Botafogo cai no grupo da morte no Super Mundial 2025 com PSG e Atlético de Madrid

7 min. leitura

Ao que tudo indica, o Botafogo terá outro grande desafio logo após conquistar a Libertadores jogando a final com um a menos desde o primeiro minuto da decisão. No sorteio dos grupos da Copa do Mundo de Clubes 2025, o Glorioso caiu no grupo B com duas fortes equipes europeias — Paris Saint-Germain/FRA e Atlético de Madrid/ESP — junto do Seattle Sounders/EUA.

Ao que tudo indica, o Botafogo terá outro grande desafio logo após conquistar a Libertadores jogando a final com um a menos desde o primeiro minuto da decisão. No sorteio dos grupos da Copa do Mundo de Clubes 2025, o Glorioso caiu no grupo B com duas fortes equipes europeias — Paris Saint-Germain/FRA e Atlético de Madrid/ESP — junto do Seattle Sounders/EUA.

O grupo complicado se formou principalmente por conta do Fogão ter caído pote 3 da competição, ao ser o último time sul-americano a conquistar vaga. Isso fez com que, obrigatoriamente, enfrentasse um europeu vindo do pote A (PSG), além de outra pedreira vindo do pote 2 (Atlético) que só tinha o Red Bull Salzburg de time mais acessível.

Como chega o PSG para o Mundial de Clubes?

Já se foi a época em que o Paris Saint-Germain era um dos times mais temidos do mundo, tendo contado em sua multibilionária história nomes como Ibrahimovic, Neymar, Mbappé e Messi em um passado recente. 

Tanto que, apesar do time segue ainda sobrar no Campeonato Francês — onde está invicto, liderando na 13ª rodada já com 6 pontos de vantagem para o segundo colocado — a equipe parisiense está somente na 25ª posição no novo formato da Champions League.

Mas fato é que ainda se trata de um time com bons valores, sobretudo no sistema defensivo. No gol, Donnaruma passa por um momento turbulento na atual temporada, mas segue como um dos melhores goleiros do planeta. A linha defensiva segue bem estrelada com nomes como Skriniar e Marquinhos na zaga e, principalmente, Hakimi e Nuno Mendes nas alas — para muitos, a melhor dupla de laterais da atualidade.

A diferença está no meio e no ataque, setores onde o PSG aposta em jovens talentos para voltar aos tempos de glória. Os destaque vão para nomes como Zaire-Emery (18 anos), João Neves (20) e Vitinha (24) que já estão entre as referências do meio-campo, enquanto o centroavante Gonçalo Ramos (23) e o ponta Bradley Barcola (22) carregam as esperanças de gols da equipe.

Some esses jovens valores a veteranos como o campeão da Eurocopa 24 Fabián Ruiz no meio e o campeão mundial em 2018 Ousmane Dembelé encontre um time ainda muito perigoso no grupo do Botafogo.

Como chega o Atlético de Madrid para o Mundial de Clubes?

Apesar das oscilações nos últimos anos, sempre será complicado para qualquer time do mundo encarar o Atlético de Madrid. A equipe colchonera, comandada pelo argentino Diego Simeone, é tradicionalmente conhecida pela raça, entrega e jogo duro aliada a um ataque perigosoduro, que pode definir jogos a qualquer momento.

Defensivamente, nomes como o grande goleiro Jan Oblak, os zagueiros Gimenez, Witsel e Azpilicueta e os volantes Gallagher, De Paul, Koke e Llorente montam uma faixa central de jogadores muito fortes fisicamente — mantendo, ainda, muita qualidade para construir jogadas.

Mas o destaque dessa reta final de 2024 fica por conta da dupla de ataque composta por Antoine Griezmann e Julian Álvarez, recém-chegado à Madrid. A conexão entre os dois já vem rendendo muitos gols (18 em 23 jogos foram feitos pelos dois) com o ataque fluindo cada vez melhor a medida que o tempo passa.

Assim, a expectativa é não somente alcançar Real Madrid e Barcelona no Campeonato Espanhol, onde é 3º colocado, e seguir subindo na tabela da Champions (15º no momento, mas a somente 2 pontos do top 8). Apesar de não estar entre os francos favoritos ao título, fato é que o Atlético tem as ferramentas necessárias para equilibrar qualquer confronto no mata-mata.

Como chega o Seattle Sounders para o Mundial de Clubes?

Aqui está, de longe, o mais acessível dos adversários do Botafogo. A equipe da MLS que se classificou ao mundial com a conquista da Copa dos Campeões da Concacaf EM 2022 até atravessa bom momento, tendo recentemente chegado as finais de conferência da liga americana (perdendo por 1×0 a semifinal geral para o LA Galaxy). Entretanto, a qualidade do elenco e mesmo o atual desempenho seguem abaixo do alvinegro carioca.

O time de Seattle já teve elencos mais fortes e pode se reforçar até junho de 2025, mas hoje conta somente com o americano Jordan Morris e o eslovaco Albert Rusnák como destaques — Morris fez 13 gols e deu 6 assistências em 2024 enquanto Rusnák fez 10 gols e deu 13 assistências. 

Fora os dois, o técnico Brian Schmetzer tem dificuldades em montar um time mais completo e perigo, experimentando ainda a melhor forma de reforços recentes como Pedro de la Vega — que surgiu como promessa no Lanús-ARG) e chegou esse ano a equipe — se encaixarem e ajudarem os Sounders a chegar ao próximo nível.

Tudo indica que esse será o confronto-chave para as pretenções do Fogão no mundial, considerando que uma vitória na estréia contra os americanos pode dar chances de classificação ao mata-mata mesmo com um empate frente aos gigantes europeus do grupo B. 

Para conferir o desempenho do time e ficar de olho nos próximos confrontos rumo a Copa do Mundo de Clubes, fique de olho na tabela de jogos do Botafogo.

MARCADO: ,
Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso