Fidelizar os clientes é fundamental para que um negócio comece a crescer, dessa forma você consegue transformá-los em fãs e tornar seu público muito mais engajado com a sua marca.
Saber como fidelizar os clientes é sem dúvida um diferencial para qualquer empresa, seja ela grande ou pequena, ainda mais diante de um mercado que se encontra cada vez mais saturado de produtos e serviços semelhantes.
Se antes existiam poucas empresas de torre de resfriamento, hoje existem inúmeras espalhadas principalmente na internet, afinal, o comportamento do público mudou e as empresas estão acompanhando essa evolução.
É importante entender que essa fidelização vai muito além de apenas oferecer um produto de qualidade, aliás, essa é a obrigação de qualquer empresa, seja ela uma loja de artigos religiosos ou de climatizador de ar para indústria. A fidelização trata de:
- Gerar engajamento;
- Criar valor,
- Estreitar o relacionamento entre o cliente;
- Ter uma comunicação objetiva e transparente;
- Superar as expectativas dos clientes;
- Garantir o sucesso do cliente.
São diversas etapas que num primeiro momento pode parecer trabalhoso, mas no final você vai ver como essa é uma estratégia muito possível de ser feita.
Seja por empresas pequenas como de projeto de estrutura metálica para telhado ou grandes marcas de alimentos. Conheça um pouco mais de como a fidelização do cliente pode ajudar o seu negócio.
Nesse artigo separamos tudo que você precisa saber sobre esse assunto, para te ajudar nessa missão.
Você vai ver que com algumas iniciativas você irá conseguir fidelizar o seu cliente, tornando ele mais fiel a sua marca e com isso aproveitando todas as oportunidades dessa estratégia.
Afinal o que é a fidelização de clientes?
A fidelização de clientes é uma métrica que serve para você entender qual a probabilidade que os clientes têm para fazerem negócios com a sua marca.
Funciona assim: a pessoa sempre vai comprar o mesmo produto daquela marca específica, ou seja, o consumidor só vai comprar armação de aço para construção de uma determinada marca, independentemente do preço ou de qualquer outro fator.
A fidelização desse cliente, também pode se destacar em como essas pessoas indicam ou defendem a marca para os seus conhecidos. Sabe aquela pessoa que passa horas falando todas as qualidades de certo produto? Então, esse é o objetivo.
Qual empresa não deseja ter uma boa reputação com seus clientes, afinal o boca a boca é a propaganda mais antiga que existe, as pessoas não costumam comprar algo que não conhecem, por isso a indicação é fundamental para se conseguir novos clientes.
Nesse caso os clientes funcionam como uma espécie de promotor da sua marca. Sendo assim entendemos a fidelização do cliente, como a:
- Frequência de vendas;
- Lealdade com a marca;
- Engajamento com seu público.
Em todos esses casos essa fidelização ajuda muito o crescimento da marca e acima de tudo que ela seja reconhecida no mercado e se torne referência no seu segmento, sem contar que sua empresa estará à frente dos concorrentes.
Por que fidelizar o seu cliente?
Manter os clientes que já consomem seus produtos ou serviços é tão importante quanto conseguir novos, afinal esse público já conhece sua empresa e toda qualidade que você oferece.
Por exemplo, uma empresa de serviço de impermeabilização com manta asfáltica que não estimula a fidelização dos seus clientes pode acabar perdendo a clientela. Por isso, selecionamos alguns motivos importantes para que você fidelize seus clientes.
Negócios contínuos
Entenda que clientes satisfeitos com os seus produtos, vão sempre comprar na sua empresa, afinal eles estão satisfeitos com o serviço que estão recebendo.
Sem contar que ao conhecer e confiar na marca, eles tendem a consumir outros produtos que a sua empresa oferece.
Oportunidades de vendas cruzadas
Ao gerar clientes fiéis que confiam na sua marca, você cria a oportunidade para atender todas as necessidades deles, assim você cria a oportunidade perfeita para fornecer outros produtos que a sua empresa oferece.
Entendendo todas suas necessidades e ajudando esse cliente, com isso você consegue fazer uma venda cruzada, aumentando o seu volume de vendas, sem que precise atrair novos clientes.
Marketing boca a boca
Quando o cliente é fiel a sua marca, ele acaba sendo um verdadeiro embaixador do seu serviço, indicando para todos que precisam.
