O modelo de ensino bilíngue virou um vetor de crescimento em grandes redes de ensino, e tem ido além dos centros urbanos, atingindo cidades do interior. Faltam estatísticas sobre o segmento, mas o mercado estima que em torno de 20% das escolas particulares hoje sejam bilíngues. Seguindo a tendência nacional, o Colégio pH iniciou seu programa bilíngue com atividades do Ensino Fundamental ao Ensino Médio em 2023.
A proposta oferece nove tempos de aulas de inglês semanais, além das aulas de Artes, Educação Física e Laboratórios Maker que acontecem todas em língua inglesa. O objetivo é dar aos jovens a oportunidade de vivenciar e experimentar o inglês por meio de aulas que integram os objetivos de aprendizagem linguísticos com aprendizagem em diversas disciplinas.
A cada ano, a turma passará por novos desafios até os anos finais do Ensino Médio, nos quais acontecem aulas visando facilitar o trânsito global dos nossos alunos em situações acadêmicas e profissionais, abrindo portas no Brasil e no exterior. Os alunos aprendem mecanismos linguísticos e recursos discursivos próprios da língua alinhados com situações desafiadoras, para que os estudantes usem a língua como instrumento de comunicação e como meio de acesso a informações e bens culturais.
O programa bilíngue do pH segue um modelo de ensino conhecido como Aprendizado Integrado de Conteúdo e Língua (Content and Language Integrated Learning – CLIL). Essa metodologia ajuda a promover um ambiente imersivo que expõe os alunos à língua inglesa e lhes dá a oportunidade de experimentar o inglês de maneira completa, com aulas que buscam lidar com cenários naturais do dia a dia.
“Nosso programa trabalha as 4 habilidades da língua com aulas em inglês que abordam conteúdos de diversas áreas. Trabalhamos com aprendizagem baseada em projetos e em investigação para explorar diversos temas usando a língua inglesa como meio de instrução e comunicação. Ao longo do programa, os alunos têm a oportunidade de realizar exames internacionais de proficiência linguística. Nos últimos anos de escolaridade eles têm oportunidade de, além de expandir o conhecimento em língua inglesa, fortalecer a mentalidade acadêmica e o desenvolvimento vocacional. Nosso intuito é oferecer oportunidades de exercitar habilidades do século XXI através do aprendizado da língua inglesa e trazer mais comunicação, integração, fluência, vivência e experiências aos nossos alunos.”