O bailarino Décio Costa Neto, que atualmente vive em Paris, na França, é finalista do prêmio Melhor do Brasil na Europa 2022. Em parceria com The Diana Award, que premia jovens com o poder de mudar o mundo, e em prol da Fraternity Whithout Borders, organização humanitária idealizada pelo ator Wagner Moura, que atende famílias carentes em Moçambique, África, a revista fará a entrega das premiações. Décio é finalista na categoria Melhor Personalidade de Destaque Brasileiro na Europa.
Formado em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí, o bailarino atua como professor de dança há oito anos, e leva nossa brasilidade para a França. No carnaval, levou cerca de três mil foliões às ruas da capital francesa com o bloco de carnaval de rua, além de promover também a Festa de São João, tradicional em tantas regiões do Brasil.
Natural de Teresina (PI), Décio tem uma história de amor com a dança: logo aos 15 anos, ainda em sua cidade natal, se matriculou em um curso de ballet contemporâneo e, mais tarde, no ballet clássico, onde ganhou disciplina, corrigiu imperfeições de movimentos e aperfeiçoou sua técnica.
Símbolo de brasilidade na Europa, o bailarino valoriza o reconhecimento de seu trabalho tão distante de casa:
“A sensação de gratidão é enorme, concorrer a um prêmio como esse, que é parceiro de instituições tão
importantes, e ter meu trabalho reconhecido internacionalmente. Isso aumenta ainda mais minha vontade de levar a alegria do Brasil e da nossa cultura a todos os cantos do mundo. É uma honra muito grande”, completa.
A cerimônia de premiação acontecerá no próximo dia 25/09, às 20h (FRA) / 16h (BR), aos pés da Torre Eiffel, símbolo máximo da capital francesa.