Com direção de Levi Luz e Bia Hetzel e roteiro de Flávia Lins e Silva (“Detetives do Prédio Azul”) e Camila Queroz, o curta-metragem de animação “Cora e os Corais” será lançado no dia 16 de março no canal de YouTube do Projeto Coral Vivo. O acesso será livre e gratuito para todos os públicos. O filme, que contou com a consultoria científica de Clovis Castro, Débora Pires e Flávia Guebert, do Projeto Coral Vivo, utiliza uma técnica de animação que mistura ilustrações 2D feitas por Mariana Massarani – marcando a estreia da consagrada ilustradora em animações – com fotografias de Áthila Bertoncini. Para chamar a atenção para a ameaça do plástico no oceano, todos os objetos feitos desse material aparecem como fotografias misturadas aos desenhos de Massarani. A obra, que prima pela originalidade e qualidade, foi idealizada pelo Projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras, e produzida pelo Instituto Coral Vivo.
“Cora e os Corais” acompanha as aventuras de uma menina de origem indígena de 8 anos e de seu primo, Cauê, de 9, em um passeio no barco de turismo dos avós durante o Carnaval. O filme leva os espectadores a uma jornada submarina, destacando a importância do cuidado com o oceano e apresentando algumas das espécies que habitam o trecho de maior biodiversidade de nosso litoral, como corais, peixes sargentinhos, tubarões-lixa, polvos, tartarugas-marinhas e arraias.
Durante um mergulho especial, Cora descobre que tem superpoderes: consegue escutar a vida marinha. Ela presta atenção nos avisos e reclamações de quem vive no oceano em relação às ameaças causadas pelos humanos, como uma âncora jogada em cima dos corais, uma sacola plástica engolida pela tartaruga e um copo descartável e outros objetos perdidos no mar. Usando sua sensibilidade ímpar, Cora dá voz aos pedidos dos animais: pede mais cuidado e carinho com o oceano e lembra que lugar de plástico não é no mar. Graças aos cuidados da família de Cora com o ambiente coralíneo, os seres marinhos voltam à tranquilidade e todos os personagens do filme, inclusive os turistas embarcados no cruzeiro, presenciam o maior show do oceano: o momento mágico da Lua Nova de Carnaval, durante o qual, todos os anos, acontece a desova dos corais-cérebro-da-Bahia.
Ao todo, mais de 30 profissionais estiveram envolvidos nessa produção, desde a construção do roteiro até o trabalho de animação, dublagem e edição. O filme apresenta também uma trilha sonora única e rica em ritmos e instrumentos brasileiros, que ajuda o público a mergulhar ainda mais na aventura de Cora, Cauê e dos seres marinhos. Cinco músicas feitas especialmente para o filme pela compositora Paula da Matta compõem o álbum “Cora e os Corais”, disponível nas plataformas de streaming de áudio Spotify e Apple Music.
SINOPSE
Cora, uma menina de 8 anos, vai passar o feriado de Carnaval em Mar Belo, litoral da Bahia, na casa de seus avós, com quem vive Cauê, o primo de 9 anos. Após perder uma sacola plástica no mar durante um passeio no barco de turismo do avô Tonhão, Cora descobre que os recifes de coral não são pedras espalhadas pelo mar, e sim colônias de seres vivos que vivem fixo e são muito animados, bons de festa e de conversa, zeladores fundamentais para o equilíbrio entre a teia de vida que existe entre o mar e a terra. Com uma sensibilidade extraordinária, traduzida no superpoder de conseguir ouvir o que os seres marinhos têm a dizer, Cora acaba levando sua família e os turistas embarcados não só a “escutar” as vozes da natureza, mas também a se apaixonar pelo mundo marinho e testemunhar um dos espetáculos mais lindos do oceano: a desova dos corais. Animação. 12 minutos.
FICHA TÉCNICA
Produção: Instituto Coral Vivo
Produção Executiva: Bia Hetzel
Direção geral: Levi Luz & Bia Hetzel
Escrito por: Flávia Lins e Silva & Camila Targino Queroz
Roteiro final: Flávia Lins e Silva & Bia Hetzel
Ilustrações: Mariana Massarani
Fotografias: Áthila Bertoncini
Animação: UPX Studio
Direção de Animação: Bruno Vidigal & Levi Luz
Animadores: Hugo Muros, Ivan Baptista, João Vitor e Mayha Bravo
Edição e Efeitos Especiais: Bruno Vidigal
Composição e Direção Musical: Paula da Matta
Arranjos Musicais: Julio Merlino
Produção de Áudio: Estúdio Doublesound
Direção de Vozes: Karina Fonseca
Gravação de Vozes: Roberto Freitas & Luiz G D´Orey
Edição de Som: Ulysses Lopes
Desenho de Som & Mixagem: Luiz G. D´Orey
Consultoria Científica: Clovis Castro, Débora Pires & Flávia Guebert
Assistente de Produção na Bahia: Fábio Negrão
DUBLADORES:
Vozes Originais
Cora | Malu Marques
Cauê | Victor Hugo
Cleide | Martha Cohen
Tonhão | Ricardo Rossato
Vozes em ordem de aparição
Maju Helman | Boca 917, Tartaruga, Turistas
Barbara de Freitas | Filhotes do Sargentinho
Priscila Figueiredo | Barracuda, Boca 49, Boca 824
Silvio Gonzalez | Tubarão-Lixa, Polvo, Turistas
Nany Assis | Arraia, Boca 88, Boca 109
Karina Fonseca | Boca 22, Turistas
Sara Souza | Turistas
SOBRE O PROJETO CORAL VIVO
O PROJETO CORAL VIVO nasceu no Museu Nacional/UFRJ, a partir de pesquisas em recifes e ambientes coralíneos brasileiros. Desde 2006, com o patrocínio da Petrobras, além de parcerias locais e nacionais, passou a atuar junto a vários setores da sociedade, como os órgãos governamentais; as universidades e escolas; os conselhos gestores; o segmento de turismo; os pescadores e os coletivos jovens. O projeto possui uma Rede de Pesquisas com 14 instituições envolvidas e uma Base de Pesquisas e Visitação em Porto Seguro (BA). Juntamente com o ICMBio, realiza a coordenação executiva do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais), que inclui 18 áreas geográficas e 52 espécies ameaçadas. Suas ações de educação incluem a formação continuada de professores e a edição de publicações de divulgação científica. O projeto tem vários e importantes livros publicados, disponibilizados gratuitamente para download em seu site, além de uma produção científica robusta e internacionalmente reconhecida e referendada. Nas redes sociais, o Coral Vivo já tem mais de 370 mil seguidores. Venha mergulhar nessas redes para saber mais e, quem sabe, ser colaborador e apoiador do Coral Vivo: coralvivo.org.br
SOBRE A EQUIPE DE “CORA E OS CORAIS”
LEVI LUZ nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. É diretor cinematográfico, especialista em animação e efeitos especiais, graduado em Filosofia pela UFF. Tem vários prêmios nacionais e internacionais em comerciais de animação para publicidade, com mais de 100 filmes em animação realizados ao longo de 20 anos de carreira publicitária. Também foi diretor de arte do programa Globo Ecologia de 1998 até 2000. É fundador do Animator Produtora Escola, curso livre de animação e artes, e professor do Curso de Animação de Personagens no SENAC.
BIA HETZEL nasceu na cidade do Rio de Janeiro. É escritora, editora, fotógrafa e naturalista. Tem vários livros publicados e uma premiada produção voltada para crianças e jovens. Recebeu o Prêmio Jabuti de Autor Revelação em 1995, com o livro “Rosalina, a pesquisadora de homens”, e vários de seus livros foram condecorados com o selo “Altamente Recomendável”, da FNLIJ. Recebeu também a menção “White Ravens”, da Biblioteca Internacional de Munique, além do Prêmio “O Melhor para a Criança” da FNLIJ. Desde 1990 participa de projetos de pesquisa e conservação de baleias e golfinhos e, desde 2020, é Coordenadora de Imagem do Projeto Coral Vivo.
FLAVIA LINS E SILVA nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Uma das roteiristas e escritoras para a infância mais importantes e premiadas do Brasil, mora em Portugal desde 2016. Adora velejar e fazer stand up no mar. Criou a série Detetives do Prédio Azul, há dez anos no ar, e a série de livros “Diário de Pilar”, que também virou série na TV pela NatGeo Kids. Desde 2021, mergulhou de cabeça no time do Coral Vivo com a criação do curta-metragem “Cora e os Corais”, parceria com Mila Queroz.
CAMILA TARGINO QUEROZ nasceu na cidade de São Paulo. Escritora e roteirista especializada em animações, ama criar gentes e mundos que habitam livros e séries. É apaixonada pelo mar e por seus seres, por isso vibrou ao entrar para o time Coral Vivo, colaborando no roteiro do curta-metragem “Cora e os Corais”, em parceria com a premiadíssima Flávia Lins e Silva, com quem teve a alegria de também trabalhar na série Diário de Pilar.
MARIANA MASSARANI nasceu na cidade do Rio de Janeiro. É uma das ilustradoras mais premiadas do Brasil e também escreve livros para crianças. Costuma ter seu trabalho exposto em importantes catálogos, mostras nacionais e internacionais. Já ilustrou cerca de 200 livros com técnicas variadas e um traço inconfundível. É autora de contos clássicos que estiveram entre os aplicativos mais adorados do Brasil entre 2011 e 2015. É também mergulhadora e colaboradora de projetos de pesquisa marinha e da revista Ciência Hoje das Crianças.
PAULA DA MATTA nasceu na cidade do Rio de Janeiro. É um dos maiores expoentes em piano da atualidade no Brasil e faz concertos solo nas principais salas de concerto do país, bem como na Europa, Estados Unidos e América Latina. É também compositora e professora associada de Música de Câmara da UFRJ, universidade na qual fez mestrado. Fez doutorado pela Unirio, com estágio na Université de Paris IV- Sorbonne. Sua discografia elogiada pela crítica especializada inclui gravações de compositores brasileiros, Liszt e Chopin. Desde 2020, Paula colabora com o time Coral Vivo, engrandecendo as produções audiovisuais do projeto e o aplicativo “ABC dos recifes de coral” com suas composições e interpretações.
LUIZ GUILHERME D´OREY nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira profissional nos estúdios da Som Livre, em 1980, como engenheiro de gravação, e nessa empresa gravou inúmeros artistas de todos os gêneros musicais. Em 1995, fundou o estúdio Doublesound, especialista em dublagem, diálogos originais e finalização de áudio para filme. A Doublesound foi responsável por pela versão brasileira dos mais icônicos filmes de animação da história, como “Toy Story”, “Shrek”, “Monstros S.A”, “Como treinar seu dragão”, dentre muitos outros. D´Orey mergulhou na primeira produção de animação do Projeto Coral Vivo com a mesma paixão com que produziu o áudio da versão brasileira de clássicos da animação mundial.
BRUNO VIDIGAL nasceu na cidade do Rio de Janeiro. É engenheiro mecânico graduado na PUC-RJ e tem MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha desde 1986 na produção de filmes em desenho animado e animação 3D, com passagem pela TV Globo e TV Manchete. Em 1994 fundou a empresa UPX Studio, pela qual já dirigiu e produziu mais de 200 filmes em animação. Em 2009, a UPX Studio teve um projeto premiado dentre mais de 250 inscritos para produção do episódio-piloto para série de animação para TV no Concurso AnimaTV, o filme Hiperion, filme totalmente produzido em animação 3D.
CLOVIS BARREIRA E CASTRO nasceu em Niterói. É biólogo marinho formado pela UFRJ, com doutorado em zoologia pela USP e professor titular aposentado do Museu Nacional/UFRJ. Publicou dezenas de artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, além de livros e capítulos de livros. Atuou em divulgação científica e na área de políticas públicas. Participou do movimento para criação dos Parques Nacionais dos Abrolhos e de Fernando de Noronha, entre outras unidades de conservação. Fundou o Projeto Coral Vivo, junto com Débora Pires, em 2003, atuando como Coordenador Geral por 14 anos (2003-2017). Foi um dos fundadores do Instituto Coral Vivo (2013). Atualmente é Coordenador de Planejamento do Projeto Coral Vivo e Conselheiro Curador do Instituto Coral Vivo.
DÉBORA PIRES nasceu na cidade do Rio de Janeiro. É doutora em ciências biológicas, especialista em zoologia marinha e professora titular aposentada do Museu Nacional/UFRJ. Publicou vários artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, além de livros e capítulos de livros. Atuou em publicações de divulgação científica e também em políticas públicas, destacando-se seu envolvimento na criação de várias unidades de conservação marinha. Fundou o Projeto Coral Vivo, junto com Clovis Castro, em 2003, atuando em sua rede de pesquisas e como Coordenadora de Comunicação por 16 anos. Atualmente é Coordenadora de Criação e Produção do projeto, no qual faz também a consultoria científica de todas as publicações.
FLÁVIA GUEBERT nasceu em Curitiba, Paraná. Oceanógrafa, tem doutorado em oceanografia biológica e é especialista em zoologia. Desde o início de sua vida profissional atuou em projetos e cursos de ecologia e conservação marinha, com monitoramento ambiental, comunidades de pescadores e populações tradicionais, impactos antrópicos, estudos sobre o lixo marinho e manutenção de unidades de conservação marinhas. É Coordenadora Geral do Projeto Coral Vivo, desde 2017, e mora no Arraial D´Ajuda, Bahia, próximo à base do projeto. É também Conselheira Diretora do Instituto Coral Vivo. Maestrina de um grande cardume de profissionais das mais diversas áreas, tem dois filhos pequenos que a inspiraram a mergulhar com olhos científicos mas também lúdicos na produção desta animação.
ÁTHILA BERTONCINI nasceu em Criciúma, Santa Catarina. é oceanógrafo e Coordenador Nacional de Pesquisa do Projeto Meros do Brasil, além de Professor Visitante do Programa de Pós-graduação em Ecologia da UFSC. Fotógrafo subaquático e de conservação desde 2003, participou de dezenas de expedições científicas no Brasil e no exterior. Suas fotos já foram publicadas em revistas, jornais, livros e periódicos científicos de grande circulação. Autor da imagem da garoupa na cédula de R$ 100. Bicampeão Brasileiro de Fotografia subaquática (2013 e 2015) e medalhista no Campeonato Mundial de Fotografia Subaquática da CMAS na Holanda em 2015.
FÁBIO NEGRÃO nasceu na Ilha de Itaparica, Bahia. Graduado em Pedagogia, naturalista, é instrutor avançado de mergulho autônomo e uma referência no turismo marinho e no apoio a projetos de pesquisa e conservação no estado da Bahia. Foi Secretário de Meio Ambiente de Caravelas e colaborador e conselheiro de unidades de conservação. É também cinegrafista subaquático, produtor e diretor cinematográfico, com trabalhos junto ao Projeto Larus/UFSC, e com curta-metragens para tevê e YouTube, como as séries “SC por Inteiro” e “SC 100 anos de História”, produzidas pela RBS TV, e a série “Amar o Mar”, do Projeto Coral Vivo, com o qual colabora há quase duas décadas e do qual atualmente é o Coordenador de Sensibilização.