Ao analisar a produção do artista mais ouvido em 2022, Bad Bunny, é possível notar diferentes misturas de estilos e letras envolventes, além do complemento do artista nas redes sociais, com sua personalidade singular e sua capacidade de cativar o público. A combinação de todas essas qualidades é apenas um dos motivos pelos quais o porto-riquenho está fazendo tanto sucesso nos últimos anos.
O artista nasceu em San Juan, no ano de 1994, e utilizou em 2015 a plataforma musical SoundCloud para lançar suas músicas; a partir disso, ele tem conquistado um público cada vez maior, entre sucessos como “Safaera”, “Dakiti” e “Mía”, que misturam reggaeton, trap, hip hop e música eletrônica.
Grande parte de seu expoente deve-se também à sua presença nas redes sociais, pois o artista acumula mais de 42 milhões de seguidores no Instagram, sendo por esse meio que ele aproxima o público, ao postar vídeos e fotos de seus shows, assim como making off de suas produções e até mesmo momentos pessoais. Tudo isso torna o fã ainda mais próximo do artista, desmistificando a distância imposta pela fama internacional.
Seja essa presença, a multifacetada música do artista ou até mesmo sua jornada e estética excêntrica, é certo que Bad Bunny figurou por três anos consecutivos na lista de artistas mais ouvidos do Spotify.
Isso demonstra um interesse público crescente em sua obra, denotando também uma compreensão da complexidade de seu trabalho, que perpassa temas como o amor e até temas políticos.
Outro destaque de toda sua produção é o álbum Un Verano Sin Ti (2022), que já rendeu ao artista o título de primeiro rapper latino a receber o prêmio de Melhor Artista do Ano no Video Music Awards (VMA) deste ano, além da indicação ao Grammy em importantes categorias, como Álbum do Ano, concorrendo com nomes de grande peso na indústria.
As negociações para a vinda do artista ao Brasil prosseguem na previsão de shows entre agosto e setembro de 2023; o projeto seria parte da turnê World’s Hottest Tour, e vale destacar que o porto-riquenho já se apresentou em diversos países, como Equador, Paraguai, Peru e Colômbia.
Os processos de negociação envolvem diversas frentes, desde a confirmação da data, logística e até a contratação de uma empresa de tradução para participar do processo e auxiliar nas tomadas de decisões gerais.