Aprenda a estabelecer políticas de trabalho remoto

11 min. leitura
Aprenda a estabelecer políticas de trabalho remoto

O trabalho remoto se tornou muito comum durante e após a pandemia do coronavírus em 2020, uma vez que essa era a única forma de trabalho viável na época.

Dessa forma, desde uma fábrica de display promocional até uma loja de roupas precisaram se adequar à nova realidade.

Continue lendo este artigo e compreenda um pouco mais sobre as políticas de trabalho remoto, os seus benefícios e entre muitos outros fatores.

O que são políticas de trabalho remoto?

As políticas de trabalho remoto são um conjunto de regras e orientações estabelecidas por uma empresa com o objetivo de governar o trabalho remoto de seus funcionários.

Essas políticas definem as expectativas e requisitos para os colaboradores que trabalham fora do escritório, como horários de trabalho, comunicação, responsabilidades, produtividade, segurança de dados e uso de ferramentas e tecnologias.

Por exemplo, um profissional que trabalha realizando gravação a laser precisa estar a par de suas funções em um trabalho home office, como o modelo funciona, as suas obrigações e entre outros aspectos.

As políticas de trabalho remoto são importantes porque garantem que todos os funcionários estejam cientes das expectativas e requisitos da empresa para esse modelo de trabalho.

Esse fator ajuda a garantir que os funcionários trabalhem de forma produtiva e eficiente, mesmo quando estão trabalhando fora do escritório, e que a empresa possa manter a colaboração e a comunicação adequadas entre os membros da equipe.

Isso acontece porque desde a função de alugar tenda para festa até a gerenciar todos os trabalhadores demanda uma boa comunicação, sendo esse um dos maiores desafios quando se trata de colaboradores que realizam as suas atividades em uma longa distância.

As políticas de trabalho remoto também ajudam a proteger a empresa e seus funcionários, fornecendo orientação sobre segurança de dados, políticas de segurança e saúde e outras questões legais e regulatórias relacionadas ao trabalho remoto.

Por fim, as políticas também podem ajudar a criar um ambiente de trabalho mais flexível e adaptável, permitindo que os funcionários trabalhem de forma mais eficiente.

Por exemplo, se você precisa realizar uma pesquisa de mercado, como “tecido veludo preço”, a fim de encontrar os melhores resultados, é possível flexibilizar o seu horário, o permitindo trabalhar quando quiser e entregando a tarefa dentro do prazo estipulado.

Os benefícios das políticas de trabalho remoto

As políticas de trabalho remoto trazem muitos benefícios para as empresas e seus funcionários, onde dentre eles podem-se citar:

  • Maior flexibilidade;
  • Acesso a talentos globais;
  • Redução de custos;
  • Maior produtividade;
  • Satisfação dos funcionários;
  • Redução de emissões de carbono;
  • Melhor resiliência empresarial.

Essas são as principais vantagens que as políticas de trabalho remoto podem proporcionar para a sua organização, sendo muito importante a sua implantação em determinadas situações.

Maior flexibilidade

As políticas de trabalho remoto permitem que os funcionários trabalhem em horários mais flexíveis, o que pode melhorar a qualidade de vida e reduzir o estresse.

Como já mencionado, o seu funcionário pode entregar as atividades necessárias no prazo estipulado e ainda as realizar nos melhores momentos para ele, se organizando da melhor maneira possível.

Por exemplo, se ele precisa realizar a análise de uma injeção plástica, mas o seu filho vai jogar bola no time da escola, ele pode se organizar para conseguir realizar a tarefa no momento que quiser e ainda assistir ao jogo.

Acesso a talentos globais

Com as políticas de trabalho remoto, as empresas podem contratar funcionários em qualquer lugar do mundo, o que pode aumentar o acesso a talentos e habilidades especializadas.

Por exemplo, se você possui uma empresa de moda e precisa desenvolver o design de um cinto de couro legítimo feminino, pode buscar por talentos em todos os cantos do mundo, uma vez que a internet não possui barreiras.

Redução de custos

As políticas de trabalho remoto podem ajudar as empresas a reduzir os custos de escritórios e deslocamentos, além de permitir que os funcionários economizem dinheiro em transporte e alimentação.

Por exemplo, uma empresa de celulose que desenvolve papelão ondulado pode facilmente reduzir os seus custos em diversos fatores, como luz, água e entre outros, ao disponibilizar o trabalho remoto para alguns de seus funcionários.

Maior produtividade

Muitos funcionários relatam que são mais produtivos trabalhando remotamente, o que pode ajudar a aumentar a eficiência e reduzir o desperdício de tempo.

Dessa forma, desde o desenvolvimento de fitilhos mais resistentes até a criação de um design de uma marca podem ser efetuados da melhor maneira possível, tanto para a empresa quanto para os seus profissionais.

Satisfação dos funcionários

As políticas de trabalho remoto podem melhorar a satisfação dos funcionários, fornecendo maior flexibilidade, autonomia e qualidade de vida.

Redução de emissões de carbono

Ao reduzir as viagens e os deslocamentos diários, as políticas de trabalho remoto também podem ajudar a reduzir as emissões de carbono e contribuir para a sustentabilidade ambiental.

Com isso, o modelo home office auxilia não apenas as organizações e colaboradores, como também o planeta como um todo.

Melhor resiliência empresarial

As políticas de trabalho remoto podem ajudar as empresas a se tornarem mais resilientes e adaptáveis, permitindo assim que elas continuem a operar e a colaborar, mesmo em situações de crise ou emergência, como foi o caso da pandemia em 2020.

Dicas de políticas de trabalho remoto

Existem diversas dicas para conseguir estabelecer políticas eficazes de trabalho remoto, onde dentre as principais, podem-se citar:

  • Definir expectativas claras;
  • Comunicar regularmente;
  • Estabelecer regras para segurança de dados;
  • Fornecer equipamentos adequados;
  • Estabelecer limites claros;
  • Monitorar a produtividade;
  • Fornecer suporte e treinamento adequados;
  • Adaptar-se às mudanças.

Essas são as principais dicas para conseguir implementar políticas de home office que sejam claras e permitam com que a sua organização obtenha sucesso em seu negócio.

Definir expectativas claras

É importante definir claramente as expectativas para o trabalho remoto, incluindo horários de trabalho, comunicação, responsabilidades e produtividade.

Comunicar regularmente

Outro ponto que é muito importante é o fato de que você deve manter a comunicação regular com os seus funcionários que trabalham remotamente, usando ferramentas de comunicação adequadas, como e-mail, videoconferência, chat ou até mesmo o telefone.

Estabelecer regras para segurança de dados

As políticas de trabalho remoto devem incluir orientações sobre segurança de dados, abrangendo o uso de senhas fortes, o armazenamento seguro de dados confidenciais e o acesso restrito a informações sensíveis.

Isso acontece porque a internet está sempre coletando dados sobre os seus usuários, com o objetivo de disponibilizar resultados mais eficientes, entretanto essas informações devem ser protegidas de entidades mal intencionadas, a fim de firmar a sua segurança.

Fornecer equipamentos adequados

As empresas devem fornecer aos funcionários remotos equipamentos e tecnologias adequadas para realizar o seu trabalho, incluindo computadores, softwares, acesso à internet de alta velocidade e outros recursos que são extremamente necessários.

Com isso você estará fornecendo os meios necessários para que os profissionais entreguem os resultados exigidos a eles.

Estabelecer limites claros

É importante estabelecer limites claros para o trabalho remoto, incluindo limites de horário e períodos de descanso, a fim de garantir que os colaboradores possam se desconectar e recarregar as suas energias.

Monitorar a produtividade

As empresas devem monitorar a produtividade dos funcionários remotos a fim de garantir que eles estejam cumprindo com as suas obrigações e também desempenhando as expectativas estabelecidas.

Fornecer suporte e treinamento adequados

As empresas devem fornecer suporte e treinamento adequados para os seus funcionários remotos, incluindo as orientações sobre como usar ferramentas e tecnologias, como gerenciar o tempo e a produtividade e como manter a motivação e o engajamento.

Adaptar-se às mudanças

As políticas de trabalho remoto devem ser flexíveis e adaptáveis para se adequarem às mudanças nas necessidades e circunstâncias dos colaboradores e da empresa.

Ao seguir essas dicas, as organizações podem estabelecer políticas eficazes de trabalho remoto que promovam a produtividade, a segurança e a satisfação dos funcionários, além de contribuir para a resiliência e adaptabilidade da empresa.

Exemplos de empresas

Existem muitas empresas em todo o mundo que adotaram políticas de trabalho remoto e obtiveram sucesso com ela, sendo alguma delas:

  • Automattic;
  • Zapier;
  • InVision;
  • GitLab;
  • Buffer;
  • Trello.

Essas são apenas algumas das empresas que demonstraram que é possível ter sucesso com o trabalho remoto, estabelecendo políticas e processos eficazes com o objetivo de garantir a comunicação, a colaboração e a produtividade dos funcionários remotos.

Como você pôde perceber, o trabalho remoto possui muitas vantagens, tanto para a sua organização, como para os seus colaboradores e para o meio ambiente, sendo assim muito importante a sua implantação em alguns casos, acompanhando assim o mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso