As redes sociais são plataformas que estão presentes por horas no nosso dia a dia. O Instagram, por exemplo, uma rede social de fotos e vídeos, tem atualmente mais de 2 bilhões de usuários, sendo que destes, mais de meio milhão acessam a plataforma todos os dias. Ao trazer essa realidade para o Brasil, a média de uso diário do Instagram chega a ser de 3 horas. Assim, mais do que um espaço para compartilhar a vida com os amigos, as redes sociais tornaram-se, por meio dos Social Media, plataformas também de negócios.
Especialistas quando o assunto é divulgar a sua marca por meio das redes sociais, os Social Media são profissionais que fazem toda a comunicação da marca por meio dessas plataformas. “Isso acontece por meio de posts de imagens e vídeos e também pelo atendimento ao cliente, seja pelos comentários ou mensagens privadas”, explica Helton Magalhães, CEO da Academia Digital, empresa curitibana de Marketing Digital.
Mas, de fato, por que o Social Media é importante para a minha empresa?
Um aspecto que mostra a importância de um Social Media é a produção de conteúdo: o Inbound Marketing veio mesmo para ficar. Magalhães afirma que as estratégias de engajamento por meio de conteúdo relevante estão cada vez mais fortes e os clientes não querem saber apenas do seu produto ou das vantagens dele – querem toda uma experiência de consumo, contando com informações importantes e interessantes que envolvem o produto e a compra. Assim, “um Social Media que produz conteúdo interessante e bem planejado promove a ideia de confiança e autoridade no assunto, dois pilares importantíssimos quando falamos em consumo”, comenta o CEO.
É fato que hoje em dia temos acesso instantâneo a qualquer informação, graças ao desenvolvimento da internet. Com o avanço da tecnologia dos smartphones é possível buscar qualquer informação a qualquer hora – e isso é excelente mas, sem o trabalho de um Social Media, pode trazer prejuízos para a empresa. As redes sociais se tornaram um dos principais meios das pessoas expressarem sua satisfação ou insatisfação por um produto ou serviço, e uma reclamação pode rapidamente chegar a milhares de potenciais consumidores. Ou seja, “um feedback negativo sem o manejo adequado pode ser desastroso”, alerta Magalhães.
Ao contrário de fingir que nunca existiram – até porque, dependendo do tamanho da empresa e do seu engajamento isso é quase impossível, as avaliações negativas devem ser trabalhadas de maneira estratégica para que não venham prejudicar o seu negócio.
Desse modo, o Social Media é um profissional que garante, além de uma comunicação adequada e clara com os seus consumidores, mais credibilidade, referência e possibilidade de vendas ao seu negócio. As empresas que desejam contratar um profissional dessa área, é importante estarem atentas. Uma boa alternativa de contratação para investir nessa ferramenta é contratar, antes de tudo, uma agência desse ramo, que te possibilita, além de estratégias de redes sociais, um panorama geral do Marketing Digital.
Serviço: Academia Digital
Marketing Digital Avançado
Helton Magalhães
CEO, professor e especialista em Marketing Digital
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