Como bares e restaurantes podem gastar menos com energia no fim de ano

Além do desconto de até 40%, uso de medidores inteligentes permite criar soluções personalizadas para empresas do setor

4 min. leitura

Com a chegada do fim de ano, bares e restaurantes se preparam para atender ao aumento da demanda durante as festas e confraternizações. Porém, os custos com energia elétrica — essenciais para a operação em alta temporada — podem impactar diretamente a lucratividade do setor. Nesse cenário, a entrada no mercado livre de energia surge como uma alternativa estratégica para reduzir despesas e garantir previsibilidade no orçamento.

mercado livre de energia permite que consumidores escolham de quem vão comprar sua energia, deixando de depender exclusivamente das concessionárias locais. Para bares e restaurantes, que apresentam alta demanda energética — seja pela iluminação, refrigeração, equipamentos de cozinha ou climatização —, essa flexibilidade possibilita uma gestão mais eficaz de custos, com reduções que podem chegar a até 40%.

Em um segmento onde os custos fixos são cruciais para a rentabilidade do negócio, a economia com energia elétrica pode impactar diretamente na margem de lucro. Ao migrar para o mercado livre de energia, os empresários conseguem planejar seu orçamento de forma mais assertiva, eliminando a imprevisibilidade das tarifas reguladas e dos reajustes sazonais.

Além disso, a modalidade permite um acompanhamento em tempo real do consumo de energia, o que facilita a busca por mais eficiência energética. O mercado livre também proporciona uma relação mais próxima entre o cliente e o fornecedor de energia, no caso, a comercializadora varejista.

TYR Energia, comercializadora varejista líder no Rio de Janeiro, tem se destacado por oferecer soluções personalizadas para cada cliente. No setor de bares e restaurantes, por exemplo, TYR tem entre seus clientes a rede La Mole. que fez a migração de três unidades e um galpão ao mercado livre e tem a expectativa de economizar R$ 2 milhões na conta de energia até 2027.

Além da economia, a migração para o mercado livre de energia permitiu um melhor controle do consumo. Além da energia 100% renovável suprindo suas unidades, a rede ainda passou a gerenciar seus custos com o uso dos medidores inteligentes, garantindo uma gestão ativa dos gastos de energia também para os 23 fornecedores que ocupam o galpão do grupo, no Rio de Janeiro.

“O setor de restaurantes tem muito a ganhar com a migração para o mercado livre de energia. É um dos setores nos quais a gente mais gosta de atuar, porque permite que a gente pense fora da caixa e crie soluções personalizadas para cada cliente, como fizemos com o La Mole, com a agregação de carga no galpão da empresa” explica Eduardo Miranda, CEO da TYR Energia.

Sobre a TYR

Fundada em 2018, a TYR é pioneira no mercado livre de energia no estado do Rio de Janeiro e atende empresas de diversos setores, como supermercados, shopping centers, condomínios, hospitais e postos de combustíveis. Atualmente, a empresa carioca está presente em mais de 37 cidades brasileiras, em diversas regiões do país.

Crédito: Canva

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso