Centro de Formação da Vila realiza live para discutir educação inclusiva nas escolas

4 min. leitura

Debate será realizado na próxima quinta-feira, 27/2; iniciativa inclui o lançamento de uma revista eletrônica que abordará reflexões e aprendizagens construídas a partir de uma imersão em Portugal no ano passado

Com o intuito de aproximar educadores e docentes de experiências bem-sucedidas a respeito da educação inclusiva, o Centro de Formação da Vila promove, no dia 27 de fevereiro, a partir das 19h00, a live “Diálogos sobre Educação e Cultura Inclusiva”. A iniciativa, gratuita, tem por objetivo compartilhar reflexões e aprendizagem construídas ao longo de um programa voltado às práticas inclusivas, que teve como ponto alto uma imersão no sistema educacional de Portugal.

Naquele país, os participantes do programa puderam ter contato com uma cultura de inclusão bastante consistente, com leis e diretrizes do governo que ajudam escolas portuguesas a transformarem o ambiente escolar em um local acolhedor, seguro e diverso.

O programa foi realizado em parceria com a Vindas Educação, uma instituição portuguesa que desde 2009 atua para a construção de um futuro mais ético e sustentável para as novas gerações, e se propôs a oferecer aos participantes a oportunidade de vivenciar os bastidores de escolas e demais organizações promotoras de inclusão educacional e social em Portugal, interagindo com os seus alunos, professores e dirigentes. A imersão envolveu conferências, dinâmicas de grupo, partilha de experiências e debates.

A reflexão sobre essa experiência foi compartilhada em uma revista eletrônica editada pelo Centro de Formação da Vila. A revista digital Educação e Cultura Inclusiva será lançada no dia da live, em uma mesa redonda com a participação de parte do grupo de autores e dos professores portugueses David Rodrigues e Luzia Lima-Rodrigues, responsáveis pelo programa acadêmico especialmente criado para o Centro de Formação da Vila na imersão em Lisboa.

O conteúdo da revista eletrônica traz reflexões sobre elementos que favorecem a gestão didática e inclusiva nas escolas; a construção de políticas pedagógicas inclusivas e sua aprendizagem; a importância da parceria entre as escolas e familiares para a prática inclusiva; letramento e práticas anticapacitistas nas escolas; bem como o que prevê a legislação e o que ainda é preciso avançar neste tema.

A iniciativa continuará em desenvolvimento neste ano, com a abertura de inscrições para uma nova trilha, chamada “Práticas Inclusivas”. Coordenada por Marília Costa Dias, diretora pedagógica da Escola Viva, ocorrerá entre 20 de março e 28 de agosto, com o objetivo de ampliar referenciais teóricos e práticos relacionados à prática inclusiva na sala de aula, visando construir ambientes que facilitem a aprendizagem para todos os alunos.

A trilha é dividida em quatro módulos, que tratam dos pressupostos ético-político-filosóficos que sustentam as práticas pedagógicas inclusivas e devem balizar todas as decisões e ações em relação à prática na sala de aula e ao cotidiano escolar; da construção de ambientes de aprendizagem inclusivos que acolham as diferenças e ofereçam oportunidades para todos; da implementação em sala de aula de uma prática inclusiva que contemple as necessidades específicas dos estudantes; e dos ajustes necessários no currículo da educação básica para assegurar que estudantes da educação especial possam aprender os conteúdos curriculares.

O Centro de Formação da Vila possui décadas de experiência em viagens pedagógicas que resultam em publicações, cursos e outras ações formativas. Este ano, o foco é a educação infantil e o destino será Reggio Emilia, na Itália.

Serviço
Live: “Diálogos sobre Educação e Cultura inclusiva”.
Data: 27/2 – quinta-feira
Horário: das 19h às 20h
Valor: Encontro online e gratuito.
Inscrições: https://saibamais.cfvila.com.br/lp-dialogos-praticas-inclusivas2025
Mais informações sobre a Trilha Prática Inclusivas: https://cfvila.com.br/trilhas/praticasinclusivas
Informações sobre a viagem para Reggio Emilia: https://cfvila.com.br/trilhas/navegarpelasinfancias/25VIAREG

Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso