Como encontrar as palavras-chave certas para meu negócio?

11 min. leitura
Como encontrar as palavras chave certas para meu negócio?

Saber como encontrar as melhores palavras-chave para o seu negócio é um processo mais difícil do que parece. Afinal de contas, trata-se de um conjunto de termos que podem fazer toda a diferença no sucesso da sua marca dentro do mundo digital. 

Com o surgimento do SEO, um conjunto de estratégias que visam melhorar o posicionamento de sites dentro dos buscadores. Com isso, aumentando a visibilidade e resultados deles, as palavras-chave tornaram-se parte essencial dessa ideia. 

Isso porque, sabemos bem que produzir conteúdos de qualidade é algo que faz toda a diferença para uma marca, ainda mais quando é produzido para um site próprio ou até mesmo através das redes sociais. 

Entretanto, o uso e estudo das palavras-chave passou a ser essencial para que os resultados fossem ainda melhores, mas a dúvida é saber se estavam usando os termos corretos que sempre passavam pela mente dos profissionais dessa área. 

Seja uma empresa de concreto bombeado ou até mesmo uma que trabalha com prestação de serviços de beleza, as palavras-chave precisam ser muito bem estudadas antes que, de fato, sejam usadas pelas marcas.

Tendo isso em vista, hoje iremos entender mais sobre as palavras-chave e como pode saber se as que estão utilizando estão gerando bons resultados para o seu negócio e se podem ajudar a posicionar o seu site. 

Entenda o que são palavras-chave 

Antes de qualquer coisa, é importante que você entenda o que são palavras-chave e como elas podem ser úteis para o seu negócio, pois mesmo se tratando de um tema famoso, ainda existem muitas pessoas que não conhecem sobre o assunto. 

As palavras-chave nada mais são do que termos que precisam ser estudados e que precisam responder a uma série de requisitos para serem consideradas e que realmente devem ser usadas em seu negócio. 

Pense que uma pessoa que deseja comprar uma janela de alumínio e vidro pela internet, ela irá buscar pelo produto utilizando exatamente todo esse termo, que dependendo das variáveis que conheceremos a seguir, pode ser considerada uma palavra-chave.

Por mais que o título fala de uma palavra, isso não quer dizer que ela precise ser unicamente uma. Porém, um conjunto de palavras que formam um termo, seja ele mais específico ou abrangente, o que também conheceremos mais a fundo daqui a pouco. 

Essas palavras-chave nada mais são do que termos que os próprios usuários utilizam quando vão pesquisar algo na internet. Porém, isso vai depender de algumas características que fazem diferença nesse processo de identificação das que são utilizadas.  

Tais termos podem ser usados futuramente para auxiliar as empresas a atrair esse público que pesquisa essas palavras para os seus sites, aumentando sua visibilidade e chances de vendas. 

A importância das palavras-chave no universo digital 

Tendo isso em vista, é fundamental o uso das palavras-chave dentro do universo digital, seja em uma empresa que vende câmeras de monitoramento pelo celular ou uma que vende eletrônicos.

Não é novidade para ninguém que o universo digital dominou o mundo. Então, qualquer coisa que alguém precise, basta pesquisar que diversos resultados irão surgir na palma de sua mão em poucos segundos. 

Entretanto, essas pessoas precisam digitar e buscar os melhores termos para que os algoritmos dos buscadores entendam o que ela deseja, e é justamente nesse processo minucioso e veloz que as palavras-chave são extremamente importantes. 

Muitas vezes, é durante uma simples busca por uma roupa para criança que uma pessoa possa conhecer a sua marca de produtos naturais para cuidados com bebê. Para isso, é preciso saber quais palavras-chave são usadas para essa procura. 

Quanto mais você entende e conhece sobre as palavras-chave, mais chances você possui de usá-las da maneira correta para atrair mais pessoas para o site da sua marca de cerâmica antiderrapante ou seja qual for o segmento do seu negócio.

Aqui, o importante é entender que as palavras-chave formam as pesquisas na internet e é através dela que as pessoas encontram o que desejam e que muitas marcas conseguem vender milhões. 

Saiba o que analisar para encontrar boas palavras-chave 

Agora que você já conhece bem sobre o que se trata as palavras-chave e a importância delas no universo digital, chegou o momento de entender o que prometemos no título deste conteúdo e saber se está usando os termos corretos ou não.

