A terceira semana do Festival de Verão do projeto Estação Guanabara será com o show “Rio e Seus Baluartes – Tributo a Roberto Ribeiro”

4 min. leitura

O Festival de Verão, promovido pelo projeto Estação Guanabara, chega a terceira semana de exibição, neste sábado,  dia 20, trazendo o show “Rio e Seus Baluartes – Tributo a Roberto Ribeiro” com o baluarte Zé Luiz do Império, Iracema Monteiro e Alex Ribeiro, filho do intérprete e compositor homenageado, um dos responsáveis por levar o samba carioca para todo território nacional. A transmissão é feita pelo canal Estação Guanabara no YouTube. 

No repertório, sucessos gravados por Roberto Ribeiro como “Todo Menino É Um Rei”, “Malandros Maneiros”, “Heróis Da Liberdade”, “Acreditar”, “Estrela De Madureira”, “Cicatrizes”, “Quitandeiro”, “Tempo Ê”, “Propagas”, “Tem Que Ser Agora”, “Vazio”, “Partilha”, “Raiz E Flor”, “Resto De Esperança”, “Isso Não São Horas”, “Amar Como Eu Amei”, “Festa De Reis”, “Prece A Xangô” e “Aquarela Brasileira”. A banda que acompanha o trio é formada pelos músicos Daniel Scisínio (Cavaco e voz), Leandro Saramago (violão), Bruno Barreto (pandeiro) e Rodrigo Reis (percussão geral). 

Já na próxima semana, dia 27, o grupo “Mulheres de Zeca”, com Dorina, Nina Rosa e Bia Aparecida, apresenta os clássicos de Zeca Pagodinho, encerrando o Festival de Verão, que teve início no dia 6 de março, levando ao público boa música durante todos os sábados de março através do projeto Estação Guanabara.  

O cenário escolhido para as gravações foi o Museu de Arte Contemporânea-MAC, na cidade de Niterói, sendo o primeiro projeto musical a ocupar o museu mais visitado pelos turistas na cidade niteroiense. O Museu de Arte Contemporânea (MAC), inaugurado em 2 de setembro de 1996, é o atual símbolo da cidade de Niterói. A forma futurista criada por Niemeyer tornou-se um marco da arquitetura moderna mundial, sendo considerada uma das sete maravilhas do Mundo em museus pela mídia especializada.

Estação Guanabara surgiu com a proposta de ser um evento híbrido e itinerante, por isso se chama ‘estação’, para designar um símbolo que está em transição territorial, e aporta sua embarcação em diferentes estações e cidades, apresentando ao público o encontro da música, lazer, gastronomia e arte, tudo em um só local e atraindo um público que atinge desde as crianças até os idosos.

A primeira edição aconteceu em maio de 2019, no Caminho Niemeyer, em Niterói, e posteriormente fez a segunda edição no Rio de Janeiro, em Santa Teresa, no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, com o tema Arraiá da Laurinda, e a terceira edição foi em outubro. Em 2020 todas as atividades foram suspensas devido à pandemia COVD-19.

A adaptação do evento para o formato virtual é uma proposta oriunda da Lei Aldir Blanc, do edital Retomada Cultural, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e do Governo Federal.

O festival de verão é uma proposta exclusiva deste edital e é promovido integralmente através da transmissão no canal do youtube institucional do projeto.

Estação Guanabara visa incentivar a produção artística e cultural, estimular a permanência das pessoas em casa, a fim de evitar maior contaminação do vírus Covid-19. Sendo assim, o Festival de Verão Estação Guanabara irá inserir em sua proposta a campanha #ficaemcasa.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso