Com a alta popularização de produtos para automação, as casas inteligentes são cada vez mais procuradas pelos brasileiros. Segundo dados da Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), atualmente, o Brasil possui entre 900 mil e 2 milhões de smart homes. Especialistas da International Data Corporation (IDC) apontam que o crescimento desse tipo de tecnologia expandirá em torno de 30% ao ano no país.
São diversos motivos que tornam as casas inteligentes atrativas aos brasileiros, desde a praticidade e segurança até a economia em contas de energia elétrica e valorização do imóvel. Além disso, é possível fazer pequenas adaptações e começar a automação do imóvel com investimento de aproximadamente R$500,00.
Aos que se interessam por esse modelo de automação residencial, reunimos aqui os três principais tópicos para se ter em mente:
- O que são casas inteligentes?
- Como realizar a automação da casa?
- Como as casas inteligentes podem auxiliar no cotidiano?
O que são casas inteligentes?
Também conhecidas como smart homes e casas conectadas, as casas inteligentes consistem em moradias com equipamentos tecnológicos, a fim de automatizar funcionalidades do dia a dia e gerar comodidade aos moradores. Com acesso exclusivo por tablets, computadores ou smartphones, é possível automatizar as funcionalidades de equipamentos como lâmpadas, ar-condicionado, câmeras de segurança, entre outros.
Com dispositivos conectados à internet, o usuário é capaz de definir funções prévias ou ativar a distância os comandos desses equipamentos. Além disso, elas são capazes de oferecer serviços de segurança aos moradores, através de sistemas mais completos de câmeras e demais mecanismos voltados para esse fim.
Como realizar a automação da casa?
Com diferentes possibilidades de instalações, a automação da residência pode ser feita de forma completa ou com aparelhos individuais, gerando assim menor investimento. O primeiro passo é definir as necessidades que desejam ser atendidas e buscar dispositivos que ofereçam a solução.
As lâmpadas smart são opções para quem deseja acrescentar sistemas de automações mais simples e baratos. Além do baixo custo em instalação, essa tecnologia oferece economia na conta de energia elétrica, devido ao baixo consumo de energia e à longa vida útil. Controladas por meio de bluetooth e wi-fi, as lâmpadas possibilitam acionar e programar a intensidade das lâmpadas pelo smartphone.
Um dos queridos pelos brasileiros é o aspirador-robô. Com diversas opções no mercado, é possível encontrar modelos que atendem diversos tipos de residências. Trabalhando de forma inteligente e livre da ação humana, o equipamento funciona através de sensores como um limpador de chão, evitando obstáculos e aspirando a sujeira.
Como as casas inteligentes podem auxiliar no cotidiano?
Além de gerar praticidade no dia a dia, as casas inteligentes funcionam também para trazer mais segurança aos moradores. Através de sistemas de câmeras, é possível monitorar em tempo real quando um visitante toca a campainha ou mesmo controlar o acesso remotamente, por meio de fechaduras eletrônicas.
Para além da instalação individual dos dispositivos, assistentes virtuais permitem que os aparelhos inteligentes se conectem entre si. Esse sistema funciona através de comandos de voz, sendo possível programar determinadas funções. Assim, é possível facilitar a rotina ao solicitar, por exemplo, que os aparelhos abram as cortinas ou que ativem o ar-condicionado antes de você chegar em casa.
Vale lembrar que a cada dia as tecnologias são atualizadas a fim de melhorar a automação das residências. Atualmente, pela alta demanda, várias marcas, como a Xiaomi, oferecem equipamentos de qualidade com excelente custo-benefício. Por isso, é importante pesquisar bem e iniciar o projeto de automação na casa de acordo com suas necessidades e condições.