Por exemplo, quando alguém perguntar se ele conhece alguma empresa de recuperação de telhado industrial, o seu negócio será a primeira coisa que virá na mente dele.
Pense que a maioria das pessoas são influenciadas por outras, geralmente por seus conhecidos ou familiares. Com um serviço de excelência você consegue fidelizar um cliente e fazer com que ele consiga fidelizar outros.
Melhor competitividade
Se você conseguir fidelizar esse cliente, as chances de que ele procure outra empresa são mínimas, afinal, ele vai estar satisfeito com os produtos e serviços da sua marca, nesse caso é primordial que você reforce a comunicação e o relacionamento com ele.
Assim você demonstra o quanto está satisfeito ao ter esse cliente na sua empresa
Mais flexibilidade frente a situações adversas
Caso sua empresa tenha qualquer problema, os clientes que são fiéis a sua marca irão entender, afinal, será apenas um deslize comparado a anos de qualidade que ele já conhece.
Por exemplo, uma empresa de AVCB corpo de bombeiros acaba se perdendo nos prazos e com isso atrasando alguma entrega, o cliente que já está fidelizado irá entender melhor, que um novo cliente que não conhece o negócio.
Maior economia e maior receita
Essa é a maior vantagem que a sua empresa pode ter, afinal ao fidelizar os clientes, você aumenta a lucratividade da sua empresa. Graças a esse consumidor que sempre vai escolher o seu produto e indicar para todos que conhecem.
O que fideliza o cliente?
Bom, agora que você já entendeu toda a importância da fidelização do cliente é importante saber como fidelizá-lo, por isso entenda as ações que são necessárias para que isso seja possível.
- Ofereça uma experiência de consumo exclusivo;
- Tenha um atendimento de qualidade
- Antecipe as necessidades dos clientes;
- Tenha empatia e durante a venda;
- Tenha uma comunicação clara e objetiva;
- Mantenha sempre a transparência e flexibilidade durante a negociação;
- Crie programas de fidelidade com benefícios e ofertas exclusivos;
- Tenha uma equipe bem treinada e focada na satisfação do cliente;
- Crie o sentimento de comunidade e pertencimento;
- Saiba aceitar críticas e sugestões dos clientes.
Essas táticas são essenciais para que você consiga fidelizar o seu cliente e acima de tudo personalizar o seu atendimento.
Crie um bom relacionamento com o seu cliente
Para conseguir fidelizar seu cliente é necessário que você crie um bom relacionamento com ele, pois isso gera confiança para que eles se sintam seguros e voltem a consumir seus produtos.
Para que isso ocorra de uma forma completa é necessário que você levante alguns questionamentos, isso vai te ajudar a entender o seu cliente.
Se pergunte quem é o seu público, sendo assim, colete dados demográficos e comportamentais, assim será possível que você trace um perfil desse cliente e o conheça a fundo.
Depois se pergunte o que ele quer, ou o que pretende, identifique quais são as suas necessidades e escolha de produtos ou serviços que melhor o atenda.
Além disso, se questione como vender, assim você consegue escolher qual o melhor canal para se comunicar com esse cliente, podendo ser o e-mail, por redes sociais, visitas presenciais, enfim só estudando seu público você vai saber o melhor caminho.
E acima de tudo, se pergunte quando o cliente vai precisar do seu produto, assim você consegue se planejar da melhor forma, tanto relacionado ao dinheiro em caixa, como no gerenciamento do estoque.
A fidelização trata da naturalidade de como esse cliente consome seu produto, por isso é importante deixar claro para esse consumidor que você não está querendo empurrar o produto a todo custo para ele.
Pelo contrário, sua empresa entende ele e sabe todas as suas necessidades, com isso deseja atendê-lo da melhor forma possível.
Seja sua empresa do segmento de demolição de prédio ou uma loja varejista é importante que se fidelize esse cliente, assim você mantém uma clientela fiel e consegue organizar seu negócio.
Além disso, você consegue manter seu cliente mais satisfeito e torna sua marca uma referência no mercado, afinal um bom atendimento e um número expressivo de consumidores é o que toda empresa precisa.
Por isso se organize, planeje e trace todos seus objetivos para conseguir fidelizar esse cliente, você verá como isso dará uma boa guinada para o seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.