Como a falta de saneamento pode prejudicar a economia? Veja como o mercado reage

3 min. leitura

No Brasil a maioria da população não tem acesso ao saneamento básico, pois muitas regiões do país não oferecem esse serviço, mesmo ele sendo um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável de qualquer país. A falta de tratamento de esgoto, ocasiona poluição de rios e mares gerando grande prejuízo econômico e social. 

A falta de saneamento ocasiona por exemplo, o surgimento de doenças transmitidas pela água, como a cólera e a hepatite A, essas enfermidades podem levar a um aumento nos gastos com saúde pública e a uma redução da produtividade dos trabalhadores.

Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a indústria do turismo, que depende de um ambiente limpo e saudável para atrair visitantes. Hotéis e pousadas que optam por manter o saneamento do estabelecimento de forma adequada, proporcionam uma boa experiência aos hóspedes, fidelizando-os e aumentando as chances de retorno além de atrair novos consumidores. 

A falta de acesso a serviços de esgoto adequados também pode afetar a produção agrícola e industrial, já que a água contaminada pode prejudicar as plantações e a saúde dos animais e trabalhadores. 

Hotéis e pousadas são os principais clientes em alta temporada para empresas como desentupidora na zona sul de SP, os proprietários desses estabelecimentos lidam com o desentupimento e manutenção de caixas de gorduras por exemplo, como um custo de revisão da estrutura, pois precisam realizar esses serviço com frequência. Esses trabalhos são necessários principalmente pela falta de saneamento básico da região.

Por esse e outros motivos, os serviços de desentupimento são uns dos mais procurados no país, de acordo com esse estudo. O que também, de certa forma, aquece o mercado.

Contudo, investir em saneamento pode gerar benefícios econômicos significativos, através da economia de gastos com saúde, aumento da produtividade e redução de custos ambientais, empregos na construção e manutenção de infraestrutura, além de estimular o crescimento de setores relacionados, como o de tecnologias ambientais.

Portanto, é essencial que o setor público e privado invistam em saneamento básico como parte de uma estratégia mais abrangente de desenvolvimento econômico e sustentável. O saneamento básico não deve ser visto como um custo, mas sim como um investimento com retorno significativo em saúde, bem-estar e crescimento econômico.

MARCADO: ,
Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso