Como definir preços e lidar com a precificação

11 min. leitura
Como definir preços e lidar com a precificação

Muitos são os motivos pelos quais uma empresa pode acabar conquistando a preferência do público, com tal decisão podendo ser feita até mesmo durante uma compra no supermercado, enquanto o consumidor confere os preços dos produtos disponíveis.

Inclusive trabalhar com uma estratégia de precificação é algo que pode fazer com que uma empresa consiga melhor se destacar dentro do seu segmento, conquistando dessa forma o interesse de uma audiência, aumentando assim a performance de uma companhia.

Óbvio que existem outras táticas a serem adotadas por uma marca, até mesmo para superar essa questão do preço, tal como uma oferta de qualidade que faça com que o público dê preferência a um fornecedor, ignorando até mesmo os preços praticados.

A situação narrada acima pode ser vista quando uma companhia está à procura por um desembaraço aduaneiro, onde a qualidade do ofício é um dos pontos que mais importa, de modo a garantir com que nenhum problema venha a acontecer no futuro.

Por outro lado, essa situação costuma mudar em períodos específicos, onde um cenário de crise pode fazer com que o público fique um pouco menos crítico durante sua análise de mercado, dando preferência, por exemplo, a produtos que estejam por um preço menor.

Tal exemplo costuma ser real para os mais diversos tipos de produtos e serviços, cabendo então a quem trabalha na gestão de um negócio saber como comandar sua empresa da melhor forma possível, mantendo a preferência do público sem afetar suas atividades.

Estamos falando de algo que é válido para os mais diferentes tipos de companhia, indo desde um quem procura por um analisador de gases ou por uma marca de molho de tomate, com a questão do preço sendo um ponto importante dentro de sua decisão.

De fato, o ponto da precificação acaba sendo maior quando pensamos em produtos supérfluos, ou seja, aquelas compras menores, tal como tudo a ser levado do supermercado, diferente de itens que envolvem maiores investimentos, como um carro.

E quando a renda do seu público não se encontra em seu momento o valor dos produtos acaba se tornando ainda mais importante, servindo como algo essencial durante a decisão de compra do público, fazendo com que a audiência dê preferência a uma marca especial.

Diante da importância que isso pode acabar exercendo na mente do consumidor, é muito relevante para as empresas reconhecerem isso, de forma a adotar a melhor estratégia nesse sentido, conquistando a preferência do público e mantendo seus lucros em alta.

O valor por trás de um preço

Por trás de uma etiqueta de preço existe um grande conjunto de informações que podem ser essenciais para a definição da precificação adotada a um produto, sendo importante dar destaque a alguns pontos em específico, entre eles:

  • Margem de lucro;
  • Número esperado de vendas;
  • Alcance almejado de público;
  • Custos de produção;
  • Padrão de concorrência.

Cada um desses sendo pontos que podem acabar interferindo nos valores a serem cobrados por um serviço de solda automática, sendo importante apresentar um preço que seja atrativo ao público, ao mesmo tempo que não prejudique as intenções de uma marca.

Ou seja, por mais que seja importante oferecer preços acessíveis, de acordo com a realidade do seu público-alvo, às vezes a oferta de um valor muito baixo pode não ser o suficiente para arcar com todos os custos de produção de uma companhia.

Por isso que o movimento de precificação deve ser visto com tamanho atenção por parte de uma empresa, principalmente quando pensamos em ações específicas, como uma promoção, sendo importante destacar isso para não afastar o público no término da ação.

Diferença entre preço e valor

Outro ponto importante em cima disso está na forma em como um serviço de desengraxe alcalino deve reconhecer como o valor do seu serviço pode estar acima do preço praticado, existindo a chance do público preferir pagar mais caro por algo por causa de sua qualidade.

Nesse sentido podemos nos referir ao preço como uma questão mais monetária mesmo, envolvendo a quantidade de dinheiro que será negociada dentro de algum tipo de transação, enquanto o valor já está mais conectado à experiência oferecida por algo.

O segredo para que uma companhia tenha sucesso em suas ofertas está justamente na forma em como esses dois conceitos devem trabalhar de forma conjunta, garantindo com que o público tenha preferência por uma empresa, tendo sido atraído primeiro pelo preço.

É justamente por isso que é comum as companhias que acabam de chegar ao mercado, como um novo modelo de fragmentadora de papel, contar com um preço um pouco mais atrativo que a média do mercado, de forma a conquistar interesse de um novo público.

Todos esses são pontos que precisam ser vistos com atenção por parte de uma empresa, de forma a garantir com que o seu movimento de precificação seja o melhor possível, para assim conquistar a melhor performance que possa estar associada aos preços praticados.

Como melhor definir os seus preços

Para que o preço ideal seja definido por parte de uma empresa, para a satisfação tanto da companhia como do seu público, é importante estar atento a algumas informações de forma específica, entre elas:

Acréscimo dos impostos

Para qualquer produto no mercado existe um acréscimo em relação aos impostos cobrados em cima de uma categoria. É importante conhecer de perto qual será o percentual adicionado ao seu preço, pois para o público não existe uma diferença clara entre isso.

Ou seja, caso os impostos do seu produto sejam muito altos pode ser interessante tentar lidar com um valor um pouco mais acessível, de forma a criar um preço final que seja acessível ao público, evitando com que as vendas de uma companhia sejam afetadas.

Custos de produção

Outro ponto que interfere no valor de um serviço, são todos os gastos necessários para apresentar essa qualidade ao público. Em relação às atividades de uma fábrica é possível citar desde os gastos com energia até a contratação de manutenção de compressores.

Tudo isso precisa entrar na lista de custos de uma empresa, sendo importante definir um valor de venda que possa cobrir tais gastos, sem deixar essa companhia em uma situação de perda dentro do seu mercado, afetando assim a permanência dela no mercado.

Margem de lucro

Um negócio está longe de ter sucesso se o seu lucro existe apenas para lidar com os seus custos. Nesse sentido é importante então definir uma margem de lucro que se espera alcançar com as suas atividades, justificando até mesmo a continuidade de um projeto.

É importante ter um certo cuidado em relação a essa margem, pois colocá-la em uma faixa muito alta pode aumentar demais o preço dos seus produtos, fazendo com o que o público dê preferência a outras marcas, fazendo com que sua renda caia ou invés de subir.

Valor médio de mercado

O preço cobrado pelos seus concorrentes é algo que deve ser levado em conta durante o momento de precificação dos seus produtos e serviços. É importante seguir uma certa unidade para que a contratação de uma caldeira a lenha responda à média do mercado.

É importante conhecer o valor do mercado para tentar algo mais flexível, no entanto, apresentar um preço que fuja muito da média praticada pode acabar prejudicando o seu segmento em geral, além de acostumar o público a um valor impraticável a longo prazo.

Cliente em primeiro lugar

Se a definição do preço é feita para se chegar até um cliente em potencial, é essencial que essa precificação leve em conta esse público, a começar pelo seu poder de compra, já que fugir muito disso pode acabar prejudicando o negócio, em relação à sua audiência.

Modelos flexíveis de preço

Por fim, quando falamos sobre a definição de um preço é importante saber que esse valor pode seguir modelos diferentes quando falamos sobre um produto ou serviço. Enquanto os produtos costumam lidar com algo mais fechado, os serviços são mais flexíveis.

Durante a precificação de um serviço é possível seguir um modelo por:

  • Hora de trabalho;
  • Nível do serviço;
  • Número de público a ser atendido.

Pontos esses que devem ser esclarecidos durante o fechamento de um contrato, evitando qualquer tipo de surpresa negativa ao público.

De modo geral, quando você estiver em dúvidas sobre o valor ideal de preço a ser cobrado é importante levar em conta a reação do seu público em cima disso, tal como um sistema IHM olha para o nível de interação entre um usuário e uma máquina.

O mais importante é garantir com que esse preço seja positivo não só para as empresas, mas também para o público que se busca atingir.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso