O termo green techs está ganhando grande notoriedade dentro do meio empresarial, isso porque se trata de um conceito inovador que está unindo suas áreas extremamente importantes do mercado, a tecnologia e a sustentabilidade.
Quando falamos de tecnologia, a palavra não é uma novidade para nós, afinal de contas, nosso mundo nos dias de hoje é fruto de tecnologias e vivemos em uma geração onde tecnologias estão sendo inventadas todos os dias.
Já quando falamos de sustentabilidade, poucas pessoas entendem o real significado dessa palavra e pouquíssimas as que realmente aplicam esse conceito no dia a dia, principalmente dentro das empresas.
Entretanto, existem negócios que prestam determinados tipos de serviços, como o de fretamento de aeronaves, e consegue unir tanto a tecnologia quanto a sustentabilidade em seus processos.
Sabemos bem que vivemos em um mundo que está destruindo o meio ambiente cada dia mais e acabando com nossa fauna e flora, sem contar na imensa produção de poluição e o descarte incorreto de resíduos na natureza.
Também não é novidade para ninguém que grande parte dos males que acometem a natureza surgiram após a revolução industrial, que trouxe as máquinas para a rotina das pessoas, e toda máquina precisa de energia para funcionar.
E essa energia também precisa ser descartada em algum momento, e esse descarte é feito através da fumaça e do lixo que é jogado no meio ambiente de maneira incorreta, poluindo os rios, o ar, prejudicando os animais, a vegetação e tudo o que a natureza produz de bom.
Algumas empresas que se preocupam com isso fazem a contratação de um caminhão pipa para lavagem de rua para limpar o local onde trabalham ou até mesmo o espaço em que realizaram algum trabalho para evitar ao máximo a poluição no meio ambiente.
Mas infelizmente não são todos que pensam assim, o que acaba trazendo muitos problemas para a saúde do planeta como um todo e também para a nossa saúde, afinal de contas, vivemos no mundo que está sendo poluído todos os dias.
Talvez não sintamos os impactos disso com tanta força agora, mas os cientistas afirmam que é questão de tempo para começarmos a desenvolver sérios problemas de saúde caso não comecemos a cuidar melhor do nosso planeta e meio ambiente.
E é justamente dentro deste cenário que surgem as startups greentechs, que estão ganhando bastante notoriedade e importância no mercado, e hoje iremos a fundo neste conceito e em tudo o que ele defende.
Conheça as green techs
Abrir um negócio está longe de ser um processo rápido, fácil e barato. Não é à toa que recomenda-se a tratativa de uma antecipação para empresas com especialistas no assunto para que o processo seja o mais assertivo possível.
Agora imagine ter que abrir uma empresa do zero que deseja ter as mais novas tecnologias do mercado e ainda assim ajudar o meio ambiente a se manter saudável por mais tempo? É um desafio ainda maior!
Mas esse é justamente o conceito das startups greentechs. Para quem não sabe, startups são espécies de pequenas empresas, aquelas que ainda não possuem grande porte no mercado, pois seu foco está em começar do zero e contando com muita tecnologia.
O número de startups abertas no Brasil e no mundo é surpreendente, isso porque trata-se de um novo conceito de negócio que defende a abertura de uma empresa que usa e produz novas tecnologias para tornar seus produtos e serviços acessíveis ao maior número de pessoas possível.
Uma marca especializada em terceirização de TI, por exemplo, pode muito bem ser uma startup e ainda sim obter grandes resultados no mercado, o tamanho da empresa jamais fará jus ao seu sucesso.
Já o termo greentechs pode ser entendido como tecnologia verde, ou seja, é uma tecnologia que ajuda o meio ambiente, a natureza e o planeta terra como um todo, garantindo mais saúde para o nosso mundo.
Sendo assim, esse tipo de negócio defende a combinação da tecnologia com a sustentabilidade para que a marca consiga produzir o que precisa, mas sem agredir o meio ambiente e trazer ainda mais problema para ele.
O termo está se popularizando no Brasil e acredita-se que com o passar do tempo e a disseminação da importância da sustentabilidade nas empresas, esse termo esteja cada vez mais presente em nosso dia a dia.
Trata-se de uma inovação que serve tanto para empresas que trabalham com a produção de um produto físico ou até mesmo com algum tipo de serviço, como a automação para ar condicionado, afinal quanto mais empresas cuidando do meio ambiente, melhor.
