Um novo aplicativo tem ganhado as pautas dos veículos de comunicação nas últimas semanas. Segundo o Google, a busca pelo app Clubhouse aumentou em 525% entre 30 de janeiro e 6 de fevereiro. A funcionalidade da plataforma é por conversas em áudio e só é permitido o uso de quem tenha um Iphone. De forma restrita, só é possível baixar o mesmo quem recebe um convite, tornando assim algo bem restrito e seleto.
Selecionamos 12 curiosidades sobre esse app que tem dado o que falar e já chamou atenção de grandes influências como Elon Musk, Oprah Winfrey, Drake, Ashton Kutcher e o Boninho do Big Brother Brasil.
- O aplicativo é exclusivo para usuários de Iphone.
- Mesmo que você tenha um aparelho compatível, ainda é necessário receber um convite para poder baixar.
- A plataforma é apenas para bate-papo em áudio. A única foto permitida é a do perfil.
- Os ambientes são definidos por temas (lembrando a dinâmica das primeiras salas de bate-papo da internet), mas é possível criar salas liberadas para conversas entre amigos.
- Em salas pequenas, todos os usuários podem permanecer com o microfone ligado, entretanto, nas maiores, o moderador do ambiente pode optar por controlar quem fala ou não. Pode também optar por apenas ele falar.
- Quem deseja dizer algo, precisa utilizar um emoji de mão levantada e esperar sua vez.
- Não é possível gravar uma conversa (com exceção de quando um usuário relata algum abuso dos termos de uso). O limite de ouvintes por sala é de 5 mil pessoas simultâneas.
- Caso um usuário tente gravar a conversa, uma mensagem do aplicativo aparecerá no celular dizendo que isso fere os princípios da plataforma e que a pessoa poderá ser excluída se continuar gravando.
- É preciso tomar cuidado com quem se convida. Caso a pessoa que você convidou violar uma regra, você também poderá ser punido pelo ato.
- Por enquanto, cada usuário tem o direito de enviar convite apenas a duas pessoas para entrar no Clubhouse.
- O app dá direito a cada usuário criar um “Club”, uma espécie de comunidade para reunir pessoas com interesses em comum.
- Ele possui uma timeline com os chats que estão ocorrendo naquele momento, ainda é possível ver quais salas estão programadas.
O aplicativo criado pelo ex-funcionário do Google, Rohan Seth e pelo empresário do Vale do Silício, Paul Davidson, foi lançado em março de 2020, mas só chamou a atenção do grande público quase um ano depois. Uma versão para Android está sendo desenvolvida.