Ao pé da letra, comunicação pode ser traduzida como a ação de compartilhar algo com uma ou mais pessoas. Pode parecer simples, mas essa capacidade, que está muito além da troca de informações, é a habilidade mais procurada pelas organizações, segundo o LinkedIn.
Uma preferência que se mede além das palavras. Dados da consultoria Holmes PR indicam que falhas na comunicação impactam em prejuízo médio de 62,4 milhões de dólares por ano para as empresas, com perda anual de cerca de 26 mil dólares por colaborador. Um levantamento do The Economist mediu esses números mapeando as consequências de uma comunicação ineficiente, entre elas o estresse, moral baixa, atrasos ou falhas na conclusão de projetos, fracassos nas metas de desempenho que determinam a perda de negócios.
A boa notícia é que o impacta positivamente os resultados. Quando a comunicação acerta, nota-se uma melhora de pelo menos 50% no engajamento das equipes, segundo a consultoria Watson Wyatt Worldwide.
Mas, afinal, o que é se comunicar bem?
Essa é a pergunta que a jornalista e especialista em oratória, Giovanna Mel, mais vem respondendo na última década. “Uma boa oratória está fundamentada em quatro pilares: mente para ter o controle das emoções, corpo para dominar os movimentos e se expressar por meio de gestos, voz para envolver a audiência e storytelling para criar uma narrativa que faça sentido”, diz ela. “É preciso um diálogo interno, profundo em autoconhecimento, para que a mente esteja conduzida por atenção plena e o corpo expresse com ressonância e coerência o melhor discurso. A voz imprime o tom e a intensidade da narrativa, e claro, todo bom orador precisa ser também um excelente contador de histórias”, explica.
Quem nunca percebeu alguém dizer uma coisa e o corpo mostrar outra? Dizem que o corpo fala, para Giovanna Mel, ele grita. “Quem nunca vivenciou a situação de sentir a emoção vir à tona e embargar a voz bem na hora “H”, naquele momento decisivo de uma conversa séria ou uma apresentação em público?”, questiona.
Produto de exportação Made in Brazil
A busca por essas habilidades fez Giovanna Mel desembarcar em solo americano, convidada para treinar a equipe de uma grande empresa e seus respectivos gestores para uma comunicação mais assertiva, foi só o primeiro de muitos convites fora do Brasil para afinar a comunicação de profissionais pelo mundo, repetindo no exterior a experiência de sucesso que alcançou no Brasil. “Não existe venda, seja de um produto, de um serviço ou de uma ideia que não dependa da oratória. E neste sentido somos todos vendedores. Sempre estamos negociando alguma coisa, ainda que seja a atenção do outro”, lembra a especialista.
O sucesso de Giovanna Mel no Exterior, é consequência de um trabalho diferenciado sobre o tema nas redes sociais, já que foi a primeira especialista a falar do assunto no Instagram com linguagem acessível e entrega gratuita de informação, além do reconhecimento da capacidade genuína de comunicar que está no DNA dos brasileiros, na opinião da especialista. “Temos por natureza uma habilidade relacional muito potente. Somos, na maioria dos casos, por questões culturais, espontaneamente empáticos. O brasileiro tem magnetismo para gerar conexões. O que falta é apenas perceber esse talento orgânico e transbordar o que sabemos fazer de melhor, que é contato”, afirma Giovanna.
Os novos caminhos da oratória
Depois da pandemia, milhares de profissionais se viram obrigados a se transformar em produtores de conteúdo e mesmo após a retomada presencial, as exposições, principalmente por vídeos, se intensificaram. Esse é um dos principais motivos pela procura por treinamento especializado em comunicação. “O distanciamento nos obrigou a encontrar atalhos, construir pontes, buscar meios para acessar quem precisávamos ter por perto em todas das esferas da vida. E ficou evidente que perto ou longe, a comunicação salva. É um caminho sem volta. De forma presencial ou não, quem for capaz de estabelecer conexão chega a qualquer lugar com mais velocidade e maior acerto”, afirma.
Como se tornar um orador fluente?
Se é possível vencer as limitações e se transformar em um speaker inesquecível? Giovanna Mel afirma que ela mesma é prova disso. A jornalista que já teve inúmeros problemas de saúde, que comprometiam a fala, virou repórter de uma das principais emissoras do país e em seguida, se transformou em uma das principais referências na Oratória.
“Eu conheci como ninguém a timidez, mas ultrapassei todas as barreiras e hoje usa o meu próprio desempenho para provar que é possível ser lembrado a partir de uma oratória de excelência”, conclui.
Sobre Giovanna Mel:
Professora de oratória há mais de 10 anos, Giovanna Mel já passou por diversas áreas da comunicação. Trabalhou como jornalista da TV Globo e do Portal UOL, tem um canal no YouTube, já treinou profissionais de grandes empresas, como Nestlé e McDonalds, tem um minicurso na Brasil Paralelo e ministrou aulas como professora convidada na escola de marketing digital O Novo Mercado.
Forjada pela comunicação, já treinou mais de 10.000 alunos durante esses anos em cursos presenciais e mentorias individuais, além de ter desenvolvido o curso de oratória mais completo do mercado.
Redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/giiovannamel
Instagram: https://www.instagram.com/giovannamel/
Site: www.giovannamel.com.br