Como evitar fraudes em compras online?

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Por conta da pandemia de covid-19, o brasileiro introduziu em definitivo a compra de produtos online na sua rotina. Isso é estratégico para as empresas, que apostaram nas vendas pela internet, principalmente em períodos de datas comemorativas. Entretanto, isso pode trazer riscos para o consumidor que não tiver cautela, pois, segundo pesquisa realizada pela Unico, metade dos consumidores já foram vítimas de fraudes no e-commerce.

De acordo com Eduardo Esparza, diretor-geral da Espanha e do Brasil da Tenerity, empresa especialista em fidelidade lucrativa e detentora da plataforma de cashback Compra & Volta, os programas de fidelidade são uma das grandes apostas das empresas para atraírem consumidores. Por isso, para que não caiam em golpes e fraudes, alerta: “Primeiro o consumidor deve se atentar ao link, que deve ter na URL a sigla ‘https://’. A letra ‘S’ significa que se trata de um site seguro. Outra dica é ler os termos e condições que as empresas fornecem antes de se cadastrar para evitar surpresas desagradáveis. E, por fim, ter cuidado para não gastar mais do que deveria, apenas pensando no cashback”.

Além disso, Esparza recomenda que o consumidor coloque os benefícios do cashback na ponta do lápis para ver se é, de fato, o melhor negócio no momento, já que alguns benefícios oferecidos pelas lojas como “Frete Grátis” ou uma grande porcentagem de descontos/cashback podem atrair o consumidor para algo irreal. Por isso, quem deseja receber parte do dinheiro gasto de volta e a curto prazo, saiba procurar programas de fidelidade que disponham de tal benefício.

Curto ou médio prazo: qual retorno é melhor?

Esparza lembra, ainda, que o consumidor precisa ter clareza sobre qual é o objetivo ao ter benefícios em suas compras. “Se preferir retorno a longo prazo, é preferível optar por programas de pontos ou cupons. Mas caso queira ter seu dinheiro de volta de maneira rápida, a melhor opção é procurar por programas que ofereçam cashback”, conclui. Ter em mente o que é melhor para o comprador fará com que evite cair em fraudes e golpes também.

Sobre Tenerity

A Tenerity é líder mundial na criação e gerenciamento de soluções de fidelidade econômicas por meio de tecnologia proprietária, conteúdo inteligente e plataformas modulares. Desenvolve soluções de fidelidade para marcas em todo o mundo que se conectam com os usuários e ajudam a aumentar o tempo de vida de seus consumidores. Com sede em Stamford, Connecticut, EUA, a Tenerity oferece seus serviços a milhões de consumidores, por meio de mais de 2.000 clientes e 1.300 funcionários, em 18 países.

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