3 dicas para aproveitar a Black Friday sem se endividar

4 min. leitura

A Black Friday se aproxima e instiga os consumistas de plantão, que acabam se endividando na data comercial mais esperada do ano. A intenção de compra dos brasileiros neste ano é de 50,1%, o dobro do ano passado, segundo um estudo da plataforma Reclame Aqui. Com alguns cuidados, é possível aproveitar as boas oportunidades de compra, sem ficar com o bolso no vermelho.

“Datas promocionais, como a Black Friday, naturalmente trazem um desejo de comprar itens que muitas vezes são dispensáveis. Por isso, é importante desde já ter uma organização, que permita fazer aquisições vantajosas, sem correr riscos de endividamento”, explica Thaíne Clemente, Executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal 100% online.

Por isso, a executiva traz algumas dicas para os consumidores aproveitarem com mais consciência essa e outras datas promocionais ao longo do ano. Confira:

1. Tenha uma planilha de gastos 

Planejamento financeiro é a peça-chave para evitar dor de cabeça. “É de extrema importância criar uma planilha para controlar o quanto se recebe e o quanto se gasta, com itens fixos e variáveis. Assim, você tem uma visão do todo e consegue identificar se realmente tem verba para fazer novas compras e quais itens do orçamento consegue reduzir ou evitar para manter as contas equilibradas. Na internet, existem vários modelos de planilhas disponíveis para usar no dia a dia. Para quem prefere, também existem apps gratuitos de controle financeiro”, sugere Thaíne.

2.    Gerencie bem seu cartão de crédito

Apesar de útil, o cartão de crédito pode se tornar um problema, caso não seja usado com bom senso. “Por conta da facilidade em parcelar compras, muitas pessoas acabam usando esse recurso até mesmo em compras pequenas, que poderiam ser pagas à vista, inclusive com desconto. O ideal é que o cartão seja utilizado somente para contas fixas, valores muito altos que realmente dependem de parcelamento ou emergências. E claro, sempre de olho nas taxas de juros na hora de parcelar”, alerta a especialista. 

3.    Explore diferentes opções de lojas

Com o grande número de lojas disponíveis hoje no mercado, tanto físicas quanto virtuais, não existe razão para comprar por impulso ou com pressa na primeira loja que se encontra. Você pode encontrar o mesmo item em condições bem mais vantajosas em outro local. 

“Em períodos como a Black Friday, em que todas as lojas estão competindo por consumidores e variando os preços, é importante explorar as opções. Valor do frete, taxa de serviço e tempo de entrega são fatores que impactam e muito o valor final da compra. Vale ficar de olho em diferentes lojas, pois muitas oferecem promoções, frete grátis e descontos bem proveitosos. Assim, é possível fazer compras mais conscientes e econômicas, nas datas comemorativas e também no dia a dia em geral”, finaliza Thaíne.

Sobre a Simplic

Lançada em 2014 no Brasil, a Simplic é a primeira plataforma de crédito pessoal 100% online do País. Inovadora, a ferramenta utiliza inteligência artificial,machine learning e big data para analisar dados dos usuários advindos de mais de 200 variáveis e é capaz de gerar uma resposta em menos de 3 segundos. Oferece empréstimos entre R$500 e R$3.500, que podem ser pagos em 3, 6, 9 ou 12 vezes, tudo de forma prática, rápida, segura e digital. Hoje, analisa mais de 10 mil propostas por dia e já originou meio bilhão de reais desde o início das operações. 

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso