[wpstory id="50522"]

4 dicas para se tornar um excelente profissional autônomo

Redação
6 min. leitura
Foto de Buro Millennial no Pexels

Quem deseja iniciar uma carreira como um profissional autônomo em qualquer área necessita uma pesquisa prévia, seja qual for sua escolha de profissão autônoma, e precisa saber de algumas dicas para se tornar um excelente profissional autônomo. Hoje em dia, muitos escolhem o serviço autônomo, CLT ou freelancer em diversos tipos de profissões.

Ser um profissional autônomo significa não ter um contrato ou acordo com nenhuma empresa ou agência. Ou seja, esse profissional pode fazer algumas parcerias ou oferecer serviços temporários, mas nunca que sejam de longo prazo ou por meio de contrato.

Quem deseja tomar esse rumo em sua carreira profissional, precisa primeiro saber de dicas para se tornar um excelente profissional autônomo e ter sucesso nesse meio. Por ser um meio tão comum em 2021, existem as mais diversas profissões que oferecem esse tipo de trabalho. Seja redatores, designers e até mesmo serviços físicos, como bartender.

Veja algumas dicas para se tornar um excelente profissional autônomo

Começar uma nova etapa na carreira nunca é algo fácil, decidir se tornar um profissional independente e sem contratos pode ser um paço que muitos têm medo de tomar, por conta de ser algo que, apesar de ser uma opção popular atualmente, não é extremamente comentado ou ensinado em escolas e por isso deixa muitas dúvidas.

Portanto, aprender algumas dicas para se tornar um excelente profissional autônomo é essencial para realmente ter sucesso em qualquer que for a área de escolha do profissional. Afinal, há como montar um próprio negócio e uma boa carreira através dessa nova etapa e muitos conseguem grande sucesso e lucro com isso.

O lucro de um profissional autônomo pode variar de forma grande, tudo depende de sua área de escolha. Porém, muitos conseguem fazer de sua profissão autônoma sua principal fonte de renda e não algo momentâneo. Basta seguir algumas dicas para se tornar um excelente profissional autônomo e um profissional pode estar apto para começar uma nova etapa em sua carreira.

Faça sempre um RPA

Muitos profissionais que buscam uma profissão autônoma não sabem ainda o que é um RPA, porém é de extrema importância aprender o que é RPA para formalizar seus serviços. Aqueles que não possuem um CNPJ para emitir notas fiscais, podem optar por fazer um RPA, ou Recibo de Pagamento Autônomo, assim formalizando o trabalho entre a empresa e o profissional.

No entanto, vale notar que o RPA não é o sistema mais procurado ou recomendado por autônomos que estão começando. O RPA pode vir a ter 20% a mais de lucro para empresas, sendo estas aquelas que trabalham com os regimes Lucro Real ou Presumido.

O trabalhador autônomo pode acabar por pagar maior imposto de renda e maior taxa para o INSS através do uso do RPA, por isso, ele deve ser usado em casos de necessidade e em certas situações específicas.

Mantenha uma agenda

Um profissional que deseja seguir as dicas para se tornar um excelente profissional autônomo precisa se atentar em manter uma agenda. Muitos desses profissionais fazem diversos serviços diferentes ao mesmo tempo, muitas vezes para diferentes empresas ou agências.

Há uma grande importância de manter todos esses serviços anotados em um local que possa também ser compartilhado com outras pessoas. Comprovar sobre a situação de uma agenda cheia pode ser importante em algum momento, para isso existem plataformas online de graça que permitem que os usuários anotem seus afazeres, serviços e aquilo que já fizeram e quando.

Promova o serviço oferecido

Promover-se é um dos pontos essenciais de ser um trabalhador autônomo e uma das dicas para se tornar um excelente profissional autônomo mais importante. Afinal, quando alguém trabalha sem um chefe definido e sem um contrato, há uma grande chance de não ganhar visibilidade e reconhecimento.

Por isso, é preciso se promover por meio de plataformas online e redes sociais, sejam elas Linkedin, especializado em promover o trabalho de profissionais através de seus perfis, ou Facebook, por meio de grupos sobre o tema ou páginas.

Fazer imagens e vídeos mostrando as informações dos serviços oferecidos e até mesmo um site como forma de portfólio ou prova da qualidade dos serviços é algo muito importante para os profissionais autônomos.

Tenha um horário bem definido

Grande parte das profissões autônomas são feitas a partir do home office, ou seja, são remotas e não em um escritório ou local físico. Por conta disso, é fácil que um trabalhador autônomo deixe sua vida pessoal ser invadida por sua vida profissional.

Uma das dicas para se tornar um excelente profissional autônomo mais importante, portanto, é ter um horário bem definido. Ter um horário junto de uma agenda pode ser ideal para montar uma boa rotina de trabalho que seja saudável e que ainda respeite os limites da vida pessoal.

Sabendo um pouco sobre essas dicas para se tornar um excelente profissional autônomo, qualquer pessoa pode se dedicar ao seu serviço autônomo e lucrar com isso, muitas vezes fazendo o que mais gosta.

Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso