Com a proposta de uma experiência imersiva, o Skeelo, maior aplicativo de best-sellers do país, estreia na Bienal do Rio destacando as novas possibilidades e tendências no consumo de conteúdo literário, como o audiobook.
Para o público infantil, o Skeelo Audiobooks apresenta o ‘Vini conta Branca de Neve’, de Vinicius Campos. Na obra, o autor atualiza o clássico onde a princesa tem o controle de sua vida, sem depender de um príncipe para ser feliz e nem beijada sem o seu consentimento. O objetivo do audiolivro é de aprofundar a proposta de Vinicíus em colaborar para uma infância menos tóxica às crianças e essencialmente diversa, a fim de construir uma sociedade menos machista e mais igualitária.
“As meninas crescem com a informação de que precisam de príncipes para salvar suas vidas e que para conquistar um menino precisam ser lindas, magras, dóceis, além de saber cuidar do lar e dos filhos. Essa rotulação é nociva e contribui para que nossas adolescentes sejam inseguras e nunca estejam felizes com sua imagem. Por outro lado, os garotos aprendem que não podem, por exemplo, beijar uma princesa que está dormindo sem ao menos contar com sua permissão. Além de nunca terem referenciais masculinos sensíveis, que choram e mostram suas fragilidades”, destaca Vinicius.
A nova versão da história não só traz um olhar mais moderno, falando de respeito e diversidade, mas também é construída com recursos de tecnologia 8D que, além das vozes dos artistas que deram vida aos personagens, proporcionam toda a ambientação da história com detalhes e efeitos que levam o ouvinte a imaginar cada cena do clássico infantil. Com fones de ouvido é possível sentir a história acontecendo como se estivéssemos dentro da história.
O 8D proporciona uma sensação de presença e movimento para quem está ouvindo o conteúdo e esse é um dos diferenciais deste audiobook. “Essa tecnologia é um instrumento que permite ao ouvinte se envolver na história como se ela estivesse acontecendo naquele momento, diante da pessoa. A sensação é realmente imersiva” explica Rodrigo Meinberg, CEO do Skeelo Audiobooks. Essa tecnologia já é adotada em alguns jogos e músicas que buscam proporcionar uma experiência tridimensional.
Vinicius Campos lembra que o audiobook, além de tendência que veio para ficar, não tem fronteiras e esse é outro ponto importante do projeto. “Ler é fundamental e ouvir é ainda mais estimulante. O audiolivro permite que toda criança entre em contato com a história, independentemente da idade e de saber ler. O mesmo vale para os adultos também. A proposta da distribuição gratuita faz parte desse olhar para disseminar mais respeito e amor desde a infância”.
Na releitura da Branca de Neve vários artistas renomados deram voz aos personagens, como Daphne Bozaski (Branca de Neve), Alinne Moraes (Rainha Má) e Tiago Abravanel (Espelho), além de grande elenco (Bruna Thedy, Drayzon Menezzes, Fabiano Augusto, Gabi Cywinski, Hugo Picchi, Ivan Parente, Micheli Machado, Natália Rodrigues, Orlando Caldeira, Robson Nunes e Tiago Moraes).
O audiobook é resultado de um trabalho que começou em maio, com financiamento coletivo no Catarse, envolvendo ações e personalidades, além da chegada do Skeelo. Diversos artistas se uniram à causa, entre eles os ilustradores Bruno Okada, Bruno Honda, Camila Poszar, Letícia Teodoro, Lila Cruz, Liz Harumi, Marília Mafé, Vic Matos e W. Loud que desenvolveram, cada um com seu estilo, as ilustrações para cada personagem da obra. Além deles, a chef Paola Carosella, que ficou encantada com a ideia, elaborou uma receita de bolo de maçã e aveia exclusivamente para o projeto.
Durante a Bienal, o público pode conferir o Audiobook estando a bordo do carro Taos, da Volkswagen, para uma experiência completa, ou ainda conferir a nova versão de Branca de Neve em totens digitais.
Quer entrar no clima do lançamento? Então coloca o fone de ouvido e aperta o play: https://conteudo.skeelo.app/vini-conta-branca-de-neve
Sobre Vinicius Campos
Ator, escritor e jornalista, há 14 anos é parte do elenco do Disney Channel. Atualmente, protagoniza a série Nivis – amigos de outro mundo, a primeira produção original totalmente inclusiva que combina personagens e cenários reais com animação 3D.
Em 2008, Vini publicou seu primeiro livro e desde então já são10 publicações, todas elas com a temática da diversidade para crianças e jovens.
Destaque para Rita e o manual para ser astronauta (Editora Melhoramentos, 2020), Vinicius Campos conta Grimm (Editora Melhoramentos, 2017), o best-seller O Amor nos tempos do Blog (Companhia das Letras, que já vendeu mais de 200 mil exemplares) e Agentes Especiais e o Mistério da Fábrica de Celulares (Sesi Editora, 2015),indicado ao Prêmio Jabuti 2016. Seus livros são frequentemente adotados pelas escolas de todo País.