Quem acha que cultura não “enche barriga” e não paga boleto não conhece o trabalho realizado por A Banca. É aproveitando a força do Hip Hop como movimento de expressão social, que a organização, criada em 2008, no Jardim Ângela (bairro da Zona Sul de São Paulo considerada pela ONU, na década de 90, a região mais violenta e violentada do mundo), começa a colher os frutos do fomento de negócios na periferia da cidade.
Criada pelo DJ Bola, ex-motoboy que se inspirou nas batidas e versos de Racionais MC´s e outras influências da época, A Banca é hoje, ao lado de parceiros, responsável por estimular e desenvolver o empreendedorismo criativo e social, dando voz e criando oportunidades financeiras de desenvolvimento em regiões com alto potencial criativo e baixo poder aquisitivo.
“Esperamos colaborar para que no futuro as ações culturais possam gerar renda com transformação social e econômica de dentro para fora do território, valorizando as potencialidades e inovações intrínsecas. Queremos que a periferia seja fornecedora de produtos e serviços e não apenas consumidora”, diz Marcelo Rocha, o DJ Bola, fundador d´A Banca.
O evento mais recente com foco na Economia Criativa foi a “Gira de Empreendedorismo e Autogestão”, projeto de capacitação realizado em parceria com a Aymberê Produções Artísticas, iniciada no dia 28 de julho na Zona Norte de São Paulo. Realizada com o apoio do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura e Economia Criativa por meio do PROAC ICMS com o apoio da Viação Cometa e parceria estratégica do Instituto JCA, a Gira de Empreendedorismo e Autogestão é mais um passo para fomentar possibilidades para artistas e coletivos do Parque Vila Maria e região a atuarem em seus respectivos territórios provocando a conexão do fazer artístico com o empreendedorismo.
Com o objetivo de apoiar, fomentar e incluir, os 30 coletivos contemplados recebem um aporte financeiro de R$1,600,00 (mil e seiscentos reais).
Sobre A Banca
A Banca é um negócio social que acredita na força e potência que existe na periferia. Realiza projetos e negócios com propósito social, fomentando o ecossistema da música, cultura Hip Hop e do empreendedorismo social da periferia.
Nascida em 1999, como movimento juvenil de eventos de Hip Hop para sobreviver à dura realidade de violência do Jardim Ângela, lugar mais violento do mundo segundo a ONU, em 2008, tornou-se uma empresa sem fins lucrativos após o processo de aceleração da ARTEMISIA.
Já desenvolveu projetos culturais sociais de impacto social positivo com o governo Municipal do Estado e Federal inclusive projetos de leis de incentivo como a Lei Rouanet e ProAC Editais e vem sendo referência na conexão entre escolas públicas e particulares.
Seu diferencial é, além de trabalhar a cultura e a música como educação, colocar em prática o exercício de cidadania organizando, discutindo e conectando os jovens das periferias com outros atores da sociedade.
Tem a proposta de aprofundar questões como: saúde, meio ambiente, desarmamento, educação juvenil, moradia, quebra das barreiras sociais, empreendedorismo juvenil, fomento ao empreendedorismo cultural, transporte público, entre outros.
Números d´A Banca
- R$1,5 milhão de investimentos na periferia:
760k investidos em 100 Negócios de Impacto da Periferia,
120k em mais de 50 jovens e músicos,
600k em contratações na periferia nos últimos 4 anos.
Sobre A Aymberê Produções Artísticas
A Aymberê foi fundada em 2010 na cidade de São Carlos/SP com o objetivo de realizar projetos originais que aproximam linguagens artísticas contemporâneas, questionamentos pertinentes e transformação sociocultural para os mais diversos públicos e territórios.
Emparceria com artistas, educadores, instituições e empresas, realizamos propostas nas áreas de arte e ação educativa, artes cênicas, artes visuais, literatura, fotografia e artes integradas.
Formada por três mulheres, a empresa tem atualmente 13 anos de atuação.
Sobre o Instituto JCA e Viação Cometa
Desde 2016 a Aymberê Produções Artísticas e o Instituto JCA vêm atuando no território da Vila Guilherme, Baixa Vila Maria e Parque Novo Mundo por meio de projetos de sensibilização e formação artísticas.
O Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA) é um investimento social familiar ligado ao Grupo JCA, fundado em 2004 pelo empresário do setor de transportes, Jelson da Costa Antunes. A organização trabalha na área da educação com jovens de origem popular, buscando incentivar o seu protagonismo e estimulando-os na criação e concretização de seus sonhos e projetos. Amplia, assim, o leque de possibilidades de escolha de vida e as chances de construir um percurso profissional e pessoal de realização, cidadania e felicidade.
O IJCA lidera, junto com outras organizações públicas e privadas, um movimento para qualificar as políticas de educação na Região Metropolitana Leste Fluminense do Rio de Janeiro e atua nos últimos anos na expansão de projetos incentivados concatenados às áreas da cultura e do esporte na cidade de São Paulo, em especial, para os jovens moradores do Parque Vila Maria.
A Viação Cometa, empresa integrante do grupo JCA, protagoniza uma história de 75 anos de sucesso no transporte de passageiros. Atualmente conta com cerca de 600 ônibus em sua frota patrimonial, 2.400 colaboradores e mais de 14,5 milhões de pessoas transportadas ao ano. Está organizada em 9 Filiais Regionais, distribuídas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais.