Negócios

Background check traz segurança para o mercado financeiro

Solução ajuda diretamente na identificação de irregularidades

Ter segurança para processos de tomada de decisões, como na contratação de um fornecedor, cliente ou colaborador, é fundamental para evitar riscos ao negócio de uma empresa. Atualmente, existe uma solução no mercado que auxilia no processo de checagem de dados: o background check automatizado. O processo consiste na realização de consultas automatizadas junto aos portais dos órgãos oficiais do governo, ajudando diretamente na identificação de irregularidades.

O CEO da Exato Digital, Leandro Casella, explica que inserir essa solução na rotina das empresas é crucial para ações antifraudes. “Ao verificar a regularidade e a idoneidade de um fornecedor, cliente ou colaborador, é possível mitigar os riscos de fraudes fiscais e financeiras. Além disso, existem regras de compliance do mercado e diretivas do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários que devem ser cumpridas por empresas do ramo financeiro. Dessa forma, uma solução de background check pode auxiliar no cumprimento dessas regras”, detalha o profissional, acrescentando que a prática de verificar informações de um cliente ou parceiro já é popular no exterior, principalmente na América do Norte.

A partir do número de CPF ou CNPJ, a solução verifica como está a situação da pessoa ou empresa que irá se relacionar com sua organização. Leandro relata que a checagem averigua dados na Receita Federal; confirma a existência de processos nos tribunais e a regularidade da inscrição estadual; e realiza o levantamento de pessoas expostas politicamente na Controladoria Geral da União. “Além disso, é possível levantar dados de dívidas ativas junto à União; a presença em listas internacionais (como OFAC, ONU e União Europeia); e obter informações de crédito, certidão negativa de antecedentes criminais, empresas punidas junto à União e também notícias do Google”, complementa o CEO.

Benefícios para diversos tipos de negócios

De maneira ágil e segura, a checagem de dados na operação de empresas (seja via API de integração ou plataforma web) traz diversos benefícios, pois reduz os riscos de prejuízos financeiros, fiscais e jurídicos. Além disso, Leandro destaca que soluções automatizadas podem gerar mais produtividade ao time, seja ele da área de compras, de supply chain, de recrutamento e seleção ou compliance, pois a verificação de informações podem ser feitas em poucos minutos.

O CEO, também, menciona o processo de background check para ajudar os maketplaces. “Verificar o CPF de um cliente antes de realizar o faturamento pode reduzir a possibilidade de fraudes de identidade e financeiras. Ter uma solução integrada à plataforma de compras possibilita que a validação do usuário seja feita em poucos segundos, além de identificar se o CPF informado é real ou não possui óbito”, exemplifica, acrescentando também que na Exato Digital a verificação de informações é realizada em até cinco minutos, de forma simples e ágil.

Para empresas do setor financeiro, a solução também é muito importante, pois essas organizações passam por auditorias que exigem detalhes de informações. As buscas manuais dificultariam o compliance no resultado final. O especialista em segurança da informação, Alessandro Almeida, explica ainda que é necessário ter uma ferramenta ajustada com todos os bureaus exigidos pelo órgão auditor. “Caso contrário, a empresa pode estar correndo dois grandes riscos: o primeiro é de fraudes e vazamento de informações da sua marca; o segundo é o risco de multas aplicadas durante a auditoria, junto à não conformidade em casos de emissão de algum certificado para o seu negócio”, alerta.

You may also like

More in:Negócios

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.