Sendo assim, as startups greentechs têm como objetivo principal manter a tecnologia de suas empresas e ao mesmo tempo cuidar do meio ambiente, garantindo um espaço cada vez melhor e mais saudável para todos.
Entenda a importância das greentechs
Muitas pessoas podem achar que esse conceito de negócio seja uma grande frescura ou uma forma de ganhar dinheiro em cima de uma causa nobre, mas só pensam assim pessoas que ainda não entendem a situação delicada do nosso mundo.
Não é novidade para ninguém que o aquecimento global só cresce e os cientistas preveem que até 2050 alguns países tropicais, incluindo o Brasil, cheguem a temperaturas quase que insuportáveis, beirando os 50°C.
Hoje contamos com um mundo onde o clima é agradável para a maioria das pessoas e até mesmo com inovações simples que mudaram por completo nossa rotina, como a comanda eletronica para restaurante que nos permite pagar tudo o que consumimos de uma vez só.
As startups greentechs não surgiram para se aproveitar de uma ação nobre, mas para incentivar outras empresas e pessoas a entenderem mais sobre a situação do meio ambiente e fazerem sua parte para mudar essa situação.
Infelizmente apenas uma pessoa ou uma empresa não consegue mudar todo o mundo, mas é possível ter mais visibilidade para algumas causas e influenciar pessoas ao redor do mundo que também acreditam nessa causa.
O mundo em que vivemos hoje será o mundo dos nossos filhos e netos um dia. Já parou para pensar em como ele estará daqui 50 anos se não começarmos a nos preocupar com ele agora?
Assim como um treinamento nr10 deixa o profissional da área ainda mais preparado para lidar com as atividades de sua função, entender mais sobre o que acontece no mundo e abraçar causas como a das greentechs já é um passo muito importante para o meio ambiente.
A sustentabilidade traz em seu nome o significado da palavra sustentar, que significa não deixar morrer, manter vivo. Isso nos mostra que é muito mais do que uma palavra bonita, mas um pedido de socorro da natureza, que até hoje foi muito explorada e abusada.
O ar que respiramos e a água que bebemos vêm do meio ambiente, sendo assim, é nossa função enquanto seres humanos e profissionais abraçar causas que tentam mudar essa realidade triste e tornar o mundo um lugar melhor.
As empresas greentechs são o começo desse processo de mudança e já estão fazendo a diferença em diversos milagres ao redor do mundo, trazendo resultados significativos para o nosso meio ambiente, como:
- Menos casos de desmatamento;
- Menor taxa de contaminação marinha;
- Animais mais seguros e saudáveis;
- Menos produção de poluição;
- Descartes de resíduos da maneira certa;
- Melhor qualidade do ar.
Assim como encontramos um aluguel de galpão preço na internet em alguns segundos, é mais do que possível encontrar dicas e maneiras de fazer a sua parte e melhorar a saúde e qualidade do meio ambiente.
Sendo assim, entendemos que as startups greentechs são muito mais do que apenas uma inovação no meio empresarial, mas também no meio da sustentabilidade, trazendo cada dia mais benefícios para o meio ambiente.
Tipos de greentechs
Assim como diversos outros tipos de negócios que existem no mercado, as startups greentechs também possuem alguns segmentos e propostas diferentes que precisamos conhecer para entender como elas atuam.
Existem empresas especializadas no processo de descontaminação de embalagens plásticas de maneira segura e correta. Isso acontece através de uma tecnologia que garante que o plástico seja reciclado sem nenhum risco à natureza.
Outras greentechs possibilitam o uso de energia solar em residências em que seja necessário a instalação de painéis ou quadros solares para isso, o que traz mais consumo na energia artificial e também para o bolso do cidadão.
Também existem empresas que possibilitam a geração de emprego para catadores de lixo, fazendo com que eles trabalhem de maneira legal, ganhem um bom salário e ainda ajudam a reciclar materiais para ajudar o meio ambiente.
Todos esses tipos de greentechs têm como objetivo principal ajudar o meio ambiente a ser um espaço mais saudável e gostoso de se viver, prolongando ainda mais o seu tempo e qualidade de vida.
Dessa maneira, entendemos a importância das greentechs e aplicamos seu conceito no dia a dia, entendemos que se cada um de nós fizer um pouco, podemos fazer do mundo e do meio ambiente espaços ainda melhores.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.