Aalta competitividade do mercado brasileiro faz com que os empreendedores de diferentes setores tenham um objetivo em comum: diferenciar seu negócio e torná-lo referência para o seu público-alvo. Essa necessidade surgiu não só com a elevada concentração de concorrentes, mas também com os novos padrões de consumo de um cliente consciente sobre a sua importância para a sustentabilidade de uma empresa.
Os clientes estão cada vez mais ativos e exigem uma experiência de compra diferenciada. Além de um atendimento especializado e humanizado, eles buscam por produtos que vão além da utilidade, mas, sim, solucionam as necessidades deles.
No ambiente de negócios atual, não basta apenas ter algo bom a oferecer. Os consumidores precisam enxergar uma cadeia de valores no seu empreendimento para que você consiga se destacar em meio à multidão. Diante disso, o imperativo do empreendedorismo nacional se dá pela diferenciação de cada empresa.
Os primeiros passos para diferenciar o seu negócio
Antes de qualquer coisa, é essencial que você faça um diagnóstico corporativo respondendo às seguintes questões:
- O que o seu consumidor está procurando?
- Qual problema ele quer solucionar?
- O que aumentaria as chances de ele consumir a sua solução?
- Quais são os benefícios do seu produto ou serviço?
- Eles geram o resultado esperado pelo cliente?
- O que torna o seu negócio único e qual sua proposta de valor?
Esses são alguns quesitos-chave que nortearão as suas tomadas de decisões em prol da conquista e retenção de clientes e do seu posicionamento de mercado.
O que é um diferencial competitivo?
Quando um empresário busca diferenciar o seu negócio dentro do seu segmento, significa que ele deseja conquistar relevância, tornar-se referência em sua área e superar a concorrência. Essa qualidade pode ser associada pela originalidade da empresa, ou seja, o que ela faz de diferente em relação às outras, ou pela superioridade de seus produtos ou serviços.
Esses diferenciais precisam ser constantemente aprimorados, pois geram um impacto significativo no faturamento,na imagem corporativa, na confiança dos clientes e no crescimento da organização.
Os principais tipos de diferenciação no mercado
Por preço
Esse caso exige um planejamento robusto considerando aspectos como margem de lucro, valor do ativo, demanda do mercado e muito mais.
Por qualidade
Quando o cliente enxerga a real qualidade do seu serviço, ele pagará o preço que for necessário, além de encarar a concorrência como inferior.
Por valor agregado
Isso significa que o seu produto tem tantos benefícios que supera a expectativa do consumidor.
Por imagem da marca
Alguns produtos ou serviços são reconhecidos pela relevância de quem os oferta. O diferencial é como a marca se conecta com seu público, seus propósitos, valores e reputação.
5 dicas de como diferenciar sua empresa e fidelizar seus clientes
1. Estude o seu segmento de atuação e a sua concorrência, para identificar maneiras de superar o que já está sendo feito;
2. Entenda o comportamento do público-alvo, o que ele considera como vantagem e como solucionar suas demandas;
3. Melhore o que você já tem a oferecer e tenha como meta a sua própria superação;
4. Invista em inovação para ter sempre algum lançamento no mercado e conquistar no quesito originalidade. Também é importante contar com um atendimento diferenciado, uma boa estrutura e comunicação;
5. Trabalhe algumas estratégias extras de benefícios, como cupons de desconto, frete grátis, condições especiais e diferentes formas de pagamento, como o boleto parcelado, por exemplo.