Na Catedral de St Martin-in-the-Fields por £10 você pode ter uma noite romântica ouvindo um concerto à luz de velas de As quatro estações de Vivaldi. Localizado na Trafalgar Square, ao redor de vários restaurantes e museus, possibilitando a continuidade da noite, em um lindo cenário urbano. Sem dúvida uma noite para guardar na memória.
Na Piccadilly Circus, no coração de West End, você encontra a Catedral Saint James Piccadilly que oferece concertos clássicos na hora do almoço, alguns dias da semana gratuitamente. Assim como St Olave’s church, a única igreja com arquitetura medieval ainda encontrada na cidade. Muitas catedrais são vistas como pontos culturais, oferecem cafés, bibliotecas e eventos para caridade.
A catedral St Paul um ponto turístico em Londres também oferece concertos e já foi votada como a construção mais bonita da cidade.
As igrejas em Londres, em sua maioria, prestam diversos serviços culturais à sociedade. Nos bairros, as aulas de balé, teatro e música, são comuns em salas alugadas de igrejas, que também locam o espaço para eventos de caridade e de final de ano.
Muitos grupos de teatro amador, também se utilizam desses espaços para ensaiar e apresentar seus projetos artísticos.
Esses projetos nada tem a ver com a religião, são realmente salas alugadas ou até mesmo doadas para o incentivo da cultura na comunidade.
Aulas de “cante e brinque” para bebês também são oferecidas, proporcionando uma interação entre mães e bebês na primeira infância, além de ajudar no desenvolvimento da fala.
Assim, fica o exemplo de como a estrutura de uma igreja pode ampliar a Cultura de uma cidade e proporcionar música clássica para a população. Vamos explorar isso?
Fernanda Magnani – Atriz, Professora de Teatro e Palestrante