Brota anuncia captação de R$ 3.27 milhões

9 min. leitura
Os sócios fundadores da Brota (da esquerda para à direita), Bruno Arouca, Juan Correa e Rodrigo Farina

A Brota, startup criadora da primeira horta inteligente do país e líder em agricultura urbana na América Latina, comemora o sucesso da captação da sua mais nova rodada de investimentos. Participaram da rodada no formato de equity crowdfunding com a EqSeed, com R$ 1.5 milhões e também outros R$ 1.67 Milhões, soma dos aportes de R$ 670 mil realizados pela APEX e de até R$1 milhão pelo fundo Emunah. Ao todo, a startup concluiu uma rodada no total de R$ 3.27 milhões, mais de 2 vezes o valor inicialmente previsto.

“O resultado final dessa rodada superou nossas expectativas. E mais do que pelo valor financeiro, a nossa satisfação está também por ver players tão consolidados nos apoiarem. Essa validação do mercado demonstra que estamos no caminho certo para seguirmos a nossa jornada”, comenta Rodrigo Farina, CEO da Brota Company.

Farina conta que, durante a campanha à época em curso com a EqSeed, outros fundos também os procuraram com a intenção de investimento, porém nos moldes tradicionais. Nesse contexto, os fundos Emunah e APEX foram os que avançaram nas negociações. Investidora da Brota desde o ano passado quando aportou R$ 1 milhão, desta vez a APEX decidiu por, além de um follow on, aumentar sua posição no negócio e investir R$ 670 mil. Com a Emunah o investimento inicial previsto pode chegar a até R$ 1 milhão mediante o alcance de determinadas metas estabelecidas com a startup. No histórico de investimentos dos fundadores da Emunah estão também outros negócios de impacto como as foodtechs Nude e Lowko.

O CEO da Brota é transparente ao falar sobre a intenção do fundo Emunah em participar desta rodada: acelerar a consolidação da marca em um momento de instabilidade de investimentos nas startups. ” Todos nós sabemos, o mercado das startups vem sofrendo com a diminuição do volume de investimentos. Dito isso, o mercado Garden existe, é grande e inexplorado, e com a Brota capitalizada poderemos alcançar voos maiores nesse contexto”, afirma o CEO. “Assim como aconteceu com o mercado PET nos últimos 10 anos, o mercado Garden crescerá rapidamente e as empresas que melhor se posicionarem conseguirão se aproveitar disso. Nosso plano é conseguir surfar essa onda com uma estratégia chave: lançamentos de novos produtos”, completa Farina.

O que muda com a extensão da rodada

Com o recebimento do aporte a ideia é duplicar o faturamento ano após ano até 2025. Em 2021, a startup atingiu R$ 1.8 milhões e a expectativa é fechar 2022 próximo de R$ 3 milhões. O plano é trabalhar a partir de estratégias de growth, contratações, com foco ainda maior em tecnologia e desenvolvimento das novas hortas e cápsulas já com lançamentos previstos. Outra meta da startup é ampliar os canais de captação e venda também no varejo físico, criando um claro diferencial de marca em relação aos vasos de planta tradicionais.

Uma das principais armas que a Brota tem à seu favor para crescer mais rápido é a facilidade de aplicação da sua qualidade agronômica de plantio nas novas soluções previstas. Até então, são três os lançamentos de produtos previstos até o meio do próximo ano. Todos buscam alcançar novos públicos também ávidos por uma experiência de plantio sem esforço, seja ela de menor ou maior porte.

Os lançamentos já previstos pela Brota são:

  • mini . b: produto de entrada, perfeito para os jardineiros de primeira viagem começarem com baixo custo;
  • b.Plus: modelo pensado para servir quem já se considera um heavy user de hortas autônomas e deseja uma produção maior do que as entregues pelas atuais hortas b.box e b.box led;
  • b.Chef: focada em condomínios e restaurantes com a intenção de cultivarem seus próprios alimentos;

Além disso, alguns dos principais executivos do mercado de tecnologia e alimentação do país também confirmaram a participação como mentores e investidores anjo. São eles Daniel Wanderley, Ex-VP da Fazenda Futuro, Gabriela Onofre, CMO da Unico ID Tech e Ex-Diretora da Unilever e J&J, Carlos Souza, Diretor da PagSeguro, Vinicius Brito, Chief of Staff da Sallve, Julio Gejer, Ex-Diretor Global da Gympass, Arthur Castro, CPO da Loft e Leonardo Dabague, Diretor de Novos Negócios da Olist. Os valores das negociações com os anjos foram mantidos em sigilo.

Outra decisão que amplia o potencial de alcance da startup é a entrada de vez em 2023 nos setores de decoração a partir do lançamento de cápsulas com plantas e flores ornamentais e de hortas compartilhadas para estabelecimentos comerciais e condomínios.

“A Brota é muito mais do que uma horta autônoma. Ela representa a inovação da agricultura trazida para o ambiente urbano de forma acessível e a oportunidade de qualquer pessoa ter uma planta em casa e, se quiser, até alimentar-se delas. Por isso, os consumidores que desejarem adquirir uma Brota deverão encontrá-la não só na seção de jardinagem e agricultura como também na seção de eletrônicos / eletrodomésticos.”, finaliza Farina.

Fundada oficialmente em junho de 2020 por três jovens amigos (Bruno Arouca, Juan Correa e Rodrigo Farina), a startup é líder de mercado em Satisfação de Clientes, com 94%, Quantidade de Clientes, com Mais de 25mil, Velocidade de Crescimento, com 6x ao ano até aqui, além de Margem Bruta, Audiência e Recorrência. O conjunto desses fatores a torna o player de maior expressão da América Latina no setor de agricultura urbana.

Até aqui, a Brota lançou dois modelos de hortas inteligentes: a bBox e a bBox Led. Ambas funcionam a partir de cápsulas as quais cada uma contém uma espécie de solo inteligente preparado especialmente para o crescimento da semente já contida nele com a necessidade de abastecimento do reservatório da horta inteligente de 1 litro uma vez a cada 25 dias, sem preocupações ou riscos de perda da plantação.

A única diferença entre elas é que a bBox precisa de uma média de 4 horas de luz natural por dia e a bBox Led, como o nome já sugere, vem acompanhada de um sistema próprio que fornece 16h/dia de iluminação artificial, e assim permite o cultivo em qualquer lugar.

Para saber mais sobre a Brota, acesse o site e o principal canal da marca no Instagram.

Sobre a Brota

Fundada em junho de 2020 por Rodrigo Farina, Juan Correa e Bruno Arouca, a Brota é a maior startup de Agricultura Urbana na América Latina. Com muita tecnologia embarcada, a startup nasceu para fazer você plantar o que quiser, onde quiser, sem esforço. A mágica do crescimento de temperos, vegetais e flores ocorre com mínima intervenção. Tudo acontece a partir de dois sistemas: um autônomo de irrigação o qual basta repor água cada 25 dias e de cápsulas com as sementes junto das quantidades certas de terra, nutrientes e oxigenação; e outro de iluminação artificial que dá autonomia de 16 horas e acelera o crescimento em duas vezes.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso