A importância do marketing omnichannel na experiência do cliente

11 min. leitura
A importância do marketing omnichannel na experiência do cliente

O modo como uma companhia se comunica com o seu público pode ser responsável por parte do desempenho a ser conquistado por ela, sendo importante olhar para a forma em que tal diálogo é realizado, sendo possível recorrer ao omnichannel, por exemplo.

Essa conexão sempre teve sua importância, contudo, nos últimos anos tal ligação acabou se tornando mais importante, justamente por causa da alta concorrência que se encontra no mercado como um todo, com diversas opções estando disponíveis ao público.

Para compreender isso basta ir até o supermercado e ficar frente a uma prateleira, encontrando lá uma grande variedade de marcas, cabendo a cada uma delas contar com uma estratégia de divulgação especial para ser então escolhida por parte desse cliente.

Dependendo da qualidade do serviço a ser oferecido, assim como a conexão a ser estabelecida junto de um público específico, é possível que em uma busca por elevador de acessibilidade preço esse cliente opte por certa empresa, independentemente do valor

Esse tipo de situação é algo que toda empresa no mercado está em busca, conquistando assim uma audiência que a ajude a crescer dentro do seu segmento, com tudo isso partindo antes da conexão a ser estabelecida com uma audiência de maneira particular.

Para que isso seja possível é importante para um negócio saber onde encontrar o seu público, assim como seus clientes em potencial, usando de tais espaços para divulgar os seus produtos e serviços, mantendo assim sua marca na mente de possíveis consumidores.

Como o público de forma geral cada vez mais migra para a internet, esse é um dos locais aos quais uma marca deve focar suas atividades, para que quando um usuário pesquisar por onde comprar piso vinilico barato seja possível encontrar lá por um fornecedor.

É junto a essa realidade que o mercado atual precisa lidar, sendo importante contar com estratégias que ajudem um negócio a conseguir uma melhor performance, contando então com uma conexão a ser conquistada, sendo preciso táticas específicas para tal resultado.

E assim como o mercado passa por mudança, só mesmo pode ser dito sobre as estratégias que podem ser adotadas, tudo alinhado ao comportamento atual do público, o que hoje passa pela atenção a todos os assuntos onde essa audiência pode se encontrar.

Frente a tudo isso, para melhor se comunicar com o seu público é preciso então escolher os melhores canais disponíveis. E o que não faltam são opções, o que faz do omnichannel uma estratégia que não deve ser ignorada por quem busca ficar em destaque.

Como funciona o marketing omnichannel?

A função do marketing de uma maneira geral é sempre de alcançar os melhores resultados possíveis, adaptado-se sempre as tendências e a realidade do mercado, o que explica então o alto número de estratégias que podem ser encontradas nesse sentido

É diante dessa realidade que nasce o omnichannel, uma estratégia ligada ao uso dos mais diversos canais de comunicação disponíveis atualmente, permitindo assim com que um distribuidor de materiais elétricos, por exemplo, se conecte ao público em vários canais.

Entre os espaços a serem destacados nesse sentido podemos dar atenção a plataformas como:

  • Redes sociais;
  • E-mail;
  • Site;
  • Aplicativos;
  • Loja física.

Todos esses são espaços onde o público pode se comunicar de alguma forma com uma empresa, seja para a realização direta de uma compra ou então para tirar alguma dúvida e o que mais possa ajudar na finalização de uma venda por parte desta companhia.

Com tantos canais disponíveis é importante para uma marca saber como lidar com tais possibilidades, existindo diversas maneiras de se lidar com tantas alternativas, seja por meio de uma estratégia multichannel, cross channel ou omnichannel.

A primeira envolve a escolha de diferentes redes em sua comunicação, como um fornecedor de equipamento de segurança que atente tanto em seu escritório como por meio de e-mail, diferente do cross channel que faz uma combinação entre essas opções.

Ou seja, a segunda opção lida com uma estratégia criada, sendo possível tirar dúvidas no site, mas a finalização da compra sendo possível apenas em outras plataformas, como sua loja ou site da empresa. O omnichannel acaba se destacando por ser algo mais geral.

Essa tática, uma combinação dos termos omni (tudo em latim) e channel (canal em inglês), envolve o uso dos mais diversos canais de comunicação a serem adotados por parte de uma empresa, conseguindo assim atingir diversos indivíduos ao mesmo tempo.

