A fotografia entrou na vida de Alexandre Monteiro de forma inesperada, mas rapidamente se tornou uma grande paixão. Tudo começou em 2019, durante uma viagem aos Estados Unidos, quando um amigo lhe pediu para trazer uma câmera fotográfica ao Brasil. O que ele não imaginava era que o equipamento recebido em seu hotel era um lançamento profissional da Canon na época.
Ao testar a câmera para verificar se tudo estava funcionando corretamente, Alexandre descobriu um universo completamente novo. Os registros que fez durante a viagem receberam elogios de amigos e familiares, mas o impacto foi ainda maior em nível pessoal. Fotografar o cotidiano e as paisagens da cidade que visitava despertou nele uma emoção transformadora, marcando o início de uma relação definitiva com a fotografia.
De volta ao Brasil, entregou a câmera ao proprietário, mas não demorou para adquirir seu primeiro equipamento fotográfico. Desde então, não parou mais de fotografar. Apaixonado por paisagens, Alexandre vê a fotografia como uma forma de terapia e também como uma espécie de magia capaz de eternizar momentos e contar histórias através das imagens.

Servidor público por muitos anos, formado em Administração de Empresas e com três pós-graduações, Alexandre se aposentou em março de 2026 e passou a dedicar-se integralmente à arte que aprendeu a amar.
Recentemente, o fotógrafo participou da exposição coletiva “O Registro do Olhar”, mostra que integra a Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea (BELA). Com curadoria de Edson Cardoso, a exposição reúne fotógrafos e artistas visuais que utilizam a imagem como instrumento de expressão e reflexão.
Na mostra, Alexandre apresentou trabalhos que evidenciam sua sensibilidade ao registrar paisagens, cenas do cotidiano e memórias, revelando a capacidade da fotografia de preservar instantes e traduzir emoções. A exposição destaca justamente esse olhar atento às transformações do mundo, valorizando a fotografia como uma poderosa linguagem artística.
Mais do que registrar imagens, Alexandre Monteiro busca compartilhar experiências e sentimentos através de suas lentes, convidando o público a observar com mais atenção a beleza presente nos detalhes da vida.
Instagram: @amonteiro.photos
