Vindo de uma família tradicional de Mogi das Cruzes (SP), Felipe Sato herdou dos avós, justamente o que não tem preço: determinação e veia empreendedora. O empresário é o fundador da hamburgueria fast-casual Pit’s Burger, que hoje fatura R$ 12 milhões e conta com oito unidades. Para 2023, a expectativa é inaugurar seis unidades e atingir faturamento de R$ 15 milhões.
“Sempre tivemos uma vida regrada, meu avô foi bastante centralizador e sempre me inspirou por todas as suas conquistas. Dos netos que ele tinha, eu sempre fui o mais ambicioso, mas nunca quis nada de mão beijada”, relata Felipe.
Foi com uma poupança de R$ 17 mil que Felipe quando tinha apenas 18 anos, abriu sua primeira lanchonete em 2011, a 50 metros da escola onde estudou, já pensando em chamar atenção dos alunos e garantir a clientela. “Percebi que para o negócio se sustentar, eu precisaria vender cinco lanches por dia e assim foi”, relata.
O negócio deu tão certo que em um ano de funcionamento (2012), ele precisou aumentar o espaço físico que tinha e fazer uma reforma e, para isso, alugou a garagem de seu vizinho. Nessa época, o estabelecimento já se chamava Pit’s Burger, em homenagem ao seu apelido de infância – Pit.
Foi então que na metade de 2013, seu avô o visitou, e encantado com o sucesso do Pit’s Burger, o ajudou a formatar uma nova estrutura, um novo espaço físico. Com pouco mais de R$ 200 mil a hamburgueria tinha sua matriz. “Fomos de uma estrutura de 80 m2 para 300 m2, de uma empresa que antes tinha 5 funcionários para cerca de 20. O faturamento dobrou, de R$ 60 mil, passei a faturar R$ 120 mil”, conta Felipe.
Em 2014, quando o conceito de hamburgueria começou a virar moda, o Pit’s Burger entrou no seu auge. Felipe então decidiu abrir uma unidade em Ribeirão Preto que por questões de logística, não deu certo, já da segunda em diante, o negócio começou a expandir e em 2018, o Pit’s Burger já contava com três unidades. As unidades começaram a dar certo e em 2020 o empreendedor precisou adaptar seu modelo de negócios, devido à pandemia da Covid-19. A hamburgueria passou a operar boa parte via delivery – 80% da operação. A pandemia passou e hoje a renda do Pit’s Burger é proveniente 50% de delivery e 50% presencial.
A hamburgueria une o principal diferencial dos fast-foods, que é a agilidade das cozinhas rápidas, à qualidade oferecida pelos restaurantes de alta gastronomia, trazendo uma experiência única. Com receitas próprias, o Pit’s Burger trabalha com carnes angus, pães de produção própria e molhos exclusivos, tudo para garantir o Burguer Perfeito! Além das opções de lanche de carne e frango, há também as vegetarianas.
A rede trouxe desde o início o propósito de mudar o cenário gastronômico da cidade de Mogi das Cruzes e, em poucos anos, cresceu e se tornou referência na região.
Os lanches são feitos com pão de fabricação própria, hambúrguer de carne angus, american cheese, salada sempre fresquinha, e molhos exclusivos Também é possível pedir as entradas (onion rings, simple fries e chicken fingers) e deliciosas sobremesas (brownie, brigadeiro de colher e milk e torta de limão). Os preços variam e os lanches custam a partir de R$ 22,00, já os combos (lanche, entrada e bebida) a partir de R$ 38,00. Os pedidos podem ser feitos tanto presencialmente (nas lojas físicas), como por telefone, delivery ou retirada.
Desde que foi criada, a rede já produziu 2,8 milhões de burguers, comercializou 1,2 milhões de batatas fritas e atendeu mais de 1,8 milhões de clientes. Das oito unidades que possui, três são franqueadas e estão localizadas nas regiões de Aruã, Arujá e Suzano Shopping e cinco são próprias, sendo uma – a Matriz, em Mogi das Cruzes e as outras, em Suzano, Guarulhos e São Miguel Paulista.
Para quem deseja se tornar franqueado, a marca oferece três modelos de negócios: container, loja de rua e loja de shopping. Em breve deve lançar uma nova modalidade: Container 2.0.
Antes de abrir o Pit’s Burger, Felipe chegou a trabalhar em uma outra hamburgueria, onde viu a realidade dos restaurantes, muito longe do glamour aprendido na faculdade de gastronomia. As receitas próprias do Pit’s Burger começaram a surgir depois de fazer muito hambúrguer em sua própria casa.
Ficha de investimentos
Modelo Container:
Investimento inicial total: R$200 mil
Composição do investimento total: R$ 225 mil (Taxa de franquia + Adequação do imóvel + Móveis e equipamentos + capital de giro)
Taxa de franquia: R$40 mil
Área: a partir de 30m²
Adequação de imóvel e reforma: R$ 90 mil
Móveis e equipamentos: R$ 70 mil
Capital de giro: R$25 mil
Royalties: 5% FB
Taxa de fundo de marketing: 2% FB
Faturamento médio mensal por unidade: R$100 mil
Lucro líquido mensal por unidade: 15% (R$ 15 mil)
Prazo de retorno: 18 meses
Número de funcionários: 5
Modelo Loja de Rua:
Investimento inicial total: R$350 mil
Composição do investimento total: R$ 390 mil (Taxa de franquia + Adequação do imóvel + Móveis e equipamentos + capital de giro)
Taxa de franquia: R$40 mil
Área: a partir de 100m²
Adequação de imóvel e reforma: R$200mil
Móveis e equipamentos: R$ 110 mil
Capital de giro: R$ 40 mil
Royalties: 5% FB
Taxa de fundo de marketing: 2% FB
Faturamento médio mensal por unidade: R$ 140 mil
Lucro líquido mensal por unidade: 15% (R$ 21 mil)
Prazo de retorno: 18 meses
Número de funcionários: 8
Modelo Loja de Shopping:
Investimento inicial total: R$450 mil
Composição do investimento total: R$ 495 mil (Taxa de franquia + Adequação do imóvel + Móveis e equipamentos + capital de giro)
Taxa de franquia: R$40 mil
Área: a partir de 30m²
Adequação de imóvel e reforma: R$250 mil
Móveis e equipamentos: R$ 160 mil
Capital de giro: R$ 45 mil
Royalties: 5% FB
Taxa de fundo de marketing: 2% FB
Faturamento médio mensal por unidade: R$ 170 mil (c/ ifood)
Lucro líquido mensal por unidade: 15% R$ 25.500
Prazo de retorno: 24 meses
Número de funcionários: 6
Site: https://pitsburger.com.br
Telefone para contato: (11) 9 7865-0798
E-mail para contato: processos@pitsburger.com.br
Nome: Mariana Del Poente