Para saber isso, é necessário que avalie alguns pontos dos termos que usa ou pretende usar. Isso é simples de ser feito, através de plataformas como o Google Keywords, e logo a seguir irá conferir quais pontos são esses que devem ser analisados. Veja: 

Volume de busca 

O primeiro diz respeito ao volume de busca, ou seja, ele refere-se ao total de pessoas que estão procurando por uma empresa de portaria, por exemplo, ou por algo que esteja relacionado ao seu produto/serviço.

Esse é um dos pontos mais importantes, pois quanto maior o volume de busca, significa que mais pessoas estão buscando por aquilo e, se o termo estiver alinhado com o segmento do seu negócio, vale a pena utilizá-lo. 

Maior região de procura 

Além disso, atentar a região de maior busca daquele termo também é um ponto crucial, pois mesmo que uma palavra tenha um grande volume de busca, se ela estiver vindo com maior concentração em uma região distante do seu negócio, talvez essa não seja a melhor.

Isso porque, se o seu negócio foi físico, as pessoas precisam estar perto de você, e se ele for online, quanto mais longe os clientes estiverem, mais caro pode ser um frete de entrega, por exemplo. Sendo assim, atente-se à região na qual existe o maior volume de busca. 

Grau de posicionamento 

Por último, mas longe de ser menos importante, é preciso avaliar o grau de posicionamento daquele termo, algo que a própria plataforma de análise poderá te ajudar a analisar, seja em uma palavra curta, como piso vinílico ou uma longa, como viagem para São Paulo barata.

Em plataformas, como o Google Keywords, é possível ver se o termo em questão é fácil, médio ou difícil de ser posicionado nos buscadores. Dependendo da resposta, você também saberá se aquela palavra irá te ajudar ou te atrapalhar. 

Esses são os principais pontos de análise que é preciso ter sob controle para saber se as palavras-chave que deseja usar ou as que já estão em uso, são realmente as melhores para o seu tipo de negócio ou podem ser mudadas. 

Tipos de palavras-chave 

Para te ajudar a entender ainda mais sobre o universo das palavras-chave, vamos explicar a fundo sobre os dois tipos que existem, pois assim, a sua procura por termos será ainda mais assertiva e produtiva. Confira: 

Cauda curta 

O primeiro é a palavra-chave de cauda curta, que se caracteriza por um termo que é menor e mais abrangente, podendo entregar diferentes tipos de resultados com base naquilo que a pessoa pesquisou. Confira abaixo alguns exemplos: 

  • Camiseta de time;
  • Produto de limpeza;
  • olhal de ancoragem;
  • Boneco para criança;
  • Tapete para casa. 

Percebe-se que se tratam de termos mais genéricos, que não especificam o que desejam, mas isso está longe de ser algo ruim, pelo contrário. Essas são palavras até mais fáceis de serem posicionadas, pois a maioria dos usuários costumam pesquisar por caudas curtas. 

Cauda longa 

O segundo tipo é a cauda longa, que já é um tipo de termo que possui uma especificação maior sobre o que o usuário deseja e, por isso, também entrega um resultado bem segmentado. Confira abaixo alguns exemplos desse tipo de termo: 

  • Camiseta do time que venceu a última Copa;
  • Produtos para limpar manchas no sofá;
  • Aplicação de bona preço m2;
  • Boneco de herói para criança de 5 anos;
  • Tapete cor de rosa para a sala. 

Percebemos que tratam-se de palavras-chave que buscam algo mais direcionado, e por mais que esses termos sejam difíceis de se posicionarem, quando um usuário busca por eles, as chances de conhecerem o seu negócio são ainda maiores. 

O recomendado é que usem ambos os tipos de palavras-chave em suas estratégias, pois cada uma possui os seus benefícios e, quando trabalhadas em conjunto, podem te ajudar a chegar ainda mais longe. 

O processo de análise dessas palavras-chave é o mesmo e todos os pontos de atenção que mencionamos anteriormente também valem para ambas, pois cada uma pode lhe entregar resultados diferentes, mas promissores. 

Considerações finais 

Dessa forma, será possível analisar suas palavras-chave com maior precisão e saber quais são as melhores para o seu negócio e quais podem ser mudadas de forma natural e eficaz, tudo para que você obtenha os melhores resultados possíveis. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso