“Que a História se repete todo mundo sabe.
Mas, pô, poderia se repetir um pouco menos!?”
Millôr Fernandes
Após uma primeira temporada com ingressos esgotados em quase todas as apresentações, a nova montagem de “A História É Uma Istória”, reestreia dia 12 de agosto, na Sala Mário Tavares, no Anexo do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com direção do premiado Ernesto Piccolo. O já clássico texto de Millôr Fernandes, que nunca perde a sua contemporaneidade, é uma comédia “histórico-histérica” que traz ao palco, de forma descontraída e cheia de ironia, uma linha do tempo que começa na pré-história e segue até os dias atuais, abordando a evolução do homem de forma crítica e reflexiva, questionando ídolos e os “grandes feitos” da humanidade. No elenco, Bruno Ahmed, Bruno Suzano e Paula Barros.
A curta temporada seguirá até 27 de agosto de 2022, sextas e sábados, às 20h, com ingressos a partir de R$25.
Encenada pela primeira vez em 1976, a peça tem sua maior força na relação entre espectador e atores e no sarcasmo característico dos textos de Millôr Fernandes. Para Bruno Ahmed, a montagem chega no momento ideal de provocar novas reflexões:
“No palco, relembramos fatos históricos que já aconteceram, no entanto, parece que o texto foi escrito hoje. Ele nos faz refletir sobre as decisões que tomamos ao longo da trajetória da humanidade, nos faz pensar sobre o papel do homem nesse percurso e reestreia num momento crucial da nossa história democrática, provocando reflexões mais do que atuais”, diz.
A ideia de reviver o espetáculo surgiu em 2017, quando Paula Barros criou uma cena baseada no texto para um festival de esquetes que se tornou um grande sucesso. Ao mesmo tempo, o ator Bruno Ahmed buscava uma comédia para produzir. Ambos decidiram realizar o projeto pela sua espantosa atualidade e por acreditarem que o humor é uma excelente forma de provocar reflexões.
“O sucesso da primeira temporada confirmou a necessidade de encenarmos esse texto. Para mim, a vida não acontece sem humor, nos bons e nos maus momentos. O humor é uma ferramenta que gera a graça e o riso, mas que também faz pensar no porquê de estamos rindo, ou não, daquela situação”, diz a atriz e idealizadora Paula Barros.
Convidado para conduzir a frenética direção, que conta com mais de 100 movimentos de marcação, Ernesto Piccolo ressalta a contemporaneidade do texto:
“Um espetáculo feérico, como propôs o mestre Millôr Fernandes. Uma retrospectiva da história cheia de humor e aventuras num ritmo alucinante. Um deleite que não perde a força, nem a atualidade”, conclui.
SINOPSE: A partir do humor, “A história é uma Istória”, de Millôr Fernandes, aborda a evolução do homem de forma divertida, crítica e reflexiva, questionando e revivendo a história por diversas perspectivas. A peça torna o conhecimento histórico acessível e desmistificado para os espectadores com um texto provocativo e informal, que traz temas ainda relevantes na atualidade, com muito sarcasmo e ironia.
FICHA TÉCNICA:
Texto: Millôr Fernandes
Direção: Ernesto Piccolo
Direção de Produção: Bruno Ahmed e Paula Barros
Elenco: Bruno Ahmed, Bruno Suzano e Paula Barros
Assistente de Direção: Kattia Hein
Assistência de Produção: Breno Aveiro, Manu Hashimoto e Raphael Sodré
Iluminador: Gabriel Prieto
Diretor Musical e Sonoplastia: Cyrano Sales
Figurinista: Marcela Treiger
Cenógrafo: Diogo Venturieri
Direção de movimento: Antônio Negreiros
Design: Igor Ribeiro
Social Media: Aline Monteiro
Fotógrafo: Victor Senra e Delmiro Junior (fotos de cena)
Produção executiva: Ricardo Fernandes
Idealização: Bruno Ahmed e Paula Barros
Realização: B&A Empreendimentos e Cultura
SERVIÇO:
A HISTÓRIA É UMA ISTÓRIA
Estreia: 12 de agosto de 2022.
Temporada: De 12 a 27 de agosto de 2022.
Horários: sextas e sábados, às 20h.
Local: Sala Mário Tavares – Anexo Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Endereço: Av. Alm. Barroso, 14/16, 1º Pavimento – Centro, Rio de Janeiro.
Duração: 70 minutos.
Informações: (21) 99778-2506
Valores: a partir de R$25 (meia-entrada).
Link de vendas: https://www.sympla.com.br/a-historia-e-uma-istoria-no-theatro-municipal-do-rj__1660453
160 lugares. 12 anos.
SOBRE BRUNO SUZANO: Atualmente no ar na série “Reis”, da Record, Bruno acumula em seu currículo 19 peças de teatro, entre elas, “Olheiros do Tráfico”, que esteve em cartaz por quatro anos, peça na qual ganhou o Prêmio de ator revelação no Festival FITA. Na TV, atuou em “O Outro Lado do Paraíso” e “Malhação – Vidas Brasileiras”. No cinema, acumula cinco filmes, entre eles “Amarração do amor” e “Divaldo O filme”.
SOBRE BRUNO AHMED: Bruno Ahmed começou no Teatro com 11 anos, tem mais de 10 espetáculos no currículo, 10 novelas, 5 séries e 7 filmes. Atualmente, está no ar na série “Reis”, da Record, e esteve na superprodução “Gênesis”. Também na TV, deu vida a Enzo em “Malhação Vidas Brasileiras”, da Rede Globo e atuou em “Em Família”, “Os Dez Mandamentos”, “Jezabel”, “Lia”, “Rebelde” e outras novelas. No cinema, atuou no longa-metragem “A Novela das 8”, de Odilon Rocha, ganhador de vários prêmios nacionais e internacionais.
SOBRE PAULA BARROS: Atriz formada pelo O Tablado, CAL e Escola de Atores Wolf Maya e produtora cultural com vasta formação e trabalhos nas artes cênicas. Como atriz, em 2018, integrou o elenco do “Noite da Comédia Improvisada” no Teatro Fashion Mall e também encenou o esquete “A História é uma Istória” com vasta itinerância no Estado do Rio de Janeiro. Em 2010, produziu e protagonizou apresentações de números musicais realizados na CAL e também foi atriz e produtora de uma cena no ”I Festival de Esquetes Universitário da PUC”, atual FESTU. Entre 2005 e 2010, participou como atriz, produtora e diretora nas Mostras de Esquetes do Tablado e nos espetáculos teatrais do Teatro O Tablado. Foi Coordenadora de produção do Programa Fazendo Filmes da ABC Cursos de Cinema.
SOBRE ERNESTO PICCOLO: Um dos mais atuantes e versáteis diretores em atividade, Ernesto Piccolo foi indicado diversas vezes ao Shell e tem incontáveis espetáculos e filmes em seu currículo de diretor, entre eles, os hits: “Divã”, “Mais Uma Vez Amor”, “Os Difamantes”, “A História de Nós 2” e “Doidas e Santas”.