[wpstory id="50522"]

Com melhorar a segurança nas instalações elétricas

Redação
5 min. leitura

A NR10 (Norma Regulamentadora 10) apresenta quais são as condições de trabalho necessárias para que os funcionários se envolvam com instalações elétricas e serviços, sem colocar em risco a saúde deles.

O documento destaca qualquer tipo de atividade dessa natureza em todas as fases de um projeto, como: construção, montagem, operação manutenção de instalações elétricas e outras produções correspondentes.

Orientações da NR10

De acordo com a NR10, se um estabelecimento contém carga acima de 75KW, ele precisa seguir o Prontuário de Instalações Elétricas.

Para evitar futuros problemas, é fundamental ter um grupo de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde.

O estabelecimento também precisa descrever as medidas de administração existentes. Você deve ainda ter documentos das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos.

A norma orienta que sejam especificados os equipamentos de proteção coletiva e individual, além do ferramental.

O estabelecimento tem como responsabilidade reunir a documentação que comprove a qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos colaboradores e dos treinamentos que são executados na empresa.

A empresa precisa separar certificações dos equipamentos e materiais elétricos em setores classificadores. O relatório técnico das inspeções atualizadas com orientações e cronogramas de adequações também não podem ser ignorados.

Para completar, a norma orienta incluir resultados dos testes de isolação elétrica executados em equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC).

De acordo com a NR10, os estabelecimentos que atuam em instalações ou equipamentos que integram o sistema elétrico de potência precisam adicionar ao prontuário a descrição das orientações para emergências.

É importante incluir ainda as certificações dos equipamentos não só de proteção coletiva, mas também individual.

O Prontuário de Instalações Elétricas não pode ser feito de qualquer forma. O documento precisa ser organizado e atualizado pelo colaborador ou designado pela companhia.

Os funcionários que atuam nas instalações e serviços em eletricidade precisam ter acesso fácil ao documento.

Nunca é demais deixar claro que a documentação técnica prevista no Prontuário de Instalações Elétricas precisa ser desenvolvida por um profissional que seja habilitado de acordo com a lei.

Proteção coletiva

Nos serviços que estão relacionados às instalações elétricas, é fundamental adotar medidas que garantem a proteção e a saúde dos colaboradores.

As normas de proteção coletiva precisam envolver, de forma prioritária, a desenergização elétrica de acordo com a NR10 e, se não for possível, a adequação à tensão de segurança.

Em caso de dificuldades, são indicadas outras estratégias de proteção coletiva.

Dentre as mais comuns, encontram-se: isolação das partes vivas, obstáculos, barreiras, sinalização, sistema de seccionamento automático de alimentação e bloqueio de religamento automático.

Já o aterramento das instalações elétricas precisa ser desenvolvido de acordo com a regulamentação definida pelos órgãos competentes e, na falta dele, seguir às normas internacionais vigentes.

Proteção individual

As medidas de proteção coletiva não são viáveis?

Você considera que elas não são suficientes para controlar os riscos que as atividades em instalações elétricas podem trazer aos colaboradores?

Se respondeu positivamente a esses questionamentos, vale recorrer aos equipamentos de proteção individual (EPIs) específicos e que estejam relacionados às atividades executadas, conforme a NR6.

As vestimentas de trabalho precisam estar relacionadas às tarefas, sendo necessário compor a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas.

É fundamental deixar claro que a NR10 proíbe a utilização de peças pessoais na execução das tarefas relacionadas às instalações elétricas.

Você também pode investir em diversos itens que ajudam a otimizar a rotina de trabalho e instalações, como as tomadas multipolares. Elas se destacam por ter uma característica versátil e pela alta resistência.

Para se ter uma ideia, ela consegue ter alta durabilidade em diversos tipos de ambientes.

Após descobrir como melhorar a segurança nas instalações elétricas, siga-nos nas redes sociais e conheça outras informações interessantes para a sua empresa.

Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso