Desde o início da história do Brasil, outros países possuem uma influência em diversos assuntos no país, seja economia, comércio, e com a moda não é diferente. Com tantas referências, o brilho do poder brasileiro perde seu palco muitas vezes. Porém, pedras brasileiras como turmalina e ametista têm se misturado ao mundo estrangeiro com uma oportunidade de brilhar.
Responsável por cerca de 25% da produção de gemas, a maioria das pedras são encontradas no estado de Minas Gerais. As tantas pedras que refletem um pouco da essência do país, encantam os joalheiros globais. A designer e estilista de joias Majo Caminha, CEO da M Design Creations, usa e abusa das pedras brasileiras, extraído o máximo de suas essências nesta nova coleção. “Meu desejo é passar na nova coleção o lado luxuoso do Brasil. Tirar um pouco dessa visão geral de um país precário, e mostrar a riqueza enraizada em seu solo. Um misto de elegância com a brasilidade”.
*Topázio*
Muito usado em joias brasileiras, o topázio pode ser incolor, amarelo, marrom, rosa ou azul. Encontrada em Minas Gerais e no Espírito Santo, é uma das pedras mais relacionadas ao signo de gêmeos. “Eu optei por misturar o topázio com turquesa, diamante e esmeraldas. Ela influencia a energia mental e o poder criativo. Fica a dica para os geminianos”.
*Opalina*
Como uma pedra perfeita para combinar com esmeraldas, diamantes e safiras, a opalina possui um brilhante jogo de cores. Bastante utilizada para harmonizar as energias e ampliar a intuição e espiritualidade, Majo confessa ser sua preferida. “Essa pedra com certeza é a que eu mais gosto. Tanto que nessa coleção eu usei bastante nas peças. Ela protege, ela acalma e, além de tudo, tem efeito anti-inflamatório”.
*Ametista*
A pedra roxa carrega em seu nome um significado no grego ‘que cura a embriaguez’, levando as pessoas a crerem no poder da prosperidade e na sensação de alívio. Utilizada desde a antiguidade, sempre foi associada à classe alta, como reis e bispos. Encontrada geralmente em Minas Gerais, Bahia, Goiás, Piauí e Rio Grande sul, a ametista é considerada uma das mais comercializadas.
*Citrino*
O quartzo citrino é uma pedra acessível, mais em conta que a ametista, mas ainda assim muito valorizada e amplamente utilizada em joias. Extraída geralmente nos estados de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo, o Brasil, com a Escócia, está entre os principais países produtores de citrino. Muito procurada devido à sua energia, a pedra proporciona uma forte energia solar, que transmite força, poder, prosperidade e alegria de viver.