Aumento de receitas na empresa: entenda como isso acontece

Especialista diz que essa estratégia é fundamental para o crescimento sustentado da empresa e deve ser aplicada coordenadamente, considerando as individualidades de cada negócio

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Segundo o gestor empresarial Mateus Machry, para aumentar a receita da empresa, é importante revisar o portfólio dos produtos e serviços, já que muitas podem expandir a sua oferta, identificar lacunas no mercado ou atender demandas não satisfeitas dos seus clientes atuais. A introdução de novos produtos ou a diversificação de produtos, por exemplo, pode aumentar o tíquete médio por cliente. Machry conta que criar versões de prêmios, produtos existentes ou oferecer serviços complementares aumenta o valor percebido pelo cliente e, consequentemente, as receitas.

Além disso, otimizar a equipe de vendas e o processo comercial na totalidade significa investir na capacitação para melhorar a conversão dos leads em clientes. O uso de tecnologias automatiza partes do processo, como o CRM, que ajuda a melhorar o relacionamento entre o cliente e a empresa. “Uma equipe de vendas bem treinada, focada em atender as necessidades dos clientes e fechar negócios de forma mais eficiente, pode gerar um aumento expressivo nas receitas sem necessariamente aumentar os custos. É uma maneira eficaz de aumentar as receitas. Isso expande para outras regiões, conquistar novos segmentos de clientes ou explorar canais de distribuição on-line”, aponta.

Ferramentas digitais

Conforme o gestor empresarial, e-commerce, redes sociais e os próprios marketplaces permitem que a empresa alcance um público muito maior do que o tradicional, sem precisar de um grande investimento inicial. Para ele, o marketing digital, quando bem implementado, pode auxiliar a empresa a alcançar novos clientes com campanhas direcionadas e segmentadas, aumentando as vendas de forma mais eficiente.

Retenção de clientes

Machry reforça que os clientes fiéis são uma fonte contínua de receita e, em muitos casos, eles são responsáveis por grande parte do faturamento recorrente que a empresa tem em investir em programas de fidelidade, oferecendo estratégias que ajudam a aumentar a retenção e o valor vitalício de cada cliente.

Ele pontua que a gestão sistêmica permite que a empresa monitore a satisfação dos clientes e implemente para garantir que eles recomendem os serviços ou produtos para outra empresa. “Ao existir o fator exponencial, a empresa atrai um cliente, criando uma experiência única. Com isso, ele traz mais cinco clientes, e esses cinco entram em contato com a empresa, e trazem mais 25. Assim entramos no crescimento exponencial, que só tem indicação para clientes novos do próprio cliente que a empresa já conquistou e temos um crescimento de receita absurdo”, explica.

Parcerias estratégicas

De acordo com Machry, elas podem abrir novos canais de vendas e aumentar as receitas, firmando colaborações com outras empresas que compartilham o mesmo público, mas oferecem produtos ou serviços complementares. Ademais, pode-se criar novas oportunidades de receitas e parcerias de marketing que permitem ambas as empresas promover suas ofertas conjuntamente, dividindo custos e, assim, amplia-se o alcance das campanhas.

Mateus Machry – Foto divulgação

Matheus destaca que investir em pesquisas de desenvolvimento para criar soluções inovadoras ou adotar novas tecnologias que melhorem a experiência do cliente pode diferenciar a empresa no mercado e atrair novos consumidores. Ele ressalta que isso requer uma visão sistêmica para integrar as áreas de operação, vendas e marketing, garantindo que essas inovações sejam executadas e possam gerar um retorno esperado. “Todas essas ações devem ser coordenadas dentro de uma estratégia sistêmica. Cada decisão é tomada como base de dados e uma visão global do negócio. Isso garante que o aumento de receita seja sustentável, impactando positivamente o crescimento e a lucratividade da empresa”, finaliza.

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