A 5ª São Paulo Oktoberfest cresce 31% em relação à última edição e se consagra como um dos maiores festivais alemães do país

9 min. leitura
Crédito da foto: Renê Paciullo

A São Paulo Oktoberfest comemora recorde de público e de consumo em sua 5ª edição, que ocorreu de 7 a 23 de outubro, e estreou no Complexo do Ginásio Ibirapuera. O festival se consagra como um dos maiores eventos de comemoração da cultura alemã do país, e nesta edição trouxe 34 atrações, shows musicais de grandes artistas e bandas como: Os Barões da Pisadinha, Ferrugem, Turma do Pagode, Silva, Zélia Duncan, Paula Lima, Monobloco, Gustavo Mioto, Maneva, Chemical Surf; bandas típicas como a atração internacional vinda de Munique – Oktoberfestband Die Kirchdorfer, Tropical Band, Banda Uhul – Os Reis do Pom Pom Pom; os grupos folclóricos de dança Hallo Welt e Tirol Schuhplatter; as bandas de rock também se apresentaram no palco externo – Molina’s Credence (cover Brasil), Rock Br, Tio Noize, The Dogs, entre outras. Ao todo foram 130 horas de música.

Os artistas que se apresentaram não pouparam elogios ao grande público presente nos shows, que além de lotar o Ginásio, espalharam alegria, animação e curtiram as apresentações do início ao fim.

“Gostaria de agradecer aos visitantes que prestigiaram o festival nos ajudando a realizar a edição de maior sucesso, foram todos os dias de casa cheia e um público maravilhoso que abrilhantou o festival com muita alegria”, agradece Walter Cavalheiro Filho, criador e embaixador da São Paulo Oktoberfest.

Foram consumidas 27.856 toneladas de alimentosquem foi à São Paulo Oktoberfest pôde apreciar 80 opções gastronômicas bem distribuídas por todo o espaço. Na Biertent – área interna, além do palco principal o público se deliciou com as os pratos da gastronomia germânica no restaurante principal e na área de camarotes – Munich Club com receitas assinadas pela Aurora, patrocinadora oficial e apoio da Cepêra. E claro, na festa do chope, o público encontrou 15 tipos dos melhores chopes na cervejaria oficial Spaten da Ambev, com o estilo Munich Helles e outros seis tipos de chopes especiais; mais oito tipos de chopes artesanais da Schornstein – totalizando 173.342 canecos de chope servidos, somando 86.671 litros.

Na área em torno do Ginásio – Biegarten e Drinkgarten os visitantes passearam pelo jardim das delícias integrado com a beleza da natureza local ao estilo de uma vila com todos os tipos de comidinhas típicas, brasileira, espanhola, mexicana; onde o público viveu momentos especiais na piscina de bolinhas, participou de brincadeiras interativas nas ativações das marcas, ganhou muitos brindes, se divertiu no lounge da Spaten com DJ, fez as melhores fotos nas áreas instagramáveis, e brindou com os amigos nas mesas entre as árvores. A cultura alemã foi destaque com carreatas animadas, e além da música e gastronomia, as roupas típicas deram um colorido especial, teve família inteira usando o traje, incluindo o animalzinho de estimação, que também pode curtir o festival. Foi uma experiência completa.

Números e consumo

Foram gerados mais de dois mil empregos; consumidos 86.671 litros de chope – 173.342 canecos; consumidos 22.762 unidades de bebida não alcoólica, 9.457 drinks alcoólicos; 27.856 toneladas de alimentos, que somaram 74.324 pratos.

Ocorreram 371.425 atendimentos ao público nas áreas de bares, restaurantes e ativações de patrocinadores.

A São Paulo Oktoberfest recebeu 61.902 pessoas, com um crescimento de 31% em relação à última edição. Um festival ascendente que cresce a cada edição, contribuindo para o setor de entretenimento, eventos, além de estimular o turismo na cidade. 

Um festival sustentável

O evento teve 100% de energia proveniente de fonte renovável e selo de origem sustentável em uma parceria com a fabricante Tereos.

Foram separadas 84 toneladas de lixo e enviado à cooperativa de catadores da cidade de São Paulo, firmando a responsabilidade de destinar todo o lixo gerado pelo evento para correto descarte. A receita gerada nesta ação é totalmente destinada às cooperativas parceiras. Um dos destaques do São Paulo Oktoberfest é a não utilização de copos descartáveis, deixando de consumir cerca de 1.8 toneladas de copos plásticos no meio ambiente.

Olhar social

Durante todo mês de setembro, o festival beneficiou mil crianças e adolescentes em regiões menos favorecidas da região metropolitana com diferentes ações: por meio de apresentações de grupos folclóricos de dança, contadores de histórias, distribuição de kit-lanches temáticos, distribuição de revistas em quadrinhos temáticas, os jovens têm acesso à história da imigração alemã no Brasil. A ação teve como objetivo promover de forma bem divertida a influência tecnológica, industrial e cultural da Alemanha na cidade de São Paulo.

Além das iniciativas acima, parte dos professores da rede municipal visitaram o festival gratuitamente através do programa de inclusão da organização do evento. “Ao investirmos nas crianças e professores, vamos colher um futuro cada vez melhor para nossa sociedade, não só na São Paulo Oktoberfest”, afirma Walter Cavalheiro.

Oportunidade para os jovens estudantes

Durante todos os dias do festival, 30 jovens estudantes aprenderam na prática a dimensão de organizar um grande evento por meio do Programa Produtor Aprendiz, criado para dar a oportunidade a alunos matriculados em entidades educacionais – sejam escolas técnicas ou faculdades. As inscrições foram abertas junto a algumas entidades educacionais em parceria com o CIEE.

Além de estagiarem nos nove dias da São Paulo Oktoberfest os estudantes receberam uma bolsa estágio de R$ 800,00, além de ajuda de custo para transporte, uniforme e kit lanche. Ao final do Programa, todos receberão um certificado, que poderá ser utilizado para a contabilização de horas de estágio em suas respectivas entidades. O aluno que mais se destacou poderá, ainda, fazer parte, como estagiário (por até 1 ano), da IMM Esporte & Entretenimento, detentora de grandes marcas de eventos do país.

Espaço físico com acessibilidade

A nova localização – no complexo do Ginásio Ibirapuera disponibilizou uma área de 27.800 m², possibilitando um amplo espaço para o público presente com dois palcos, experiências ao ar livre e na área interna.

realização deste evento de grande porte tornou-se possível com empenho máximo de toda a equipe e patrocinadores que desde o início priorizaram a qualidade em realizar um festival que promove a alegria com segurança. Apresentado por: Lei de Incentivo à Cultura, PROAC, Bradesco. Cervejaria oficial: Spaten.

Patrocínio master: Aurora Premium. Patrocínio oficial: Schornstein, Petrobras Premmia, Mercedes Benz, Mike´s.

Apoio oficial: Claro, Cepêra. Parceiro oficial: Pneu Store, Açúcar Guarani.

Apoio institucional: Secretaria de Turismo da Cidade de São Paulo.

Realização: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, Araucaria, MP Cult.

Sobre a IMM

Há cerca de nove anos no mercado, a IMM é uma empresa brasileira controlada pela companhia de investimento e desenvolvimento de Abu Dhabi, Mubadala Development Company, e possui uma parceria estratégica com a empresa americana WME | IMG, que atua nas áreas de Mídia, Esporte e Entretenimento. A IMM é referência em entretenimento ao vivo, para público e marcas, e seu portfólio é o maior diferencial. Responsável por eventos como Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul aos musicais da Broadway, passando pelo Cirque du Soleil, pelo melhor festival de restaurantes do mundo, o Taste Festivals, pelo GO CUP, o maior torneio de futebol infantil do mundo e pelos super consagrados SPFW e São Paulo Oktoberfest.

No início de 2020, mantendo o compromisso com a inovação e crescimento constantes, iniciou um novo capítulo de sua história, com o braço criativo: a IMM Creative Marketin 

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso