Lidar com as emoções, cuidar da saúde, fazer amizades, ser mais flexível, etc.
Já observou que a educação das crianças vai muito além das salas de aula? Os pequenos estão analisando e absorvendo tudo o tempo todo. Por isso, é muito importante aprender brincando.
Não é à toa que as brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento infantil. Pular amarelinha, soltar pipa, jogar bola, pular corda e até mesmo jogar videogame pode trazer lições valiosas para os seus filhos.
Quer saber mais sobre este assunto? Neste artigo, listamos 7 coisas que as brincadeiras ensinam para as crianças. Acompanhe a leitura!
1- Lidar com as emoções
Durante uma brincadeira, seja ela qual for, é provável que a criança tenha contato com algumas emoções divergentes, como alegria, tristeza, insegurança, medo, ansiedade e raiva. Essa é uma excelente oportunidade para que ela aprenda a administrar e a lidar com esses sentimentos.
Os jogos, por exemplo, têm toda a euforia da vitória e da tristeza e a frustração momentânea da derrota. Tudo de um jeito leve e despreocupado, mas espontâneo e real.
Portanto, vale aproveitar esse momento para explicar para os pequenos como as situações funcionam e qual é a melhor forma de se portar diante dessa ocasião.
2- Cuidar da saúde
Apostar corrida, brincar de dança das cadeiras, andar de bicicleta, entre outras atividades que fazem a criança se movimentar, é uma forma bastante divertida de cuidar da saúde.
Isso porque, quando os pequenos se exercitam, o organismo libera algumas substâncias que mantêm as funções reguladas e contribuem para o crescimento. Inclusive, o próprio corpo dá sinais que essas e outras atividades fazem bem e devem ser feitas com frequência.
3- Fazer amizades
Embora brincar sozinho seja totalmente possível e divertido, ter alguém para dividir os momentos de alegria é bem melhor. As brincadeiras em grupo, como futebol, queimada, basquete, entre outras, estreitam os laços entre as crianças e formam amizades que podem durar a vida toda.
Por isso, se possível, permita que o seu filho se reúna com os amiguinhos ao menos uma vez na semana, para interagir e fazer amigos.
4- Ser mais flexível
As crianças são muito flexíveis! Essa é uma característica importante que, ao longo da vida, costuma se perder um pouco. No entanto, as brincadeiras ajudam a preservar isso.
Um exemplo de como o corpo e a mente dos pequenos são maleáveis e receptivos é que, quando estão brincando de detetive ou de futebol de botão, eles sabem que as regras podem mudar a qualquer momento e aceitam isso muito bem.
Diferente de um adulto, que questionaria a mudança em vez de simplesmente se adaptar a ela. As crianças são simples.
5- Criar brincadeiras
As crianças são muito criativas, portanto, qualquer coisa pode virar um brinquedo. Na verdade, a imaginação infantil é tão fértil que a vida acaba se tornando uma grande brincadeira aos olhos deles.
E, quando os pequenos são bem orientados e têm liberdade para mostrar essa criatividade, eles tendem a crescer com uma maior capacidade de resolver problemas e lidar com situações de adversidade.
6- Ser autêntico
A espontaneidade também é uma das qualidades dos pequenos, ainda mais desenvolvida durante as brincadeiras. Ao brincar de mímica, por exemplo, as crianças conseguem expressar a forma como veem o mundo ao seu redor.
Existem ainda outras diversas brincadeiras que permitem que a criançada grite, dê risada, cante… Enfim, que sejam elas mesmas.
7- Interagir com a adversidade
Por fim, é brincando que as crianças têm contato com realidades diferentes das delas, e aprendem a tratar essas diferenças com naturalidade. Isso faz toda a diferença não só para o desenvolvimento, como também na formação do caráter.