Manter um bom relacionamento com seus clientes pode dar muito certo, trazendo excelentes resultados para sua empresa, por isso falaremos de 5 dicas para ganhar de vez seu consumidor.
A melhor forma de fidelizar o cliente é estabelecendo uma relação de proximidade, de forma que um bom relacionamento pode fazer com que sua empresa se diferencie da concorrência.
Isso ocorre porque, quando uma equipe consegue tornar agradável o contato entre empresa e consumidor, as chances dele voltar a fazer negócios com sua empresa se multiplicam, pois todos gostam de ser bem atendidos.
No entanto, muitas empresas pecam em diversos fatores quando o tema é relacionamento com o cliente. Problemas como má recepção, demora, insistência e falta de tato são alguns exemplos de condutas inadequadas que fazem com que o consumidor deixe sua empresa.
Infelizmente situações como essas são mais comuns do que você pensa, e precisam ser trabalhadas. Certamente você já entrou em uma loja onde o atendente parece que está te fazendo um favor, o que afeta diretamente a empresa, que sai perdendo.
Tenha sempre em mente que o relacionamento com seus clientes é o cartão de visitas da sua empresa de poste de ferro galvanizado. Pelo simples fato de ser bem tratado, é bem provável que o cliente indique seu estabelecimento para amigos e conhecidos.
A importância do relacionamento com o cliente
Antes de começarmos as dicas mais específicas, é fundamental entender a real importância do relacionamento com seus clientes.
É preciso entender a relação de ganhos e custos nesse processo, avaliando indicadores como o custo de aquisição de cliente (CAC), o lifetime value (LTV) e o churn, todas métricas fundamentais para seu negócio de guincho elétrico 12v.
Quanto custa manter o relacionamento com um cliente?
O relacionamento com o cliente se inicia logo no início, quando você tenta captá-lo por meio de estratégias de marketing e vendas.
Seja no varejo ou na recorrência, você deve monitorar quanto foi gasto para estabelecer e aprofundar o contato com eles, de forma que esse valor está representado no CAC.
A quantia deixada por esse cliente enquanto faz parte de sua base é calculada pelo LTV, e é onde começamos a aprofundar a análise.
De forma objetiva, pode-se dizer que quanto mais extenso é o seu relacionamento com ele, mais receita você ganha ou mantém ao longo do tempo. Para explicar isso, vamos usar dois exemplos: de um e-commerce e de uma empresa de licenciamento de softwares.
Para um e-commerce de tijolo refratário que atua com vendas de mercadorias no varejo e no atacado, o objetivo é fazer com que os compradores voltem à sua plataforma.
Essa relação pode ser estendida por muito tempo com campanhas de marketing, promoções, clubes de vantagens, entre outras iniciativas que ajudam a aumentar o LTV médio.
Já no caso de empresas de software, como no segmento de SaaS, o objetivo é que o cliente seja mantido sob contrato pelo máximo de tempo possível, pois sua contribuição é recorrente.
Nesses casos, o impacto de uma queda no LTV é ainda maior, pois normalmente a receita desse tipo de empresa é calculada por mês.
Especialistas indicam que o mais saudável para o caixa de uma empresa é que o LTV seja 3 vezes maior que o CAC, mas é importante avaliar quais são os parâmetros do seu setor.
O problema de um relacionamento com o cliente ruim
Segundo um estudo da Zendesk, 50% dos entrevistados resolveriam mudar para um concorrente caso tivessem uma experiência negativa com uma determinada marca.
O impacto de um relacionamento ruim é o churn, ou cancelamento. Quando as pessoas ou empresas desistem de comprar de você ou contratar seus serviços, você perde receita e oportunidades de expansão, sendo preciso recompensar com mais custos para a aquisição.
Dicas úteis de relacionamento com o cliente
Se sua empresa de perfuração de estacas está precisando melhorar seu atendimento, trouxemos 5 dicas infalíveis para você obter um bom relacionamento com os clientes.
- Seja empático
Essa é uma das dicas mais simples, mas que infelizmente é pouco praticada na maioria das empresas. Para se relacionar com os clientes, você deve pensar neles, não na venda que esse negócio pode fechar.
Pense quais são suas reais necessidades e como gostaria de ser tratado se você fosse o cliente. Você não deve focar o discurso no quão maravilhosa é sua empresa, e sim entender as demandas do cliente, escutando-o com atenção e focando em suas necessidades.
Tome muito cuidado para não pressioná-lo a comprar determinado item, pois isso pode ser um caminho sem volta de um atendimento que repele consumidores em vez de atraí-los.
Seja sempre educado, simpático e agradável no atendimento da sua empresa de mini porta pallet.
- Invista na confiança
A confiança é a base para qualquer negócio. Então, ao investir em seu relacionamento, demonstre o quanto ele é importante. Ao acompanhar de perto tudo o que ele diz a respeito, as chances de você conquistá-lo são muito maiores.
Tente se lembrar de pequenos detalhes na hora de puxar assunto ou retomar alguma conversa. Pode ter certeza que isso faz a diferença. Trabalhe de forma que o consumidor confie em você e não te deixe de lado quando a compra for concluída.
Para fidelizar um cliente é preciso um trabalho diário de relacionamento próximo, de forma que sua empresa de palete pbr não deve esquecê-lo depois de algumas semanas, sendo sempre cuidadoso, educado e gentil.
- Resolva os problemas rapidamente
A resolução de problemas é uma área em que você deve tomar mais cuidado. Imagine que você comprou um produto em uma grande loja de eletrodomésticos, mas o item que chegou a sua casa não foi o pedido.
É normal ficar chateado e nervoso com a conduta da empresa, mas se após seu contato a loja resolver o problema rapidamente, é muito provável que você volte a fazer negócio com eles.
Essa pequena história mostra a importância de contar com um setor de atendentes exclusivos para solucionar os problemas dos consumidores.
Visando reduzir o nível de estresse do cliente, esteja sempre em contato com ele e ofereça soluções que realmente funcionem.
Pensando nele e não na empresa, tente resolver o imprevisto o mais rápido possível. Depois disso, não deixe as ligações e e-mails de lado, sempre perguntando se está tudo bem e como foi o último atendimento de sua empresa de tubos galvanizados.
- Esteja atento ao feedback
Para um bom relacionamento ocorrer, é preciso escutar com atenção os feedbacks, pois eles são os melhores indicadores de qualidade da sua empresa. Ainda que o feedback seja negativo, ele é essencial para o crescimento e para a qualidade do seu negócio.
Ao investir em boas práticas de relacionamento com o cliente, como essas que você está conferindo aqui, eles confiarão em você, de forma que é grande a probabilidade de um feedback verdadeiro e transparente.
Sempre escute com atenção o que os clientes têm a dizer, não hesitando em pedir desculpas quando necessário e oferecer soluções para os pontos levantados sobre seu produto ou serviço.
Mas só ouvir não é o bastante, você deve avaliar cada feedback recebido, mesmo os daquelas pessoas mais difíceis de lidar, e utilizá-los para corrigir possíveis falhas.
Veja a crítica como uma oportunidade de crescimento, pois se os seus clientes não estão felizes com algo, esse é um sinal vermelho para sua empresa.
- Invista em promoções exclusivas
Quando existe um bom relacionamento com o cliente, fica fácil saber o que eles precisam ou desejam em determinado momento.
Imagine que você trabalha com atendimento e produtos diferenciados, e conversando com um de seus clientes, você percebe que ele está procurando um modelo mais simples do que o que você oferece.
Ofereça para ele uma boa oportunidade de fechar negócio. Nesse sentido, uma boa indicação faz toda a diferença.
Lembre-se de oferecer serviços e produtos que o cliente realmente precisa, sem ir “empurrando” qualquer coisa. O objetivo deve ser que o cliente estabeleça uma relação de satisfação e confiança com você.
Dessa forma, existe uma grande chance dele indicar sua empresa de disco diamantado para concreto para amigos, profissionais e conhecidos.
Uma forma de agradar e estimular esse cliente que indica outras pessoas é beneficiando-o quando um indicado fechar negócio com a empresa, podendo ser um produto bônus, um desconto ou um mimo.
Considerações finais
Aumente ainda mais o relacionamento de confiança com seu público com iniciativas voltadas exclusivamente para o benefício deles, como programas de fidelidade.
Para automatizar toda a mecânica do processo e os benefícios, busque empresas especializadas em relacionamento com o cliente. Seguindo as 5 dicas que você conferiu neste artigo, seu relacionamento com o cliente tem tudo para dar certo.
Sabemos que a jornada não é fácil, mas rende muitos bons frutos quando é feita com carinho, dedicação, empatia e principalmente foco no consumidor.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.