Últimas Notícias

3 estados que mais produzem café no Brasil

Com a correria do dia a dia, é muito comum vermos as pessoas buscando forças na cafeína. Uma das bebidas mais ingeridas, nesse cenário, é o café, que além de garantir mais energia, faz com que as pessoas se sintam mais dispostas para realizarem as atividades ao longo do dia. 

Apesar de ser uma bebida muito consumida por diversas pessoas no mundo, muita gente ainda não sabe que a ingestão de café está associada a diversos tipos de benefícios. Pensando nesse e em outros pontos relacionados ao café, como por exemplo, nos estados que mais produzem café, separamos aqui neste artigo alguns tópicos que farão com que você fique por dentro do assunto. Para saber mais, continue a leitura. 

O hábito de tomar café e seus benefícios ao organismo

Antes de tudo, é interessante mencionarmos como o hábito de tomar café surgiu, e quais são seus principais benefícios para o organismo humano. Em relação ao hábito de ingerir a bebida, podemos destacar que ele surgiu em meados dos anos 1450 na Turquia – e foi lá, também, que surgiu a primeira máquina de café. 

Apesar disso, quando chegou na Europa Ocidental, o café enfrentou todos os tipos de lideranças religiosas, as quais consideravam a bebida herege. Já em relação ao Brasil, podemos mencionar que a primeira muda de café chegou em nosso país em meados dos anos 1727 e foi trazida pelos bandeirantes. A partir disso, ele passou a ser o principal produto de exportação do país e, atualmente, o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de café do mundo. 

Já em relação ao seus benefícios para o organismo humano, diferente do que muitas pessoas pensam, a ingestão de café pode ser vantajosa em diversos aspectos, como, por exemplo: auxílio no processo de emagrecimento, melhora no desempenho físico, alívio do estresses, benefícios associados ao cérebro, auxílio na digestão, redução das dores de cabeça, efeito anti-inflamatório, prevenção contra o câncer, melhora no sistema respiratório, dentre muitos outros. 

Estados que mais produzem café

Como observamos no tópico acima, o Brasil, atualmente, é um dos maiores produtores e exportadores de café, pensando nisso, é interessante destacarmos quais são os principais estados que mais produzem café em nosso país. Para ficar por dentro, confira a lista que separamos com os três principais estados:

Minas Gerais

O estado de Minas Gerais é o primeiro que vem à nossa cabeça quando pensamos na produção de café. De acordo com a Seapa, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no ano de 2021 foram colhidas 21,45 milhões de sacas de café, o que equivale a 46% da safra em todo o país. 

Além disso, vale destacar que no estado de Minas Gerais, mais de 400 municípios cultivam café, os quais são caracterizados pelo sabor e aroma diferenciados, ocasionados, possivelmente, por conta da variação do clima, da altitude e dos sistemas de produção. 

Espiríto Santo

Em segundo lugar, outro estado que também ganha destaque quando pensamos na produção de café é o Espírito Santo. Nesse caso, o estado é o responsável por cerca de 30% da produção brasileira, além disso, atualmente, existem 402 hectares em produção no estado, fazendo com que a produção cafeeira seja a responsável por 37% do PIB (Produto Interno Bruto) capixaba. 

São Paulo

O estado de São Paulo também é outro que não fica de fora quando pensamos na produção do café. No ano de 2020, por exemplo, o estado registrou um aumento significativo na produção do café, produzindo 370 mil toneladas do grão. 

Estilos de café mais tomado pelos brasileiros 

Agora que você já sabe quais são os três estados que mais produzem café no Brasil, é interessante mencionarmos quais são os estilos de café mais consumidos. Além disso, vale destacar, ainda, que muitos comércios e escritórios acabam investindo na locação de máquinas de café, já que é uma bebida muito ingerida por diversas pessoas, afinal, como mencionamos, garante mais energia e disponibilidade aos indivíduos. 

Café expresso

O primeiro estilo de café que as pessoas mais costumam ingerir é o café expresso. É um tipo de café que conta com uma alta concentração de sabor, além disso, é um tipo de café mais ácido e bem mais cremoso. 

Café matinal

Em segundo lugar, outro estilo de café que as pessoas mais gostam é o café matinal. Nesse caso, ele é marcado por um gosto mais agradável, intenso e picante, e pode ser preparado em qualquer tipo de máquina de café. 

Pingado

Em terceiro lugar, outro estilo de café que também costuma agradar as pessoas é o pingado. Nesse caso, na verdade, o que ocorre é a mistura do leite com o café, e caso a pessoa queira, pode adicionar açúcar ou adoçante para deixar o sabor ainda mais agradável. 

Assim, agora que você já sabe quais são os estados que mais produzem café e quais são os tipos de café mais ingeridos pelos brasileiros, adicione a bebida em sua rotina e garanta mais elegeria em suas atividades. 

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.