delivery de comida usando 4 passos simples, então atenção.

4 – Aplicativos de Delivery

Às vezes, um restaurante não tem o capital ou a experiência necessária para um bom atendimento de delivery, principalmente se esse nunca foi o ponto forte da empresa antes de se tornar praticamente uma obrigatoriedade os restaurantes entregarem. Por isso, muitas vezes a opção mais vantajosa é encontrar parceiros que cuidam dessa parte para você. Parceiros como o Rappi.


O Rappi é um aplicativo de delivery que ficou popular por entregar de tudo por toda américa latina. E nesse de tudo, comida é um dos seus itens entregues mais solicitados. E é muito simples, o restaurante cria um cadastro através do site deles, colocando dados como qual o segmento da empresa, com qual tipo de comida trabalham, criam o cardápio no app, e eles dão todo suporte necessário para que o restaurante precise apenas se preocupar com cozinhar.

Uma parceria dessas pode ser salvadora para empresas que estão passando por dificuldades na hora da entrega, tamanho a importância de se fazer delivery hoje em dia.

Agora que você já leu essa lista de como gerenciar seu delivery de comida usando 4 passos simples, é hora de pôr tudo em prática e transformar seu restaurante em uma máquina de enviar comidas.

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