Entre os benefícios que acabam por destacar o omnichannel como uma tática de comunicação é válido apontar para alguns como:

  • Alcance de público;
  • Aproximação da loja ao consumidor;
  • melhor atendimento aos clientes;
  • Fidelização dos consumidores.

Tudo isso ajudando uma marca a se destacar, dando início  a uma relação comercial de modo independente ao canal usado por um cliente para pesquisar sobre coluna de ferro preço, sendo possível conquistar novos parceiros comerciais por meio de tal diálogo.

Para que isso ocorra da melhor maneira é importante que o omnichannel seja colocado em prática da melhor maneira, criando assim uma unidade entre todos esses canais, de forma a não deixar o cliente confuso a partir de diferentes informações a serem dadas.

E é a partir do omnichannel que se torna possível para uma empresa conquistar uma melhor comunicação com o seu público, usando para isso de boa parte dos canais disponíveis, fazendo essa estratégia se destacar em relação à experiência do cliente.

A importância do marketing omnichannel

Como foi apontado antes, atualmente o mercado conta com diversas plataformas que podem ser usadas por parte de uma marca para se conectar com o público, conseguindo assim aumentar o valor de procura por necessaire personalizada Goiânia, por exemplo.

Mas para que seja possível contar com a melhor relação com sua audiência é importante então contar com estratégias que olhe para isso, como é o caso do marketing omnichannel, sendo uma tática que se torna importante por uma série de tópicos, entre eles:

Experiência única

Um dos pontos a mais a serem considerados durante a realização de uma compra atualmente é a experiência a ser oferecido por tal produto ou serviço, sendo isso muitas vezes o que acaba por agregar algum tipo de valor especial para uma marca.

Por meio do omnichannel se torna mais fácil criar esse tipo de relação, fazendo com que um possível cliente se sinta bem recebido em qualquer que seja o canal de comunicação escolhido por ele, seja ao visitar um site ou se comunicar pelas redes sociais.

Jornada do cliente

Existe um grande processo que acompanha o usuário que busca por exames ocupacionais daquele que realmente irá encomendar tal tipo de serviço. O papel de uma empresa é fazer tal acompanhamento, direcionando tal pessoa até uma conversão.

Por meio do omnichannel isso se torna mais fácil de ser trabalhado, sendo possível usar de alguns canais mais amplos para fazer uma divulgação geral de suas ofertas, deixando plataformas mais específicas, como o e-mail, para fazer um anúncio mais voltado à venda.

Atendimento a todo momento

Outro ponto positivo do marketing omnichannel está em como essa estratégia permite a uma empresa estabelecer uma melhor comunicação com sua audiência, de forma independente aos interesses desse indivíduo, em relação aos canais disponíveis.

Ou seja, se alguém prefere falar ao telefone ou por um atendimento digital via e-mail para fazer uma encomenda de poliestireno cristal, essa estratégia de múltiplos canais permite que tal consumidor em potencial possa ser atendido em qualquer tempo e lugar.

Análise de dados

O crescimento cada vez maior de canais e plataformas a serem considerados é algo que acompanha também o processo evolutivo das tecnologias, permitindo a uma empresa desenvolver uma melhor estratégia de comunicação frente às ferramentas disponíveis.

Um dos artifícios que devem ser considerados nessa estratégia omnichannel é a análise de todos os dados que envolvam o seu público, permitindo compreender melhor o comportamento dessa audiência e até mesmo escolher seus canais de preferência.

Foco total no cliente

Outro ponto que o marketing omnichannel aborda é a atenção maior a ser dada aos consumidores, reconhecendo o uso de diversos canais justamente para se consertar com seus clientes e possíveis consumidores no seu espaço de maior preferência.

É a partir disso que uma marca pode então ser melhor vista dentro do seu segmento, com tal destaque começando da visão a ser recebida pelo seu público almejado, fazendo até com que suas vendas possam crescer a partir da escolha das melhores pontes.

Por isso é tão importante para uma empresa hoje reconhecer o valor da estratégia de marketing omnichannel, considerando então sua adoção frente aos negócios, permitindo uma melhor experiência a todos os envolvidos em todos os canais possíveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso