Celeiro de Startups

4 min. leitura

Especialistas em tecnologia e Direito se reuniram na última quinta (06), no Doc9 Summit, evento híbrido que debateu, em Porto Alegre, a importância da inovação como instrumento de renovação do mercado jurídico. Em pauta, papos que fortalecem a ideia de serviços jurídicos mais inclusivos e práticos no dia a dia da população. Os debates foram organizados pela Doc9, uma das maiores lawtechs do Brasil voltada para soluções de logística forense e inteligência jurídica, com mediação do CEO da empresa, Klaus Riffel. O evento reuniu grandes empreendedores e profissionais nacionais e internacionais.

“Mais do que saber interpretar leis e aplicá-las, o advogado de hoje precisa estar munido de ferramentas tecnológicas e soluções que o ajudem a agilizar seu trabalho. Este advogado, que chamo de advogado empreendedor, sabe que sua principal entrega é a de resolução de problemas”, disse Riffel.

Porto Alegre e as startups

Presente no evento, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, fez coro em torno da necessidade de atualização constante. “Se eu pudesse deixar um conselho de um sessentão inovador, eu diria que a primeira inovação a se fazer é sempre nas mentes. E inovação só faz sentido se nós fizemos uma transformação social”, disse o prefeito. Porto Alegre é uma das cinco capitais mais promissoras para startups na América Latina. De acordo com o ranking Global Startup Ecosystem Report 2023, um dos mais abrangentes do mundo.

Nos painéis, foram discutidos temas como Visual Law (mudanças no design de documentos e formas de tornar documentos jurídicos mais acessíveis); rotinas jurídicas e Inteligência Artificial. “O contrato deixou de ser um documento para se tornar um portfólio da marca. Fazer um material amigável traz um impacto para a marca. Não só ganha o cliente, como o conhecimento é passado pela didática da construção do material”, observou Gabriela Pereira, gerente jurídica das Lojas Renner, ao apresentar a mudança de design de documentos da empresa, agora colorido e de fácil compreensão.

Paulo Silvestre, consultor de Inovação e Desenvolvimento do escritório Machado Meyer Advogados, falou em competitividade e mudança no comportamento dos clientes. “Tem uma frase que fala que cliente feliz gera lucro. Se a palavra de ordem é inovação, precisamos entender como essa inovação interage na experiência do cliente na advocacia. No nosso escritório, a faixa de idade dos clientes é hoje em torno de 43 anos”.

celeiro de startups
Klaus Riffel, fundador e CEO da Doc 9 e startup Whom e Caroline Francescato, fundadora e CEO da Linklei

E continuou: “O pessoal que está chegando agora já são os nativos digitais e serão os compradores de serviços jurídicos no Brasil de agora em diante. Vale lembrar que cada vez mais as decisões serão através de dados. Tiramos toda a subjetividade. Por isso a importância de ferramentas tecnológicas adequadas ao trabalho. Atualmente, essa tecnologia propicia que escritórios menores consigam competir de igual para igual com escritórios de advocacia grandes”, concluiu.

Outro destaque do evento foi a presença internacional da colunista e membro da revista Forbes, Olga V. Mack. Com um currículo extenso, Olga é Digital Transformation Executive da LexisNexis e VP e CEO da CounselLink, além de membro e conselheira na faculdade de Stanford e empreendedora no Vale do Silício. Ela veio ao Brasil para participar do Doc9 Summit no painel “Law as a way to change lives” (O direito como forma de mudar vidas) trazendo insights sobre o direito e tecnologia no mundo. Segundo Olga, a Inteligência Artificial não veio para roubar nossos empregos. Porém aqueles que não souberem usar desse recurso, talvez perca para alguém que saiba usá-la.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso