O marketing de afiliados é uma das estratégias mais lucrativas e práticas utilizadas por empresas e anunciantes atualmente. Além de ser uma das soluções mais usadas nesta nova era de hiperconexão com as redes sociais que a sociedade vive.
Trata-se de uma junção entre vendedor e anunciante, em que o vendedor é responsável por disponibilizar os produtos em seus canais, sejam eles sites, blogs ou redes sociais e, em troca disso, recebe uma comissão.
O afiliado, neste caso, seria o responsável por promover os produtos e convencer os clientes para que a compra aconteça.
Algumas empresas que não têm dinheiro suficiente para administrar seus próprios programas de afiliados se juntam à rede. A rede de afiliados fornece um banco de dados de comerciantes, tornando mais fácil para os afiliados encontrarem inúmeras oportunidades.
A rede também fornece aos comerciantes acesso a vários afiliados que permitem usar ferramentas importantes, como processamento de pagamentos, reembolsos, relatórios e gerenciamento. Os consumidores são responsáveis pela rotação do sistema.
O afiliado promove o produto para o consumidor através dos canais que julgar adequado. Esses canais podem variar desde redes sociais, publicidade digital, blogs, etc. Este modelo é indicado para quem deseja ampliar o alcance de seus produtos e para quem pretende fazer vendas virtuais.
Quais os benefícios do Marketing de Afiliados?
A indústria de marketing de afiliados é muito promissora, além de ser rentável para empresas, clientes e parceiros, pois tem baixo custo, além de segurança, uma certa flexibilidade e também por aumentar consideravelmente as vendas.
É uma relação justa e reciprocamente benéfica. É possível escolher o segmento de nicho e fazer sem sair de casa. Além de ajudar as marcas a atrair novos clientes, essa estratégia permite que o público tenha acesso aos melhores produtos e serviços disponíveis.
O marketing de afiliados pode ser a principal fonte de renda de uma pessoa. Desde que haja muito esforço e dedicação. Blogueiros e criadores de conteúdo, em especial, têm muitas chances de ganhar dinheiro em casa com essa ferramenta.
Para você entender melhor, listamos os principais benefícios de trabalhar com marketing de afiliados, confira:
- O negócio é desenvolvido totalmente online;
- É uma boa oportunidade de fazer o que gosta;
- É uma excelente forma de divulgar produtos;
- Liberdade total no trabalho, escolhendo o tempo de realização dele;
- Escolher as recompensas de acordo com os empenhos que empreende;
- Comissões extremamente atrativas;
- Liberdade financeira.
Portanto, o destaque no mercado de afiliados vai depender do alcance de suas divulgações e vendas. É por este motivo que manter um site próprio é mais vantajoso.
Depois de entender os benefícios, provavelmente já quer começar a aplicar essa estratégia em sua empresa, certo? Confira então por onde começar:
- Defina o público-alvo;
- Saiba quais redes eles costumam acessar: blogs, etc;
- Identifique qual conteúdo poderá ser mais atrativo;
- Tenha bons contatos;
- Possua canal no Youtube e blog de bom impacto digital;
- Busque programas de afiliados com conteúdos de seu domínio.
Confira a seguir como funcionam os programas de marketing de afiliados:
Como funcionam os programas de marketing de afiliados?
Tratam-se de parcerias que pagam uma comissão pela venda de produtos e serviços em seu site ou mídia social. As redes de negociantes ou afiliados geralmente definem uma certa porcentagem para a taxa de comissão a ser recebida.
Todas as vendas feitas por meio de links de afiliados são rastreadas. Esses links identificam o endereço IP do usuário que acessa o site do vendedor a conselho do parceiro. Também é possível identificar as confirmações de compra e conversões.
Para aderir a um programa de afiliados é preciso procurar produtos ou serviços que possam ser do interesse do público-alvo. Algumas marcas oferecem seus próprios programas de afiliados.
Trata-se de um modelo de negócios baseado em desempenho. Os negociantes usam quatro métodos onde é possível avaliar o desempenho de seus afiliados:
Pagamento por venda
Quando os pagamentos são realizados tomando como base o número de vendas que o afiliado pode gerar para o vendedor.
Pagamento por clique
Quando a comissão de afiliado depende de quanto tráfego é possível direcionar para o site do vendedor por meio de link de afiliado.
Pagamento por lead
Uma comissão é paga para cada lead que o afiliado puder converter para executar uma ação desejada no site do vendedor, seja se inscrever em um boletim informativo ou qualquer outra ação.
CPM (custo por 1.000 impressões)
Ao usar essa métrica é possível calcular o custo de mil impressões de anúncios. Cada anúncio exibido é medido como uma impressão.
Os valores são utilizados por plataformas de publicidade, que atualmente são uma métrica importante para analisar o desempenho das campanhas de marketing online.
Inúmeras áreas poderão se beneficiar dessa estratégia
Uma empresa de engenharia ambiental que trabalha com avaliação de ruído, por exemplo, pode fazer parceria com uma marca de produtos de equipamentos que medem esses sons (dosímetro), apresentando dispositivos desta marca através de publicidade.
Ela pode ganhar comissões em cima das vendas. Nesse caso, o afiliado conseguirá convencer um potencial cliente a usar sua marca.
Quando a ideia é apresentar uma nova marca ou produto, muitas empresas fazem parceria com blogueiros e influenciadores para criar confiança com seu público e ter mais alcance.
Empresas responsáveis por construir edifícios poderão se filiar a empresas que oferecem serviços especializados em levantamento planialtimétrico. Essas empresas poderão divulgar esses serviços em seus blogs e sites.
Promover a marca de uma empresa que trabalha com tijolos, por exemplo, por meio de avaliações em sites relacionadas à decoração de ambientes, pode ajudar a persuadir os clientes a comprarem seu produto e criar confiança em sua marca.
Os famosos “tijolos aparentes”, também chamados de tijolo a vista, que deixam um ar “retrô” ao ambiente são muito usados em bares e estabelecimentos comerciais e podem ser facilmente vendidos em sites de decoração. A comissão do afiliado estaria relacionada ao número de cliques no site.
Outro exemplo interessante seria de uma empresa que trabalha com obras e necessita de retirada de entulhos. Ela pode contratar empresas especializadas em remoção desses entulhos por meio de uma caçamba.
Na própria caçamba é possível fazer uma estratégia de marketing visual que direciona as pessoas para as redes sociais da empresa em questão. A cada aluguel de caçamba por meio dessa divulgação estaria associado um valor de comissão.
Ambientes em que circulam muitas pessoas com deficiência visual, como aeroportos, por exemplo, poderão contratar empresas especialistas em aplicação de piso tátil. Esses pisos de borracha antiderrapante facilitam a mobilidade.
A empresa poderá selecionar fabricantes que empregam esse material de extrema qualidade e promovê-los em seu site. A comissão do afiliado estaria relacionada ao número de vendas que ele pode gerar para o vendedor.
Sites de Shoppings, redes de hotéis e centros comerciais poderão fazer parcerias com as fábricas que produzem barra de segurança para banheiro, por exemplo, e divulgar a marca desse produto.
Por meio de divulgação nas redes sociais ou através de influenciadores digitais é possível atrair novos usuários que revelem interesse nesse tipo de produto. A comissão estaria baseada no número de clientes novos que o afiliado conseguiria.
Empresas de engenharia que necessitam de serviços de levantamento topográfico também podem criar estratégias de marketing em conjunto. Se já existe um público bem estabelecido no site da empresa, por exemplo, é possível usar esse site para promover esses serviços.
Outro exemplo seria sites e blogs relacionados ao Corpo de Bombeiros que poderiam fazer parcerias com empresas que trabalham com produtos para a prevenção e combate a incêndios.
Caso alguém necessite de algum produto específico como suporte para extintor, poderá encontrá-lo nos blogs ou redes sociais do corpo de bombeiros. Quanto mais pessoas clicarem no link de afiliado e forem redirecionados à página oficial da marca, maiores os rendimentos.
Dicas importantes para quem deseja atuar com marketing de afiliados
Confira algumas dicas importantes para quem deseja atuar como o marketing de afiliados:
- Observar afiliados com grande poder de persuasão e influência;
- Aprofundar-se em estudos específicos;
- Conhecer as redes sociais que as pessoas usam;
- Saber quais produtos têm potencial de vendas;
- Pesquisar o melhor mercado de afiliados;
- Conhecer as plataformas parceiras.
Agora que você já sabe algumas dicas, confira como buscar um programa de afiliados:
- Pesquisar o que a empresa oferece aos seus afiliados;
- Saber se essa empresa ou marca atende às suas expectativas;
- Considerar a capacidade em entregar a demanda do programa;
- Qual suporte o programa oferece na distribuição de produtos/serviços.
Quanto mais a empresa ou a marca estiverem envolvidas, mais chances de dar certo o marketing de afiliados. Além de ser uma estratégia que faz com que os negócios digitais aumentem o número de vendas e abarquem novos públicos.
Mas antes de uma empresa ou indivíduo investir nesse tipo de programa e tomar uma decisão sábia, é necessário estudar quais são as opções disponíveis e saber que modelo melhor irá se adequar às necessidades.
Certamente um bom programa contribuirá no sentido de alavancar negócios empresariais, além de ser uma boa alternativa para quem quer ganhar uma renda extra no mundo virtual.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.