Atualmente, a importância da inclusão e diversidade é amplamente discutida. Embora seja um fato que esses conceitos devem estar presentes em estratégias de marketing digital, para algumas pessoas isso pode não ser tão óbvio.
Infelizmente, isso é comum, pois compreender esses temas não é tão simples quanto parece, apesar de serem amplamente debatidos em todo o mundo.
Com isso em mente, preparamos um artigo para discutir por que a inclusão e a diversidade devem fazer parte de qualquer estratégia de marketing e destacar a importância desses temas em geral.
Inclusão e Diversidade são diferentes
Inclusão e diversidade são frequentemente mencionadas juntas, mas são fundamentalmente diferentes.
Enquanto a diversidade se tornou um termo genérico que muitas vezes se limita ao cumprimento de quotas dentro de uma empresa, a inclusão é uma abordagem mais ampla.
Envolve garantir que cada indivíduo tenha uma experiência de qualidade, onde diversas perspectivas são ouvidas, estudadas e tratadas de forma individual.
Isso significa prestar atenção às necessidades e desejos de cada pessoa, em vez de tratá-las como um número. Os profissionais que trabalham com marketing inclusivo precisam compreender o impacto de suas palavras e ações.
Eles devem estar cientes de que suas propagandas, direcionadas para homens, brancos, héteros ou de classe média, podem excluir, deturpar ou hostilizar qualquer pessoa que não se encaixe nesse perfil, mesmo que essa não seja sua intenção.
É necessário entender que o mundo já viu e endossou demais esse estereótipo. Embora seja delicado, é fundamental abordar esse aspecto.
Grandes empresas, como a Dove, já cometeram erros em suas propagandas, resultando em rejeição do público e acusações de racismo.
É essencial considerar a reação tanto daqueles para os quais a proposta é destinada quanto daqueles para os quais ela não foi pensada. Algumas empresas vão além da diversidade, mas muitas ainda se limitam a cumprir quotas, o que ainda precisa ser melhorado.
Ter sua marca associada a acusações graves pode prejudicar sua posição com o público e impedir a existência de novos contratos e parcerias. Uma empresa de software personalizado certamente não quer se associar a alguém que é condenado pela maioria esmagadora.
Marketing inclusivo e sua importância
O marketing inclusivo consiste em um conjunto de ações que uma organização pode adotar para promover a inclusão social de pessoas que sofrem com preconceito e outras dificuldades culturais.
Essas ações podem ocorrer tanto dentro da empresa, por meio de iniciativas de endomarketing, quanto serem refletidas em suas propagandas. Atualmente, é crucial que as empresas considerem questões de diversidade e inclusão social por diversos motivos.
Esses temas estão mudando a forma como as pessoas se comportam, o que afeta diretamente o processo de identificação com uma marca. Além disso, as empresas podem contribuir para um mundo mais inclusivo.
Para alcançar o sucesso com uma marca, qualquer negócio precisa pensar de forma multidimensional.
Isso significa analisar o que está acontecendo no mundo de forma abrangente, em vez de considerar apenas questões como o poder de compra do público-alvo de sua empresa de manutenção industrial.
Diversidade e inclusão nas empresas
Até agora, você pôde compreender a importância do marketing inclusivo para as organizações. Mas como é possível colocar essas ações em prática? Veja algumas dicas que listamos abaixo.
Contrate uma equipe diversificada
Como mencionamos no início deste texto, o marketing inclusivo pode ter ações tanto dentro quanto fora da empresa.
Uma maneira de promover a diversidade na sua empresa de eletrodutos zincados é contratar pessoas com diversos perfis, levando em consideração:
- Variedade de raças e nacionalidades;
- Inclusão de pessoas acima de 45 anos;
- Incentivo à contratação de mulheres;
- Reserva de vagas para pessoas com deficiência;
- Contratação e acolhimento de pessoas LGBTI+.
Apostar em ações como essas torna uma empresa forte em questão de valores de diversidade e inclusão, podendo até mesmo se destacar aos olhos de seus consumidores.
Preste atenção na sua propaganda
As propagandas de sua empresa de assentamento de porcelanato refletem a realidade do seu público-alvo? As pessoas se sentem representadas pelos personagens, locais ou cenários retratados em suas campanhas publicitárias?
Antes de veicular qualquer peça, é essencial considerar esses aspectos, independentemente do canal utilizado. A promoção da diversidade tem se tornado cada vez mais relevante para o público em geral, em todas as áreas de atuação.
Portanto, é importante variar o perfil das pessoas e situações retratadas em sua propaganda.
Use uma linguagem inclusiva
Uma maneira simples de promover a diversidade e inclusão dentro da sua empresa é adotar uma linguagem neutra sempre que possível. Evitar a menção de gênero e utilizar pronomes neutros é uma forma de não rotular um produto ou serviço para um público específico.
Além disso, é importante para uma empresa de mandrilhamento evitar o uso de metáforas ou referências culturais que possam ser ofensivas para determinados grupos.
Crie soluções inclusivas
Como é a experiência de uma pessoa com deficiência física na sua empresa? É possível promover soluções inclusivas, como um material em áudio para pessoas com deficiência visual, por exemplo.
Tornar um site ou produto inclusivo é uma forma de aumentar a visibilidade da sua marca diante deste público, além de promover um benefício imensurável para quem enfrenta esse tipo de dificuldade.
Qual a importância da diversidade no marketing?
De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos em 2017, 64% dos consumidores entrevistados consideraram ou compraram um produto ou serviço após verem um anúncio inclusivo.
Esse número é ainda maior entre os consumidores latinos (85%) e negros (79%), grupos normalmente excluídos.
Em outro estudo da Salesforce, empresa americana de software on demand, os consumidores entrevistados afirmaram que as empresas têm a responsabilidade de tornar o mundo um lugar melhor para todos.
A partir disso, a empresa listou iniciativas, como a formação de alianças com stakeholders diversos e a criação de produtos inovadores nos quais o público possa confiar.
Essas informações demonstram a importância das empresas de mini porta pallet pensarem de maneira plural e inclusiva.
Ou seja, identificar as necessidades que vão além do padrão e, com base em novos conceitos, desenvolvendo produtos e serviços personalizados, indo além do previsível e da superficialidade.
A importância desses conceitos na sua estratégia de marketing
Trabalhar a imagem da marca para o público sempre foi um desafio, e com a existência da internet, esse desafio se intensificou em larga escala.
Isso ocorre porque não apenas o público-alvo comenta e emite opiniões sobre o produto, mas qualquer pessoa de qualquer classe, etnia, orientação sexual e gênero pode abordar e falar sobre o que é vendido.
Ao incorporar a inclusão e diversidade no marketing digital, a comunicação com todos os indivíduos dentro do grupo social alcançado pela mercadoria é garantida.
Quando as pessoas percebem uma marca de palete PBR como inclusiva, elas tendem a estar mais propensas a pelo menos dar uma chance à solução que é proposta.
Isso não apenas melhora a impressão da marca para o público em geral, mas também está de acordo com os valores que as pessoas buscam cada vez mais.
O mundo nunca foi composto apenas por aqueles que se encaixam nos padrões impostos pela sociedade, e isso está cada vez mais sendo desconstruído.
Se deseja fidelizar e se comunicar com todos os possíveis indivíduos que podem ser clientes em potencial, é necessário adotar essa abordagem. Caso contrário, a empresa será vista apenas como mais um negócio pequeno e irrelevante.
Considerações finais
Antes de promover qualquer tipo de publicidade ou ação de inclusão social ou diversidade, é fundamental que você e sua equipe estudem essas questões.
Para demonstrar que as intenções vão além de destacar a imagem da empresa no mercado, é essencial ter conhecimento do assunto. Caso contrário, o efeito pode ser totalmente reverso e negativo.
Como visto, existem diversos temas que podem ser abordados por sua empresa de luminaria para forro de gesso quando se trata de diversidade e inclusão.
Embora não seja possível abraçar todas as ações sugeridas, é possível escolher aquelas que estão mais alinhadas com o perfil da empresa.
Concentre-se nesse mercado e o estude profundamente. Realize reuniões com toda a equipe e faça com que essa consciência faça parte da cultura interna e do conhecimento de cada colaborador.
A linguagem da empresa, assim como toda a sua estrutura, precisa representar um mesmo conceito. Portanto, o marketing inclusivo precisa fazer parte da marca como um todo.
O marketing focado na diversidade e inclusão é uma ferramenta capaz de gerar valor para uma marca e destacá-la entre seus concorrentes.
No entanto, essa ferramenta precisa ser usada de forma genuína e transparente, o que é fundamental para qualquer negócio.
A incoerência entre o que uma empresa promove em suas ações e a forma como ela toma decisões no dia a dia serão alvo da visibilidade pública, mais cedo ou mais tarde. Por isso, abrace as causas sociais e busque evoluir sempre.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.