Line-up traz Titãs, Ira, Nando Reis, Biquini Cavadão, Samuel Rosa, Alcione, Simone, Diogo Nogueira, Maria Gadú e ainda Ana Cañas cantando Cazuza, Julia Mestre interpretando Rita Lee e Tacy relembrando Cássia Eller
Idealizado para celebrar a brasilidade no mês em que se comemora o Dia da Música Popular Brasileira (17/10), o festival Clássicos do Brasil chega à segunda edição, nos próximos dias 18, 19 e 20 de outubro, na Marina da Glória, zona sul do Rio. Com patrocínio master da Petrobras, o evento reúne nomes consagrados da MPB, do pop, do rock e do samba há gerações e artistas da nova cena musical que homenageiam e interpretam sucessos de ícones do rock e pop nacional. São mais de 20 horas de música com um line-up diferenciado em três dias de shows no palco montado em um dos cartões-postais da capital carioca.
Nando Reis, Samuel Rosa, Maria Gadú e Julia Mestre, relembrando Rita Lee, abrem o festival, na sexta, dia 18/10. Titãs, Ira!, Biquini Cavadão e Ana Cañas, que canta Cazuza pela primeira vez ao vivo, sobem ao palco no sábado, dia 19/10. Já Alcione, Simone, Diogo Nogueira e Tacy, trazendo de volta os sucessos de Cássia Eller, encerram a programação, no domingo, dia 20/10.
Novidades não faltam nas apresentações. O Clássicos do Brasil marca o retorno do integrante dos Titãs, Branco Mello, aos palcos cariocas após um período de afastamento médico por conta de uma cirurgia nas amídalas. Ele se juntará a Tony Bellotto e Sérgio Britto para apresentar o Show Elétrico 2024, que reúne os maiores sucessos da banda e do recente álbum, Olho Furta-Cor.
Na mesma noite, 19/10, Ira! mostrará ao público canções marcantes dos seus quarenta anos de estrada e Biquini Cavadão, que também celebra quatro décadas de carreira, apresentará o novo álbum ¨”Vou te levar comigo”, lançado essa semana. O disco contempla duetos inusitados com Péricles, Guilherme Arantes, Fagner, Sidney Magal, Matheus & Kauan e Falamansa. No festival, os artistas parceiros vão aparecer no telão para cantar com o quarteto liderado pelo vocalista Bruno Gouveia.
Samuel Rosa, que estará na primeira noite do Clássicos do Brasil, 18/10, apresenta seu recente álbum solo, Rosa, com canções novas como “Segue Segue o Jogo”, “Rio Dentro do Mar” e “Flores da Rua”, que atualmente faz parte da trilha sonora da novela Mania de Você, da TV Globo. Em relação às mulheres, Maria Gadú, que também canta no dia 18/10, finaliza a turnê do quarto álbum “Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor”.e, no dia 20/10, Alcione traz suas canções atemporais que embalam todos os tipos de público e Simone dá mais uma chance aos fãs de conferirem o show da turnê “Tô Voltando”, que celebra os 50 anos de carreira da cantora.
Ingressos já estão disponíveis no site www.classicosdobrasilfestival.com.br. Crianças e adolescentes, com até 14 anos, acompanhados pelos responsáveis, terão entrada gratuita.
O Clássicos do Brasil é realizado e produzido pela PECK, sob o comando do empresário Péricles Mecenas, e conta com a apresentação e patrocínio master, e inédito, da Petrobras. O festival também é patrocinado pela Claro, Amstel e Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
O evento foi criado em 2023, com a proposta de celebrar as referências musicais das cinco regiões brasileiras por meio dos grandes clássicos das mais variadas vertentes da MPB. No primeiro ano, o Nordeste foi a referência. Em 2024, as atrações são predominantemente do Sudeste. ”O Clássicos do Brasil é uma grande homenagem aos artistas e às canções que marcaram a história da MPB. Um festival de grandes hits que unem gerações em torno da paixão pela música”, destaca o idealizador Péricles Mecenas, reconhecido no meio artístico como Peck.
O patrocínio da Petrobras ao Festival Clássicos do Brasil reforça o novo momento da companhia, que é, historicamente, uma das maiores incentivadoras da cultura no país. No ano passado, a empresa remodelou seu programa de patrocínios e agora volta a apoiar grandes festivais brasileiros. “A Petrobras é uma aliada do desenvolvimento do país em seus diversos setores. Investimos em muitas formas de energia, e a Cultura certamente é uma delas. A empresa tem orgulho de valorizar a cultura brasileira e apoiar a pluralidade de manifestações que fazem nosso país ser tão único. Para a Petrobras, é motivo de grande satisfação patrocinar o Clássicos do Brasil”, afirma Milton Bittencourt Neto, gerente de Patrocínio Cultural da Petrobras.
Gabriela Derenne, diretora da Claro para regional Rio de Janeiro e Espírito Santo, destaca o constante apoio da marca a festivais de música: “A Claro tem o histórico de patrocínio a grandes eventos no Rio de Janeiro, com o objetivo de unir as pessoas para uma vida mais divertida e produtiva. Estamos muito felizes em patrocinar, pelo segundo ano consecutivo, o Clássicos do Brasil, que celebra em grande estilo a música brasileira. Além dos shows, o público pode contar com muita conectividade e ativações da marca no evento”, destaca.
Estrutura Premium
Uma estrutura premium é um dos diferenciais da segunda edição do evento e foi criada para oferecer comodidade a quem quiser curtir o festival. Em um espaço de quase três mil metros, com capacidade para 15 mil pessoas, o público encontrará banheiros instalados em containers, bares com atendimento ágil para evitar grandes filas e um piso especial para dar mais conforto. Uma grande área coberta concentrará os bares e as ativações das marcas. A estrutura do Clássicos do Brasil compreende ainda um palco principal, plateia comum, além de um lounge com acesso exclusivo, vista privilegiada do palco, mesas e bancos, banheiros e bares. Já o camarote conta com área coberta e vip com bar para convidados.
Acessibilidade
Pessoas com Deficiência (PcD) encontram uma estrutura apropriada para curtirem os shows. Os cuidados vão desde a entrada até as apresentações. O público é recebido por monitores especializados, orientados e conduzidos para a área PCD, uma plataforma localizada na pista, próxima ao palco, com direito a um acompanhante. O local dispõe de cadeiras e é elevado para melhor visualização dos shows. A estrutura conta com um banheiro exclusivo, segurança, dois monitores e um supervisor. Quem preferir ficar na pista, conta com intérprete de libras e audiodescrição para deficiente visual. Um diferencial do projeto é uma salinha de acolhimento para pessoas com transtorno do espectro autista e crises de ansiedade. Um terapeuta cuida do atendimento em um ambiente apropriado com abafadores de som e incensos para que todos se sintam acolhidos.
Sobre a PECK
Mais de 1,5 milhão de pessoas vivenciam todos os anos os grandes shows e festivais produzidos pela PECK, que hoje, além de uma das maiores produtoras brasileiras, é uma empresa de criação de experiências inovadoras, por meio da música, que proporciona momentos inesquecíveis para o público e para os patrocinadores e apoiadores de seus eventos. Fundada em 2002 pelo empresário Péricles Mecenas, rebatizado pelo meio artístico e empresarial como Peck, a empresa atua no Rio, onde está sediada, São Paulo e Espírito Santo, e trabalha com mais de dez marcas patrocinadoras, entre elas Claro, Amstel, Banco do Brasil e Petrobras, o que representa uma grande conquista para uma empresa produtora de Cultura há 22 anos no mercado. Além de ter uma equipe focada, diversa e plural, conta com uma agência de publicidade própria e dedicada ao seu calendário de eventos. São cerca de 20 labels e projetos proprietários de sucesso, como o Festival de Inverno do Rio, com sete edições, que já faz parte do calendário oficial de eventos da capital carioca, o Rio Jazz Fest; o Clássicos do Brasil; o Claro Verão Rio e o novíssimo 90’s Festival, que reúne grandes artistas e ícones dos anos 90.
Serviço:
CLÁSSICOS DO BRASIL
Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória
Dias 18, 19 e 20 de outubro de 2024
Programação:
Sexta-feira, 18 de outubro – Abertura dos portões: 18h
Julia Mestre canta Rita Lee
Maria Gadú
Samuel Rosa
Nando Reis
Sábado, 19 de outubro – Abertura dos portões: 17h
Ana Cañas canta Cazuza
Ira!
Biquini Cavadão
Titãs
Domingo, 20 de outubro – Abertura dos portões: 15h
Tacy canta Cássia Eller
Alcione
Simone
Diogo Nogueira
Classificação: 18 anos. Menores somente acompanhados pelos pais ou responsável legal.
INGRESSOS PRÉ-VENDA (1o lote): de R$ 80 a R$ 320
Onde comprar: www.classicosdobrasilfestival.com.br