Como criar um site gratuito e profissional passo a passo?

12 min. leitura
Como criar um site gratuito e profissional passo a passo?

Contar com a ajuda de um site bem desenvolvido pode trazer ótimos resultados para um negócio, tanto para quem lida com uma plataforma de vendas ou qualquer outro objetivo em relação à manutenção desse tipo de sistema digital, como um portal de conteúdo.

Mas para que tal performance seja conquistada, é necessário então trabalhar para criar a melhor plataforma digital possível para o seu negócio, contando também com uma boa divulgação que permita esse site um maior destaque dentro da competitividade virtual.

Isso, no entanto, não é algo tão fácil de se conquistar, afinal, são diversos os pontos que precisam ser considerados para garantir com que uma plataforma digital não só conte com um número frequente de usuários, mas também que eles tenham uma boa experiência.

E esse tipo de conceito é válido para os mais diversos tipos de empreendimentos, indo desde uma empresa de saúde e segurança do trabalho até um pequeno produtor de salgados para festa, que pode se beneficiar ao ter um canal próprio de divulgação.

Apesar de existir um claro valor comercial, esse não é o único motivo para contar com um site próprio, já que um artista ou produtor de conteúdo também pode ter um maior controle sobre suas produções ao ter o controle de uma plataforma própria de divulgação.

Baseado nisso, é possível destacar o valor de contar com diferentes formas de conteúdo, indo desde matérias jornalísticas até mesmo a listagem de receitas culinárias, tudo isso de acordo com as características específicas do seu projeto a ser mantido no meio digital.

Mas além dessa questão de divulgação, existe também a possibilidade de trabalhar diretamente com o seu projeto, como uma empresa de cftv que pode fornecer aos seus clientes a possibilidade de monitorar a distância sua casa, via o login a ser feito no site.

Com tantos objetivos acaba se tornando clara a importância em manter um site próprio, isso mesmo em uma época onde quem mais recebe destaque na internet são as redes sociais, através de suas diferentes ferramentas e segmentos de conteúdo.

Apesar de tudo isso, ter um site particular continua sendo algo de grande valor no mercado, seja para negócios pequenos, médios, grandes e de propósitos comerciais ou não. E para ter acesso a todas essas possibilidades é importante então reconhecer sua utilidade.

Ainda é válido manter um site hoje em dia?

A introdução desse texto já deixa bem clara a intenção desse conteúdo em convencer você sobre a importância de ter um site só seu. Mas para reconhecer esse valor é preciso olhar com atenção para alguns pontos particulares que justifiquem essa importância.

Para entender isso, é válido então voltar alguns anos no tempo, para os anos de expansão da internet, onde ter um site era a única forma de se conectar com o público. Isso antes da possibilidade de ver diferentes conteúdos reunidos em apenas um só lugar.

Não necessariamente estamos falando das redes sociais, mas também das plataformas de busca, já que o Google só chegou ao mercado no final dos anos 1990, com sua popularidade sendo alcançada somente alguns anos depois.

Antes de chegarmos a esse estado de maior conexão da internet, era preciso então contar com um endereço próprio que permitisse a divulgação de qualquer que fosse o tema de interesse desse proprietário, como um projeto comercial ou de qualquer outro objetivo.

Para o meio comercial, a importância em contar com um contato digital veio se tornando cada vez mais importante, já que ao procurar pelos serviços de uma empresa de saúde e segurança do trabalho, o primeiro lugar a se buscar por isso é através da internet.

Esse tipo de relação veio se tornando cada vez mais forte, a ponto de hoje termos negócios que podem atuar completamente no meio digital, realizando até mesmo as suas vendas dentro de uma plataforma digital, sem a necessidade de contar com um serviço físico.

A situação do meio virtual é bastante diferente hoje, existindo um alto número de opções para o usuário, junto também da popularidade das redes sociais como plataformas onde cada indivíduo pode divulgar seus conteúdos de acordo com o formato de cada rede.

Mesmo com tudo isso, ter um site só seu ainda contar com um valor único, já que somente em uma plataforma sua que é possível ter controle sobre tudo o que é publicado, indo desde o conteúdo até o formato a ser adotado e o que não falta são opções de sites, como:

  • Sites institucionais;
  • E-commerce (os sites de venda);
  • Blogs;
  • Single pages (sites de uma página só);
  • Portais.

E para cada projeto pode existir um modelo específico de site a ser adotado, tanto a longo prazo como de forma momentânea, como uma empresa de poda de árvores que pode criar uma plataforma voltada a uma campanha limitada, ligada ao dia do meio ambiente.

Ao mesmo tempo, não é como se um negócio tivesse que escolher por um site apenas, já que pode existir o valor em ter um site de vendas, para comercializar seus produtos, e ao mesmo tempo contar com um blog que permita trabalhar melhor a sua marca.

Apesar de toda essa importância, é comum que um usuário acabe sendo mais atraído pelas redes sociais por causa da gratuidade que elas oferecem. Por outro lado, é possível contar com o auxílio de um site próprio de forma gratuita, sem abrir mão do profissionalismo.

Para então contar com isso, seja para quem acaba de abrir um negócio, como uma loja de carpete, ou apenas busca uma maneira de reunir seus conteúdos produzidos, só é preciso seguir alguns passos que podem levar à criação de um site gratuito e de qualidade.

Com o que devo me preocupar ao abrir um site?

Após reconhecer a importância em contar com uma plataforma de conteúdo só sua, o próximo passo é colocar seu projeto em prática e assim garantir com que o seu negócio ou canal de conteúdo possa ter uma grande visibilidade no meio digital.

E para garantir o sucesso em relação a isso, mesmo que de forma gratuita, só é preciso olhar com atenção para tópicos específicos.

Domínio do site

O domínio de um site se refere ao nome que vemos na aba do seu navegador ao clicar em qualquer tipo de plataforma, ou seja, trata-se do endereço que é usado para encontrar um conteúdo na internet.

Contar com um domínio de qualidade pode fazer com que uma empresa de engenharia ambiental ou qualquer outro negócio conquiste uma maior visibilidade nas redes, sendo importante então a escolha de um nome que tenha uma ligação direta com seu negócio.

O primeiro passo para isso é garantir com que esse domínio esteja disponível. Algo fácil de ser feito, já que existem sites que oferecem essa fácil verificação. Por outro lado, basta digitar seu endereço desejado no navegador para ver se já existe um resultado.

Hospedagem do site

Com o seu domínio escolhido, é preciso saber onde o seu site será hospedado. A praticidade do dia de hoje é que existem muitos servidores disponíveis de forma gratuita, com tal serviço trabalhando junto da escolha de um domínio específico.

Entre essas plataformas é possível destacar opções como o Wix e o WordPress, que além das versões pagas contam também um serviço de hospedagem gratuito, mesmo com algumas limitações, como a necessidade de incluir o nome do serviço em seu domínio.

Design e estrutura

Mesmo com algumas limitações, esses serviços gratuitos permitem a criação de um site bastante profissional, tudo a depender da forma em que a sua plataforma é estruturada, de acordo com a escolha de design e da disposição dos ícones de navegação.

De certa forma, é como se o design de um site apresentasse o mesmo tipo de estrutura que uma haste para plantas, permitindo uma sustentação desse item em questão. Atualmente é possível criar um design do zero ou contar com templates gratuitos disponíveis na rede.

E-mail profissional

Com esses primeiros passos já é possível ter um site de qualidade disponível na internet, sendo importante partir para elementos externos, como a criação de um e-mail profissional, tendo como base o próprio nome de domínio registrado para uma empresa.

A partir disso torna-se mais fácil para empresas de tratamento de efluentes conquistarem um maior reconhecimento na internet, além de ajudar seus administradores a controlar seus negócios, sem precisar misturar contatos pessoais com os profissionais.

Detalhes técnicos do seu site

Contar com a ajuda de um sistema gratuito não significa que o seu site deve ser montado de qualquer jeito, pelo contrário, com a ajuda desses programas grátis é possível analisar uma série de pontos importantes para a sua plataforma com sua navegação.

Alguns aplicativos gratuitos permitem medir a velocidade de carregamento do seu site, facilitando assim fazer edições necessárias para garantir que sua plataforma funcione da melhor forma possível para seus usuários.

No geral, uma série de etapas que podem garantir com que, ao pesquisar por serviço de zeladoria, um indivíduo encontre uma opção de destaque para clicar em um sistema de busca, mesmo que esse site tenha sido montado de forma completamente gratuita.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso