Atividades relacionadas à exposição “Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira” seguem para todas as idades

Programação CCBB educativo – Arte e Cultura

9 min. leitura

O CCBB Educativo – Arte e Cultura, vinculado ao CCBB São Paulo, está em pleno funcionamento com uma variedade de atividades relacionadas à exposição “Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira”. Destacamos algumas dessas atividades:

O “Sensorial Estúdio–Encruzilhar-se” é uma atividade interativa e inclusiva que busca proporcionar uma experiência reflexiva da exposição, com reproduções de obras e elementos sensoriais. Já a “Oficina Integrada – Reparar o Imaginário” desafia os participantes a reinterpretar histórias por meio da colagem, inspirada na obra de Elidayana Alexandrino.

Para as crianças, o “Primeiro Brincar – Tecnologias Brincantes” convida os pequenos até 3 anos a participar de brincadeiras musicadas da tradição afro-brasileira. Enquanto isso, na “Oficininha–Autorretratos”, os pequenos a partir de 4 anos poderão criar seus próprios autorretratos para levar para casa.

Além disso, há a mediação de leitura “Que Livro é Esse?”, a contação de histórias em “Conto um Conto” e ações poético-performativas que surgem do envolvimento de cada educador com as obras no “InsPiraAção”. Todas essas atividades convidam adultos e crianças a desenvolverem novos olhares e perspectivas para a exposição.

As visitas mediadas, em português e Libras, estão disponíveis para as exposições “BIENALSUR – Signos na Paisagem” (até 19/fev) e “Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira”.

Confira a programação completa em: www.bb.com.br/cultura

Sobre CCBB educativo – Arte e Cultura
O projeto CCBB educativo – Arte e Cultura, parte integrante do CCBB São Paulo, tem como missão proporcionar uma experiência inclusiva e diversificada aos públicos visitantes, conectando-os de maneira mais profunda com as exposições e a programação cultural oferecida. Ele visa expandir o conhecimento, fomentar o pertencimento, estimular a interação e compartilhamento em arte e cultura, além de formar um público engajado por meio da apreciação e reflexão artística. Através de mediação, a criação de ações autorais, debates sociais, e a adaptação às necessidades e vivências do público, o projeto busca promover um ambiente acolhedor e representativo, estimulando a criatividade e expressão pessoal por meio de oficinas de arte e atividades interativas.

Ana Lívia Castro é Educadora e Comunicadora Formada em Letras pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Estudos Literários pela mesma instituição, Contadora de Histórias, Psicanalista em Formação, Pesquisadora das Artes da Fala e da Palavra como fenômeno humano. Atua em espaços de educação formal e não formal criando pontes e diálogos na interface arte, educação e saúde. Entende a escuta e a criação de textos como experiência estética. Atua desde 2010 na supervisão e orientação de projetos pedagógicos, podendo citar espaços como Centro Cultural Banco do Brasil, Sesc, Senac, Funarte, Fundação Bienal, Fundação Casa, Salas de Leitura de Redes de Ensino Público e Privado. Também atua na produção e revisão de textos e materiais educativos.

Encruzilhadas  da Arte Afro-Brasileira
A exposição “Encruzilhadas da arte afro-brasileira”, com curadoria de Deri Andrade, abordará a presença negra na historiografia da arte no Brasil a partir do mapeamento do Projeto Afro, plataforma de mapeamento de artistas negros/as/es, que fomenta a pesquisa e realiza programação pública desde 2018. Com cerca de 60 artistas, dos mais de 300 mapeados, a mostra busca recontar outra história da arte brasileira a partir da produção de artistas negros/as/es, com foco na produção contemporânea. A exposição, assim, elencará 5 artistas fundamentais para se pensar a história da arte no Brasil, Arthur Timótheo da Costa, Lita Cerqueira, Maria Auxiliadora, Mestre Didi, Rubem Valentim, relacionando-se com artistas contemporâneos, todos do mapeamento. Além de cinco artistas comissionados, como Lidia Lisboa, Elidayana Alexandrino, Gustavo Nazareno, Helô Sanvoy e Rafael Bqueer.

BIENALSUR – Signos na Paisagem
A exposição BIENALSUR – Signos na Paisagem é uma mostra que busca promover reflexões sobre a maneira como habitamos o mundo e como essa forma de habitar está modificando o planeta. A mostra apresenta artistas de diversas partes do globo criando formas de interagir artisticamente com um cenário natural que resiste, luta e renasce. Esta Bienal é organizada pela Universidade Pública da Argentina – UNTREF, e tem como um de seus propósitos contribuir, a partir de uma curadoria artística sul-americana, para a criação de uma nova cidadania cultural. A BIENALSUR – Signos na Paisagem reúne vídeos, fotografias em série, colagens digitais, instalações, pinturas sobre tela, entre outras linguagens. 

Programação gratuita do CCBB Educativo – Arte e Cultura

Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo

R. Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01012-000

Sensorial Estúdio – Encruzilhar-se
Todos os dias, exceto terças-feiras, as 10h às 18h. 1º andar do Prédio Histórico. Classificação: Livre

Oficina Integrada – Reparar o imaginário

Todos os dias, exceto terças-feiras. Horário: das 10h às 18h. 1º andar do Prédio Histórico. A partir de 5 anos

Som em Cena – Afrossentidos
Quinta à Segunda, das 13h30 às 14h. Rotunda do Prédio Histórico. Classificação: Livre 


Primeiro Brincar – Tecnologias Brincantes
Sábados e domingos, das 15h às 16h. Mezanino do Prédio Histórico. Até 15 pessoas.  Famílias com crianças de 0 a 3 anos.

Oficininha – Autorretratos  
Sábados e domingos, das 16h às 16h40. Mezanino do prédio histórico. Até 15 pessoas. Famílias com crianças de 4 a 7 anos. 

Contação de histórias Conto um Conto
Segundas, sextas, sábados e domingos, das 14h às 15h. Mezanino do Prédio Histórico.  Classificação: Livre.

Mediação de leitura “Que Livro é esse?”
Sábados e domingos, das 11h às 12h, Mezanino  do Prédio Histórico. Classificação: Livre.

Mediação Poética “InsPiraAção”
Quintas, 14h30 às 14h45. Espaços expositivos do CCBB, Prédio Histórico e Prédio Anexo. Classificação: Livre.

Visitas educativas – Agendadas
Segunda a sexta-feira (exceto terças e feriados), das 9h30 às 10h30 e das 15h às 16h. Espaços expositivos do CCBB, Prédio Histórico e Prédio Anexo. Até 45 pessoas por sessão. Classificação: A partir de 7 anos. 

Visitas educativas – Espontâneas
Segunda a sexta-feira (exceto terças-feiras), das 12h às 13h e das 17h às 18h e sábados e domingos, das 17h às 18h. Espaços expositivos do CCBB, Prédio Histórico e Prédio Anexo.Até 15 pessoas por sessão.
Classificação: A partir de 7 anos.

Visitas educativas em Libras
Sextas-feiras das 17h às 18h e domingos das 12h às 13h. Espaços expositivos do CCBB, Prédio Histórico e Prédio Anexo. Até 15 pessoas por sessão. A partir de 7 anos

SERVIÇO

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP 

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças 

Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.

Informações: (11) 4297-0600

Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.

Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.

Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).

Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso