Escute, aqui.
Alexia Evellyn já acumulou mais de 8 milhões de streams globais desde sua estreia neste verão, levando sua música para o mundo. Seu sucesso a levou a se apresentar na TV nacional da China para mais de 150 milhões de espectadores, alcançando quase 1 bilhão de visualizações nas redes sociais locais.
Agora, no dia 14 de fevereiro, Alexia lança seu aguardado EP de estreia, Dark Side EP.
O EP é uma jornada interna que começa com uma mulher que percebe estar presa em uma gaiola. Ela se reconecta com sua fúria, lambe suas feridas e segue os fios que a guiam para fora dessa caixa, de volta ao seu corpo, resgatando partes perdidas de si mesma no deserto.
“Este EP é o começo da jornada dela. Da minha jornada. Essas músicas têm um significado profundo para mim. Compartilhei minhas feridas mais profundas com vocês e tive minha alma despedaçada ao reviver tudo enquanto escrevia essas letras. Quando você ouve, está segurando minhas lágrimas e meu coração.”
O caminho até aqui não foi fácil para Alexia. Apesar de ter conquistado mais de 5 milhões de seguidores em suas redes sociais no último ano, há quatro anos ela quase desistiu da música.
Desde criança, Alexia tocava violoncelo e conquistou uma bolsa universitária para estudar canto, mas a confiança para abraçar sua própria voz só surgiu quando assinou contrato como vocalista principal do Cirque Du Soleil em 2019. Porém, às vésperas de sua primeira turnê mundial, a pandemia cancelou seu sonho antes mesmo de começar. Afundada em depressão, quase abandonou a música para sempre. Foi com o incentivo de um amigo que começou a cantar em diversos lugares, gravando vídeos para postar online. Rapidamente, um público se formou ao redor de suas interpretações a capella de músicas tradicionais e do pop moderno, gravadas em paisagens deslumbrantes do Brasil.
“Estar em contato com pessoas que amavam as mesmas coisas que eu me fez sentir, pela primeira vez, que eu não era tão estranha assim. Na verdade, existem muitas pessoas como eu espalhadas pelo mundo. Eu só não as conhecia ainda.”
Com sua crescente presença digital, Alexia passou grande parte de 2023 na Europa criando músicas originais e colaborando com compositores que sempre admirou. De volta ao Brasil, adicionou as raízes culturais e gravações de campo de locais como Bahia e a Floresta Amazônica às suas canções. “A maioria das músicas do EP foi escrita na minha primeira viagem para fora do Brasil” ela compartilha. “O single do EP, “Dark Side”, por exemplo, surgiu em menos de 30 minutos, apenas com vozes, tambores, sementes e outros instrumentos de percussão brasileira, ao lado da dupla de produtores My Riot. Ah, e os gritos na música? São sons que fazemos em festas de rua tradicionais brasileiras.”
Alexia compartilha: “O ritmo da canção é inspirado no Olodum, um gênero baiano que marcou minha infância, já que minha família é de lá. É uma música onde exploro minhas raízes vocais e, ao mesmo tempo, me aprofundo no universo pop pela primeira vez. A música, para mim, é um ritual de iniciação. Como mulher, como ser humano. E essa garota que agora fala com vocês está pronta para um novo capítulo. O single “Dark Side” representa isso para mim. Um novo momento, onde finalmente aceito o chamado para a aventura.”
Dark Side EP Tracklist
01 Savage Daughters (3:47)
02 Hold On (3:18)
03 Terra (3:39)
04 Dark Side (3:07)
05 Bailarina (4:15)
06 Scars (3:39)
Escute aqui.
Sobre a ForMusic:
Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras.