AgendaArteArte Viva em MovimentoCulturaFernanda MagnaniViagem

De um círculo sagrado de mulheres imigrantes nasceu uma ONG em Berlim

A ONG é formada atualmente por sete mulheres e se divide em quatro núcleos. O político, o terapêutico, o núcleo de capacitação e o artístico/cultural.  São diversos os projetos desenvolvidos para mulheres, como o Pétalas da saúde que trabalha o auto – cuidado, o Mulheres que contam, que oferece espaço para uma mulher narrar a sua trajetória, entre outros.

Divulgação

Na semana da mulher, Janainas preparou diversos eventos que poderão ser acompanhados pela internet.

O projeto Mulheres e suas Artes foi desenvolvido por Adriana Santos que é atriz, diretora e dramaturga. Ela é uma das responsáveis pelo núcleo Artístico/Cultural da ONG. Segundo Adriana, a intenção da programação é dar visibilidade à mulher artista/ imigrante. “O primeiro passo é empoderar essas mulheres, uma oportunidade de mostrar a arte delas e movimentar o Instagram da Janainas com atividades artísticas, música, exposição, vídeo performance, tudo ligado à arte”.

Contudo, fortalecer e oferecer solo fértil à mulher brasileira na Alemanha, para que elas possam desenvolver suas capacidades e saírem da margem muitas vezes imposta ao artista e ao imigrante.

Com uma linguagem própria de acolhimento e inserção, Janainas dispensa competição e incentiva as trocas. Através de ritos ancestrais femininos elas buscam o equilíbrio e a base de auto estudo e pesquisa constante no ser mulher.

Evelyne, Daniela, Letícia, Tatiane, Adriana, Talita e Andréia formam as Janainas. São essas mulheres necessárias no mundo. Que através do coletivo visam fortalecer a abrir portas para outras mulheres.

Não perca a programação da semana da Mulher e continue a acompanhar esse núcleo que planta o amor e reverbera conhecimento. Através do Instagram @janainas_org.

Finalizo com o Manifesto das Janainas, um projeto exemplo de união e força. Que o sagrado feminino seja cada vez mais respeitado e estudado, que sejamos cada vez mais livres. Viva a mulher brasileira onde quer que ela esteja!

“Mulheres, irmãs, sobretudo Deusas. Com tudo o que temos, somos Janainas!

Com toda a beleza e complexidade cíclica de ser mulher, alternamos entre fortes donzelas, expressivas mães, mágicas feiticeiras e sábias anciãs que habitam o mesmo barco buscando o fluxo natural da vida antes do sopro violento e da estabilidade opaca do patriarcado.

Nos olhamos e nos ouvimos para conseguirmos sempre olhar e ouvir quem precisa vir. Nos entendemos e nos aceitamos, buscando sempre entender e aceitar aquelas que conosco sonham em navegar.

Como cristais de diferentes cores, somos transparentes para só assim nos tocar profundamente, permitindo o nosso poder reverberar. Fazemos tudo a partir de um espaço infinito de amor!

Trocamos hierarquia por harmonia. Mergulhamos no mar da compreensão e dispensamos qualquer tipo de competição. Nos comprometemos a trazer a luz da consciência quando nos depararmos com padrões automáticos de masculinidade tóxica, para um mundo matri-colaborativo ajudarmos a co-criar. Somos, sim, diferentes de tudo que envolve violência e medo no mundo.

Somos únicas, unidas e responsáveis pelo mesmo propósito: enquanto sacerdotisas da Deusa Janaina, desejamos sonhar, realizar, brilhar e REVERBERAR!

Uivamos com o coração amoroso para nos chamarmos para ação. Matilha de deusas reunidas, humanas em cada detalhe único, formamos um útero plural de parceiras, irmãs e amigas.

Somos Janainas!”

Fernanda Magnani – Atriz, Professora de Teatro e Palestrante

You may also like

More in:Agenda

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *